Quem sabe de mim, sou eu!

— Robson Pires
24/mar/2008

Açudes Santa Luzia, PB, e Dourados, Currais Novos, estão sangrando


Por Robson Pires, em

Choveu bastante de ontem para hoje na região do Seridó, RN, e no Vale do Sabugí, PB.

blog-de-glaucia-lima.jpgO açude de Santa Luzia, PB, atingiu sua lâmina de sangria nas primeiras horas desta madrugada. Transborda com 2 cm sobre seu sangradouro.  O açude de Santa Luzia sangra para dentro do açude Esguicho, de Ouro Branco, que por sua fez, ao atingir a sua sangria, joga suas águas para o açude Itans de Caicó.

Mas…

 O Itans tomou pouca água. Estava com 21 milhões de metros cúbicos e de acordo com a última leitura tirada da quinta para a sexta feira está hoje com pouco mais de 22 milhões de metros cúbicos o que representa 27% de sua capacidade. Ainda faltam 6,58 m para atingir a lâmina de sangria. A última vez que sangrou foi no ano de 2004.

O açude Dourados, de Currais Novos, está sangrando. A capacidade é de 10 milhões e 300 mil metros cúbicos d’água. Fazia 9 anos que não sangrava.

rio-sabugi.jpgO Santo Antonio, de São João do Sabugí, que tem capacidade para acumular 65 milhões de metros cúbicos d’água recebe muita água. O Rio Sabugí (na foto) que joga suas águas para dentro do Santo Antonio desce com muita água.

Açudes como o Zangarelhas, de Jardim do Seridó, o Gargalheiras, de Acari, o de Cruzeta, Barragem Boqueirão e açude Caldeirão, de Parelhas, Barragem Passagem das Traíras e açude Esguicho, de Ouro Branco, estão recebendo bom volume d’água.

A Barragem Passagem das Traíras recebeu um metro d’água. Mas,  ainda está longe de atingir a sangria.

O Rio Piranhas que despeja suas águas para a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, e que passa em Jardim de Piranhas, está de “barreira a barreira?.

Choveu de ontem para hoje em toda a região do Seridó com precipitações variando de 40 mm até 170 mm. Mas, no sítio salgado, que fica no município de São João do Sabugí, choveu 225 mm.

Em Caicó, mais uma vez, amanheceu chovendo. Até o velho guarda chuva virou acessório obrigatório. Confira nas imagens da manhã.

chuvinha-hoje.jpg guarda-chuva.jpg


3 Comentários

  1. Chico disse:

    Caro amigo Robson!!

    Como havia dito a Vossa Senhoria,as chuvas de Caicó iriam chegar no tempo certo.Estão aí para você ver!!
    Agora, por favor, vê se não fala mais aquelas bobagens.
    Resta agora pedir a Deus para que o nosso Itans tome muita água e possa “sangrar”.
    Um forte abraço!!!

  2. Cidadão Agradecido disse:

    Obrigada meu Deus! Alegria de Nordestino é isso, chuva minha gente!

  3. Chibata preta disse:

    Xerife,

    Eu quero é que chova mais, principalmente nas cabeceiras do rio seridó. Quero ver o rio seridó botando água nos dois braços e o caçote do poço de santana pedindo canoa.kakakakakakakakakakak

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Sexta, 24 de Novembro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930