Cactus Moto Clube de Currais Novos recepcionará Rally RN 1500

jeep-cactus1Sonho de muitos pilotos, experimentar o gosto de participar de uma competição que mistura velocidade e resistência será possível durante a 12ª edição do Rally RN 1500, que acontecerá nos dias 30 de abril, 01, 02 e 03 de maio e será válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, além de ser homologada pela Confederações Brasileira de Automobilismo e de Motociclismo – CBA e CBM.

Será uma prova desafiadora para carros, motos e quadriciclos, dividida em quatro etapas. Atravessando o Estado do Rio Grande do Norte, os pilotos terão 544 quilômetros de especiais para percorrer na competição de off-road.

A abertura do evento será no Natal Shopping Center, com a vistoria técnica e administrativa, exames médicos, solenidade de abertura e largada promocional. A primeira etapa será no dia 30 de abril em um percurso de 120 quilômetros entre Natal e Currais Novos.

Na segunda etapa, serão 154 quilômetros até Assú e desta cidade os competidores iniciam a terceira especial, que terá 140 quilômetros. Saindo de Guamaré no último dia de rali, os pilotos terão os últimos 130 quilômetros de especial até retornarem para a capital potiguar. No mesmo dia acontecerá a premiação, no Centro de Convenções de Natal.

Detalhes das especiais do RN 1500

Etapa 1 (quinta-feira, 30/4) – Natal/ Currais Novos

Deslocamento: 130 km

Especial: 120 km

Total do dia: 250 km

 moto-cactusO destino é Currais Novos, tradicional cidade-sede do rali, que recebe a todos com muita festa. Em 2008, a recepção preparada pelo município e pelo Cactus Moto Clube reuniu um público de mais de 4 mil pessoas na praça e a cidade, literalmente, parou para ver o RN 1500.

 Currais Novos fica no Seridó, o famoso “sertão de pedras”, uma área de 12.965 km² que só existe no semi-árido do Rio Grande do Norte e em parte da Paraíba. É um lugar inóspito, desafiador e muito bonito, com formações rochosas impressionantes e serras magníficas, que abriga um importante conjunto de obras da colonização portuguesa e uma das maiores concentrações de sítios arqueológicos do mundo.

Esta 1ª etapa é recheada de estradas de terra batida, piçarras e pedriscos; de muitas subidas, descidas e curvas… A “Especial das Serras” abre os trechos especiais do RN 1500 2009 com 120 quilômetros de muita velocidade cruzando lugares de rara beleza e proporcionando aos participantes conhecer as primeiras dificuldades do sertão.

Etapa 2 (sexta-feira, 01/5) – Currais Novos/ Assú

Deslocamento: 126 km

Especial: 154 km

Total do dia: 280 km

Etapa mais longa do rali, mais de 280 quilômetros de terra cruzando o sertão e as serras do Seridó com destino a cidade Assú, importante pólo petrolífero, agrícola e fruticultor do estado que, pela primeira vez, receberá o Rally RN 1500.

Com 154 quilômetros, a “Especial do Seridó” será muito difícil, disputada no “sertão brabo” banhado por um sol forte, inclemente e sertanejo e com um roteiro de extrema dificuldade – que exigirá muita navegação e preparo físico – repleto de pedras e lajedos, vales, serras, riachos, cercas de pedra e fazendas centenárias.

Etapa 3 (sábado, 02/5) – Assú/ Guamaré

Deslocamento: 85 km

Especial: 140 km

Total do dia: 225 km

A caminho do mar, os pilotos enfrentarão um dia bonito, com grande diversidade de terrenos, cruzando enormes estradas, campos de petróleo e o imenso Alagamar, uma lagoa seca de solo rachado, poeira e até “tempestades de areia”.

A “Especial do Petróleo” terá 140 quilômetros de piçarras, estradinhas e muita areia, inclusive as enormes e temidas “dunas móveis” de Diogo Lopes e Mangue Seco, praticamente desertas, e a praia do Minhoto, numa região onde o sertão encontra o mar.

Guamaré possui 12 quilômetros de praias, um delta, ilhas, rios… São quatro ecossistemas integrados, caatinga, dunas, mangue e mar na região onde mais se produz petróleo em terra no país, além do petróleo no mar e do gás natural.

Etapa 4 (domingo, 03/5) – Guamaré/ Natal

Deslocamento: 100 km

Especial: 130 km

Total do dia: 230 km

Foi escolhida como a etapa mais bonita dentre as disputadas nos ralis brasileiros, onde acontecerá a Especial Costa Branca, com 130 quilômetros de muita areia, disputada praticamente a beira mar no roteiro da Rota das Navegações utilizada pelos europeus a partir do século XV.

No caminho estão lugares históricos, pitorescos e de rara beleza como as salinas de Galinhos, área de maior produção de sal do país, as incríveis dunas de Galos espremidas entre o rio e o mar, a belíssima praia de São Miguel do Gostoso e de Touros, onde o Brasil e o vento, literalmente, fazem a curva!

A chegada será no Centro de Convenções de Natal, localizado à beira mar, na Via Costeira, importante via turística da cidade.

cactus-mazilton1CACTUS MOTO CLUBE RECEPCIONARÁ RALLY RN 1500

Por mais um ano o Cactus Moto Clube, da cidade de Currais Novos, foi escolhido para recepcionar os participantes do Rally RN 1500, na passagem do evento pelo Seridó.

Assim como em anos anteriores, o Cactus MC, com o apoio da Prefeitura de Currais Novos, está preparando uma grande recepção para todos os participantes de uma das maiores competições da categoria do país.

O evento deste ano promete ser um dos mais acirrados. E promete também grandes disputas pelo primeiro lugar entre as motos. O atual campeão do Rally RN 1500, Tiago Fantozzi (KTM Mania), agora morando em Natal e representando o Estado, terá muito trabalho para garantir o bicampeonato da prova este ano.

A “Odisséia Potiguar” será muito disputada e na categoria motos, o experiente Juca Bala já confirmou presença e disse que quer o título. Para completar, o bicampeão do RN 1500 e tricampeão do Rally Internacional dos Sertões, José Hélio Rodrigues, também já está inscrito e pretende recuperar o reinado.

Crédito das fotos: Mazilton Galvão

Uma resposta

  1. Caro Robson, teremos neste Rally um representante do Seridó eu Rogério Medeiros(NAVEGADOR) sou de Acari e juntamente com o piloto Reinaldo Iglesias defendemos o RN em Rallys pelo Pais este ano no final de janeiro fomos campeões do Rally Piocera de Teresina a Fortaleza, uma grande prova nacional como é o RN 1500 estamos nos preparando e dia 30 de abril com certeza estaremos em Currais Novos com a caravana do Rally RN 1500, a todos do Cactus Moto Club um forte abraço e parabéns pelo evento que vcs realizam na cidade, reconhecido nacionalmente como um dos melhores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias