100 anos de Noel Rosa numa pérola do vice-prefeito de Caicó, Gilberto Costa

No meio do caminho de todos nós sempre aparece algo como a nos conduzir para além do que os desejam nossos pais, às vezes avós e/ou parentes próximos.  No meio do caminho de Noel Rosa (imagem 2) aparecera um bandolim e lá se fora o médico sonhado pela família. No meio do caminho de Noel também surgira um violão. Ainda no meio do caminho de Noel houvera a Zona do Mangue, região de prostituição que ficara entre sua residência e o colégio em que estudara. E fora nesse pedaço de chão no meio do caminho, formado por bares e cabarés, por trens do subúrbio, nos braços de muitos amores, entre mendigos e malandros, nas batucadas dos morros, nas ruas de uma cidade de encantos, que Noel vivera intensamente aquilo que ele soubera fazer como poucos: o samba!

E talvez por saber que a vida é local (pode ser na Vila) e momentânea, ou por qualquer outra razão que fora de sua exclusividade e não nos cabe especular, que Noel vivera num estágio de intensa urgência, tendo a bebida e o cigarro como companheiros mais fieis! E foram apenas vinte e seis anos de uma vida preenchida em todos os sentidos, da música à boemia, rodeada de sons e belas letras que influenciaram gerações de compositores da sina da boa querença!

Se pudesse escrever algo sobre o mestre Noel Rosa, começaria com um “Palpite Feliz”: diria que se ele estivesse vivo deixaria a Vila Isabel e se instalaria na Ilha de Santana. Sim, Caicó também é de São Sebastião! E do alto do Serrote da Cruz, aos cem anos de idade, comporia um clássico chamado “Feitiço da Ilha”! Sairia no Bloco do Magão cantando a marchinha A-E-I-O-URSA! O seu escritório seria o Bar de Ferreirinha, onde escolheria Bibica como interlocutor de suas necessidades; como seu ilustre “Confidente de Botequim”!

Pediria a Xexéu para abdicar de sua aposentadoria e formariam a mais despretensiosa e abstrativa parceria do mundo da boemia e mostraria que nada entre os dois seria “A. B. Surdo”! Chamaria Maria Preta para voltar à terra e lhe fazer alguns agrados e a contemplaria com um samba cujo título seria “Rainha de Cabaré”! Na Praça da Matriz, estaria sempre socializando uns goles de cachaça com o missiva, Pituleira, o Gordo Roberto, Tuíla, Bode Véio, Ribaçã, enfim todos os dos tetos de fícus e das tamarindeiras! Vez por outra, quando sentisse necessidade de conversar com Deus, faria uma visita a Tinonô sem antes perguntar: “Com que Roupa”? E todo santo dia, antes de iniciar os trabalhos, passaria na Rua do Peido e comprimentaria o Pinto, seu parceiro de zueira!

E como seu “Último Desejo”, rogararia ao Vice-prefeito da cidade, escrevinhador de sentimentos, que sensibilizasse o Prefeito Bibi a promover uma limpeza no Poço de Santana, para que suas águas voltem a ser límpidas e cristalinas como dantes, possibilitando enxergar melhor sua “Morena Sereia”!

Feliz aniversário, Poeta da Ilha de Santana!

Por Gilberto Costa – Vice-prefeito de Caicó (na foto).

4 respostas

  1. Valeu, poeta!!! É pra isso – e só prá isso – que serve um vice. E poucos têm a coragem e ousadia de cobrar providências do “TITULAR”. O poço de Santana, nos estertores da morte, como um sibilar de serpente faz ecoar nos serrotes circunvizinhos seus últimos gemidos que só encontram ressonância no coração de quem, um dia, teve o privilégio de dar “cangapé” nas suas límpidas águas.

  2. Este vice prefeito de Caicó, só serve para fazer poesia. Ainda bem , serve para alguma coisa.

  3. Como é agradável ler textos escritos por pessoas inteligentes e com sentimentos. Com romantismo e saudosismo. Textos que foram escritos com o coração. Espero que, no seu projeto de vida Gilberto, esteja a compilação de toda sua escrita poética em pelo menos um compêndio com todos seus escritos, para que possamos ter o prazer de passar uns momentos de intensa emoção lendo-os. São por pessoas com este sentimento que me orgulho de ser caicoense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias