Quem sabe de mim, sou eu!

— Robson Pires
26/mar/2008

Açúde de Coremas, PB, também sangrou. O Santo Antonio está faltando 25 cm. O Esguicho de Ouro Branco toma muita água. E o de Santa Luzia sangra com 1 metro de altura


Por Robson Pires, em

acude-de-coremas.jpgO maior reservatório d’água do Estado da Paraíba, o açude Mãe D’água, de Coremas, atingiu sua lâmina de sangria de 2 cm. O reservatório que despeja suas águas para dentro do Rio Piranhas tem capacidade de acumular 1, 3 bilhões de metros cúbicos d’água.

Uma alegria só naquela região da Paraíba.

O açude Esguicho que fica em Ouro Branco está próximo de sangrar. Faltam 70 cm para atingir a lâmina de sangria. O açude de Santa Luzia, PB, tá com uma lâmina de sangria de 1 metros de altura. Sangra para dentro do Esguicho. O Esguicho, por sua vez, quando sangra, joga as águas para o açude Itans. Que para sangrar precisa ainda de 6 m. Seu volume amanheceu hoje com 25 milhões de metros cúbicos d’água. Ou seja, 30% de sua capacidade total.

O Gargalheiras, de Acarí, precisa de quase 4 metros para sangrar. Está com pouco mais de 41% de sua capacidade.

De ontem para hoje choveu bem em todo o Seridó. Muitos açudes pequenos e médios sangraram. Outros arrombaram.

rio-sabugi.jpgPara o açude Santo Antonio, de São João do Sabugí, que tem capacidade para acumular 65 milhões de metros cúbicos d’água, atingir a sua lâmina de sangria, estão faltando apenas 25 cm. O Rio Sabugí continua de “barreira a barreira”. Ele joga as águas para o Santo Antonio. Se continuar assim o açude poderá sangrar nas próximas horas. 

Chuvas de ontem para hoje: Caicó, 52 mm; Florânia, 12,5 mm; São José do Seridó, 40 mm; Ipueira, 38 mm; Jardim de Piranhas, 57 mm; São Fermando, 75 mm; Jucurutu, 2,2 mm; Jardim do Seridó, 12 mm e em Cruzeta, 12,5 mm. Mas teve área de Caicó como o Bairro Recreio onde choveu 110 mm. Choveu também em várias comunidades rurais com precipitações variando entre 20 a 100 mm.

Foto 1: sangria do açude Coremas

Foto 2 : Rio Sabugí


8 Comentários

  1. Jose Medeiros disse:

    Solicito informar em seu blog do qual sou leitor, o volume de agua do Itans, já que tem chovido muito em toda região, acredito que tenha aumentado bastante, desta vez haverá festa em Caico, quando soubermos que o nosso maior reservatorio de agua começar a sangra, estaremo lá se Deus quiser, abraços.

  2. se liga disse:

    Robson, só um detalhe: o Santo Antônio, solta água para o Rio Sabugi (deixando o mesmo perene, quando sangra) e não o contrario como foi mensionado por você!
    Valeu.

  3. Paulo Gilberto Morais dos Santos - João Pessoa (PB) disse:

    A Barragem da Farinha, lá em Patos, também sangrou. É um reservatório importante, tanto por fazer parte do abastecimento humano daquela importante cidade sertaneja, quanto por oferecer uma belíssima paisagem às chácaras do seu entorno, onde, vez por outra, vou bebericar umas brahimnhas da bohemia na companhia de amigos e parentes.

  4. Paulo Gilberto Morais dos Santos - João Pessoa (PB) disse:

    Robson: você conhece muito bem o significado das chuvas de “inverno” para o sertanejo. Esse trabalho informativo que você oferece a nós, ausentes, tem uma importância que não dá para ser medida. Quero me valer da oportunidade para parabenizá-lo pela bela iniciativa. Sou leitor de inúmeros blogs, alguns deles de sertanejos, inclusive de outros estados, nenhum, contudo, consegue reunir a quantidade/qualidade das informações que o seu. Mais uma vez, parabéns.

  5. Rogeriana disse:

    Robson, porqe você não informa se o Itans está tomando agua? Pelo amor de Deus fale sobre o Itans.

  6. angelica alves leandro disse:

    eu sou angelica estou morando em são paulo á um ano sou de coremas e gosto de sabe tudo sobre coremas

  7. aparecida araujo disse:

    PARABÉNS CARA ADORES SABER NOTICIA DE MINHA CIDADE VC É MAIS UMA FONTE DE INFORME PARA NOS Q VIVEMOS DISTANTE DA TERRA QUERIDA

  8. aparecida araujo disse:

    meu nome e´aparecida araujo e hoje moro em mossoro rn mais todos os dias fico sabendo noticia de minha paraiba especialmente de patos a capital do sol

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Sexta, 24 de Novembro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930