Quem sabe de mim sou eu!
Robson Pires
10/jul/2009
ás 18:14
Publicado por Robson Pires na categoria

Aniversário da morte de Dinarte Mariz não foi lembrado em Caicó

foto-de-dinarteA data passou praticamente despercebida!

Quase ninguém lembrou. Impressionante!

Mas…

Ontem, quinta feira, dia 9 de julho, foi aniversário da morte do ex-senador Dinarte de Medeiros Mariz. Ele morreu no dia 9 de julho de 1984, portanto, há 25 anos.

Se fosse vivo, no próximo dia 23 de agosto, completaria 106 anos de idade. Dinarte nasceu em 1903. Nenhuma notinha na imprensa. Daquele que foi um respeitado político no Rio Grande do Norte.

Implantou a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Campus de Caicó.

Tive a honra de conhecê-lo.

Foto: Capa do livro “Dinarte Mariz” Vida e Luta de um Potiguar, de Agaciel Maia


17 Comentários

  1. Bembom disse:

    Nada a declarar……..só!

  2. o ki é ki falta mais??????????? disse:

    Em qualquer luta estaremos com Dinarte,o velho amigo do coração do povo!que vai voltar prá governar de nôvo!.que saudades! que Deus lhe abençoe velho amigo senador!

  3. BOCA DE NÍM disse:

    SE FOSSE ANO DE ELEIÇÃO COM CERTEZA LEMBRARIAM!!!

  4. Jonatas Andrade disse:

    Robson, quase todo mundo esqueceu da data mas o velho Senador potiguar vive em cada página do livro do Agaciel Maia e cujo título resume bem esse ilustre biografado: “Dinarte Mariz, vida e luta de um potiguar”. Em 2006 tive a alegria e a emoção de participar do lançamento desse livro na II Bienal de Natal e vi quase mil pessoas prestando ali na fila de autógrafos sua gratidão por Dinarte. Lembro de seus familiares muito emocionados com o livro de Agaciel que, até esta data é a mais completa e profunda biografia que temos sobre essa personalidade maior da política do Rio Grande do Norte, aquele que criou a UFRN e que tanto lutou para minimizar o flagelo das secas na vida de seus conterrâneos. A capa do livro reproduz uma foto em que bem podemos pressentir o espírito de luta que tanto animou Dinarte: ele usava sua palavra em favor de sua terra e fez o Rio Grande do Norte brilhar em todos os ambientes em que esteve, fosse em Natal, Caicó, Currais Novos, Mossoró, Macau, Jardim ou em Brasília, Rio de Janeiro, Nova Iorque ou Roma. Vida longa a essa vida admirável e que as novas gerações possam ter acesso a esse livro, um dos mais brilhantes tributos a uma personalidade de nossa terra. Receba meu abraço Robson.

  5. Carlos Aires disse:

    Estava em Mossoró quando soube da morte de Dinarte e foi um choque. A alvura dos cabelos do velho Senador me trazia a lembrança de antigas campanhas, época em que existiam alas moças, músicas com refrão bonito, repentistas e sanfoneiros e era uma farra participar dos comícios. Há alguns anos estive no Midway e comprei esse livro do Agaciel Maia, li-o todo de uma só sentada. Fiquei muito impressionado com a clareza do texto e a emoção e gratidão do autor jardinense por essa figura do nosso Seridó. No livro decorei uma frase em que Dinarte Mariz dizia que “quem nasce no Seridó do RN já nasce concursado~ e era sua resposta a Magalhães Pinto para expressar quão forte era sua gente, o povo do Seridó, de Caicó, das redondezas. Ele foi o maior porta-voz que nosso pequeno Estado teve no cenário político nacional talvez só equiparado nas letras a Câmara Cascudo e na política a Djalma Maeanhão. Obrigado Xerife por resgatar sua memória e parabéns ao Maia pela excelente biografia. Ficamos lhe devendo essa. Abraços, Carlos

  6. Ivan R. de Araújo disse:

    Viva Dinarte! Depois dele a política perdeu sua graça no rio grande do norte! Era um tempo em que valia o fio do bigode, em que político tinha vergonha na cara e mantinha a palavra empenhada. Hoje é essa geléia geral, o que se fala pela manhã não se confirma logo mais a tarde. Essa capa do livro do agaciel maia parece trazer Dinarte Mariz aos nossos dias pois ele tinha esse entusiasmo dos velhos idealistas. Nosso Estado não sabe guardar e reverenciar a memória de seus benfeitores e aqui entram os Rosado de Mossoró, Djalma Marinho e mesmo o verde Aluízio Alves que tanto maltratou Dinarte mas recebeu o troco. Acho que o João Maia é o herdeiro legítimo do pensamento de Dinarte Mariz… até a cabeleira branca já tem, o jeito sertanejo de falar e o sorriso aberto de quem entende do Rio G. do Norte.

