Tratamento de lixo de Santa Cruz poderá seguir padrão da Indonésia

lixo santa cruz

Os especialistas suecos Jessica Magnusson, gerente de Mercado Emergentes e membro do Instituto Técnico de Pesquisa de Borás (Suécia), e Tony Zetterfeldt, Diretor Executivo da BIOGÁS System Nordic AB, chegaram ontem ao Rio Grande do Norte. Hoje, eles foram a Santa Cruz, onde iniciam os estudos de viabilidade técnica para a implantação de uma usina de tratamento de lixo naquele município. Inicialmente, a ideia é fazer com que o equipamento seja utilizado por um consórcio formado pelos 11 municípios da região do Trairi.

Caso a usina de tratamento de lixo venha a ser implantada em Santa Cruz, esta deverá seguir os moldes de equipamento semelhante, já existente na Indonésia. De acordo com a pesquisadora Jessica Magnusson, a realidade santacruzense se assemelha ao que foi encontrado naquele país localizado entre o sudeste asiático e a Austrália e onde já existe um ‘case’ de sucesso nessa área.

Os visitantes suecos tiveram como primeiro compromisso uma visita técnica ao ‘lixão’ de Santa Cruz. A princípio, ficou definido que o modelo de tratamento de lixo mais indicado para Santa Cruz, é o baseado na produção de biogás.

Os especialistas suecos estão no Rio Grande do Norte a convite do deputado estadual Tomba Farias, que há alguns meses visitou, na cidade de Borás, na Suécia, o ‘case’ de sucesso envolvendo a reciclagem de resíduos. Agora pela amanhã, os visitantes participam ainda de uma Audiência Pública realizada no teatro Candinha Bezerra, com a presença de prefeitos e lideranças políticas.

O cenário do “lixão” de Santa Cruz, onde os suecos estiveram na manhã de hoje, não surpreendeu os visitantes, por assemelha-se a realidade existente no Marrocos e nos países do Norte da África. Os especialistas verificaram que as condições locais são favoráveis a realização de um trabalho de reciclagem de resíduos sólidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias