Quem sabe de mim, sou eu!

— Robson Pires
26/nov/2008

Assembléia Legislativa do Estado vai homenagear nesta quarta (26) Monsenhor Walfredo Gurgel


Por Robson Pires, em

A Assembléia Legislativa realiza nesta quarta-feira (26), às 10 horas, sessão solene alusiva ao centenário de nascimento do monsenhor Walfredo Gurgel.

Iniciativa é do deputado José Dias, que foi auxiliar de monsenhor quando ele governou o Rio Grande do Norte.

Monsenhor foi deputado federal, vice-governador, governador e senador.

O vice-governador de monsenhor Walfredo foi Clóvis Motta, pai do deputado Ricardo Motta.

Monsenhor nasceu no dia 2 de dezembro de 1908, na cidade de Caicó. Era Filho de Pedro Gurgel do Amaral e dona Joaquina Dantas Gurgel.

Perdeu o pai aos dez anos. Tempos difíceis, e o menino Walfredo, para ajudar a família, vendia banana. Fez o curso primário no Grupo Escolar Senador Guerra.

Ordenou-se padre no dia 15 de outubro de 1931, na Capela do Pontifício Colégio Pio-Americano, em Roma.

Voltou ao Brasil no dia 14 de agosto de 1932. Foi designado vigário de Acari, Freguesia de Nossa Senhora da Guia e, depois, vigário de Caicó.

No dia 3 de outubro de 1971, foi constatado que Walfredo Gurgel sofria de câncer no pulmão, durante um exame que fez no Instituto de Radiologia de Natal.

Logo a seguir, agravou o seu estado de saúde, falecendo no dia 3 de novembro de 1971, em Natal.

“Foi um grande religioso e um homem público extraordinário?, diz o deputado José Dias.

Foto: Monsenhor Walfredo


9 Comentários

  1. Geraldo Dantas(Nova Descoberta) disse:

    Prezado Robson,

    O jornal mensal encarte CDS,desta semana,publicou na sua página principal frase pronunciada pelo Monsenhor Walfredo,mas a frase de todas elas a mais usada pelo padre foi esquecida.Gostaria de lembrar o que o monsenhor sempre pronunciava em certas ocasiões nos corredores do Ginásio Diocesano:”Paz,Trabalho e Honestidade”.Aquele Sacerdote tinha tudo para chegar ao patamar mais alto da Igreja Católica,como por exemplo,segundo as informações da época vindas de Roma,ele era sondado para assumir grandes Dioceses por este Brasil de meu Deus.Mas devido sua vocação pela política,a convite de JK que na época governava o estado de Minas Gerais e ao mesmo tempo comandava o PSD,foi aí que convidou este grande Caicoense Solidário,Amigo,Professor e Diretor para entrar na política.Sabemos muito bem que o clero antigo do seridó que ainda resta 4 padres da época do Monsenhor que guarda na memória a vida deste respectivo homem.Um abraço Xerife!

  2. Meu caro Robsom,este ciddadao Geraldo Dantas muito me orgulho de ser sua irmã,porque quando alguma coisa me forge da memória o recorro para lembrar alguns informes, essa criatura abençoada por Deus que tira de si para servir aos outros….meu irmão continue assim, Deus de iluminará..

  3. marcondes Gurgel disse:

    Caro Robson, aqui em Jardim de Piranhas na próxima segunda-feira 1º Dezembro, este grande arquiteto religioso,será homenageado com uma sessão especial presidida por Luis Macaco,atendendo proposição do vereador Edmilson Estevam com certeza sub-escrita pelos demais colegas.E esta homenagem, será capa do jornal gazeta jardinense.

  4. Muito oportuna esta homenagem a ser prestada ao Mons. Walfredo Gurgel, especialmente quando vai falar pela família o seu Sobrinho José Daniel Diniz (Zeco). Ontem a Tribuna do Norte trouxe um artigo do Jornalista e Escritor Valério Mesquita, que mesmo sem ter sido aluno ou correligionário do Padre, também soube traçar a fisinomina do mesmo. Hoje o mesmo Jornal traz um artigo de Ticiano Duarte, que retrata a figura de Mons. Eles que não foram alunos de Mons, se falam tammém dele, o que não dirá os seus ex alunos, muitos estudando no Diocesano com Bolsas dadas pelo próprio o Colégio e outros, pagando mensalidades reduzidas como foi o meu caso. No Rio Grande do Norte, jamais terá um político com o caráter e amor em servir como ele.

  5. LALAU(da Caixa) disse:

    Xerife,

    O que diabo é UVA?

  6. Meu caro( LALAU da(Caixa)mesmo me antecipando a resposta do amigo Xerife, a UVA- Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA,está instalada a 8 anos em Caicó,é uma Universidade de alto gabarito e de qualidade reconhecida pela MEC através da portaria n} 821/MEC D.O.U.0l de junho de 1994, a 40 anos ,com sede no Estado do ,aqui no Rio Grande do Norte tem o parceiro e Instututo Brasil de Pesquisa e Ensino Superior, IBRAPES que a mais de 50 cinquentano funciona em Natal,no Rio Grande do Norte fez parceria com a UVA,através de seu presidente,o Ex. Padre Professor Hudson Brandão de Araújo, que instalou em Caicó,esta conceituada instituição de ensino superior-UVA, que já formou mais de 350 educadores em Caicó e seridó,atualmente funciona no Colégio Universitário CUCA,aos sábados,e uma vez por Mês no domingo,qualquer informação mais esclarecida pode procurar a senhorita estelita Dantas- psicopedagoga, que coordena este trabalho aqui em Caicó…Amigo Lalau(caixa) continuo a sua disposição visite-a

  7. O TIMBAUBENSE: disse:

    MONSENHOR WALFREDO GURGEL TINHA O SANGUE DOS BATISTAS E ARAÚJOS DA TIMBAÚBA POIS BEM TALVÉS POR ESTES LAÇOS FAMILIARES FORTES ELE TENHA TIDO A SABEDORIA DE NOS ?DOS DOS ANOS 40 COMPRAR EM RECIFE E TRAZER ATÉ AQUI SÃO SEVERINO M?RTIR NOSSO ETERNO PADROEIRO…MUITO OBRIGADO MONSENHOR WALFREDO TIMBAÚBA DEVE MUITO A SUA MEMÓRIA.

  8. GLEIBER disse:

    Robson,
    a ordenação de Mons. Walfredo foi no dia 25 e não 15.
    Morreu no dia 04 de novembro e não 03.
    E Capela onde foi ordenado: Pio-Latino Americano. O Colégio Pio-Americano era dos Estados Unidos.

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Terça, 21 de Novembro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930