  7. Severino Avelino disse:

    Ô povinho ingrato, deixar passar em branco aniversário de morte do velho senador seridoense. Pois bem se juntar 5 Zé Agripino, 8 Garivaldis, 3 Wilmas e meia dúzia de Iberês e Vivaldos, ainda assim não teremos uma personalidade tão forte e leal quanto Dinarte Mariz. Onde é que compro esse livro do Agarciel Maia sobre DM?? Já me disseram que era o mais completo livro sobre a vida do velho político, só não sabem se tem na Potylivros. Aguardo seu retorno.

  8. MANIÇOBA disse:

    Deixo claro, primeiramente que nunca fui Aluizista. Aliás, sendo eu do querido Seridó de Guerra não poderia deixar de ser Admirador do Saudoso Senador Dinarte de Medeiros Mariz, de tantos e relevantes serviços prestados, não só ao Seridó, como a todo o estado do RN.
    Muito justo o comentário do Sr. Ivan R, de Araujo, acima. Só faço uma ressalva: Assim como Dinarte tem virtudes e qualidades inquestionáveis, o Ex-governardor Aluízio também. Assim como Aluízio tinha pontos fracos, o Velho Guerreiro do Coração do Povo, também tinha.
    Aluízio também trabalhou muito pelo estado. Criou a COSERN, CAERN, lutou pela vinda da Energia de Paulo Afonso pro estado, etcc.
    Este momento é de união…deixemos de lado as rixas do passado.
    Aliás, os dois, Dinarte e Aluízio, como dois grandes Líderes, fizeram as pazes.
    Abraços
    Maniçoba

  9. Prof. Pasquale disse:

    Mais um dinossauro político que participou ativamente da ditatura e de todas as mazelas dela, que nunca foram divulgadas pela imprensa por causa da lei da mordaça. E ainda tem gente que tem saudade daqueles tempos…

  10. Discipulo de Cornetinha disse:

    Realmente esta uma demonstração de ingratidão desmedida. Não houve manifestação alguma da parte de milhares de apadrinhados, que foram beneficiados com cargos públicos pelo maior empregador de todos os tempos do estado do RN!

  11. Macambira disse:

    Viva Dinarte, este sertanejo que que saiu de Serra Negra,para se tornar vitorioso. “O velho amigo do coração do povo”

  12. Damasceno disse:

    Não me surpreende o esquecimento da data reverenciada a Dinarte, o povo caicoense vive apenas do presente, e se ele for festivo.

  13. Aninha disse:

    Dinarte vive na memória do povo porque se fosse depender da memória dos políticos ninguém jamais conseguiria viver depois de morto. Li tb o livro do Agaciel sobre o velho Senador e posso dizer que é um livro maravilhoso, com a historia do senador, seus discursos e suas muitas frases que hoje encantam estudiosos do folclore politico de nossa terra potiguar. Joao Maia tem realmente tracos de Dinarte porque é sincero e tem jeito de matuto escolado. Espero que ele continue mantendo os ideais de Dinarte que eram o de ver o povo do RN com boa qualidade de vida e saúde acessível às pessoas mais pobres e carentes. Ler seu blog me deu saudade de minhas conversas com Titi sobre as lições que seu pai deixou. Também quero saber onde compro o livro dessa linda capa, escrito pelo irmão do deputado platinado. Obrigado.

  14. Pássaro preto disse:

    A imprensa nacional falada e escrita, os intelectuais, sabiam direitinho quem era Dinarte na época da Ditadura. O Xerife sabe também!!!!

  15. Sandra Fortunato disse:

    Êta foto porreta essa que está no livro do nosso conterraneo Agaciel. Só falta falar. Porque vc nao entrevista Agaciel sobre seu biografado?? Fica a sugestão, já que ninguém lembra do Velho pelo menos nós lembramos… fica a sugestÃo Robson.

  16. Sertanejo disse:

    ômi mostre uma obra que Dinarte fez por Serra Negra? Aí eu digo que ele foi bom.

  17. Pedro Celestino disse:

    Só faltava essa… querer que para ser lembrado o Velho tenha que ter feito algo palpável por… Serra Negra do Norte! Ô cabôco, vá presquisar a história pois senão Vargas ou JK seriam pouquissimo lembrados pois pelo que me consta nada fizeram por Serra Negra do Norte. As acoes de Dinarte transcendem os municipios e focam o Estado como um todo ou será que NENHUM filho de Serra Negra do Norte jamais frequentou algum dos muitos cursos superiores da UFRN, uma universidade criada por Dinarte????? Pense mais amplo pra entender política pois a época de… um exovalzinho aqui outro ali… já era e, no meio tempo, vá correndo ler o livro sobre DM que mostra quem realmente foi este benfeitor do RN. Tenho dito.

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Sábado, 21 de Outubro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031