Entretanto, ninguém fala que o eleitor comete os mesmos crimes e igualmente tem que ser exemplarmente punido. Quantos eleitores foram presos por vender o seu voto?. Não temos conhecimento. O mais comum, pois, é a venda, que acontece em toda eleição. E o mais grave é que a prática delituosa verifica-se predominantemente entre os que elegem os governantes que é a faixa da população situada nas chamadas classes menos favorecidas.
A Justiça Eleitoral tem feito um bom trabalho visando melhorar esse cenário de degradação das eleições, mas esbarra nas limitações materiais e de pessoalpara realizar uma fiscalização mais efetiva. Em razão disso, a compra e venda de votos continuam e deve perdurar por muito tempo descaracterizando o processo eleitoral que é a essência da democracia.
Por Walter Gomes – Jornal de Hoje
Aqui nesse país toda eleição é comprada. Os políticos compram a mídia (blogs, jornais, rádios e etc), e conseguem enganar o povo com suas artimanhas e mentiras que são disseminadas nesses meios de comunicações.
Aqui na região do Seridó, conta-se nos dedos os donos desses meios que não são pagos por políticos…
Na zona rural são poucos os que não trocam o voto por tijolos, telhas, rolos de arame, material para pesca e até pequena quantia de dinheiro. É lamentavel isso.