Assembléia Legislativa marcou data para homenagear o caicoense Monsenhor Walfredo Gurgel

A Assembléia Legislativa agendou para 26 deste mês a sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento do ex-deputado, ex-senador e ex-governador Monsenhor Walfredo Gurgel, eleito nos anos 1960 pela força gravitacional de Aluízio Alves. A iniciativa da homenagem é do deputado José Dias (PMDB).

Natural de Caicó, filho do casal Pedro Gurgel do Amaral Oliveira e Joaquina Dantas Gurgel , Walfredo nasceu em 2 de dezembro de 1908. Foi deputado federal em duas legislaturas – 1946/1954. Elegeu-se senador (PSD) na campanha de 1962. Deixou o Senado em 1966 para assumir o governo do Estado. Morreu em 4 de novembro de 1971.

Monsenhor Walfredo Gurgel também foi um grande educador. Foi diretor do Colégio Diocesano Seridoense.

Fonte: Trapo Ferino

Foto: Monsenhor Walfredo de batina e amigos. Do lado direito está Pe. Tércio. Atual diretor do CDS.

4 respostas

  1. Merecida homenagem, Monsenhor Walfredo foi o maior educador do CDS e o politico mais respeitado do Seridó.

  2. Xerife, e quem está à direita do monsenhor, é padre Tércio, o sucessor dele na direção do CDS (antigo Ginásio Diocesano Caicoense), onde naturalmente o Prof. Hieron ensinou desde os anos 40.

  3. Juntamente com o Pe Tércio forma os maiores educadores de Caicó. É uma homenagem meritória. Foi um Governador sério e um político corretissimo. A sua mãe, Joaquina Dantas Gurgel, sempre pronta para pegar os meninos que nasciam na cidade, também prestou muitos serviços a cidade. Aqui vai uma sugestão, porque Zeco Diniz, seu sobrinho não escreve um livro sobre o Padre?

  4. Xerife, muita justa a homenagem ao Mons.Walfredo Gurgel. Como sou do Oeste a lembrança que tenho de Monsenhor foi a chegada do Trem da Esperança em Alexandria quando eu contava apenas quatro anos, mas cheguei tão próxima dele nos braços do meu pai, que pedí a sua benção, um costume daqueles tempos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias

PSB trabalha a proporcional

Enquanto os partidos debatem as formações das chamas majoritárias, o presidente estadual do PSB, deputado federal Rafael Motta, anda buscando candidatos fortes para formar boas

Leia Mais