Bancada do senado está dividida no Rio Grande do Norte

garibaldi-dedo-na-bocaA bancada do Rio Grande do Norte no Senado está dividida com relação à decisão do senador José Sarney (PMDB) de permanecer na presidência da Casa. O correligionário do maranhense, senador Garibaldi Alves Filho acredita que a responsabilidade pela crise que atinge a Casa deve ser dividida com todos os parlamentares e não recair apenas sobre o presidente. Para Garibaldi, que antecedeu Sarney na presidência, o maior desafio agora é superar o clima de instabilidade e recuperar o entendimento entre os senadores. Já os Democratas, José Agripino Maia e Rosalba Ciarlini, são favoráveis ao afastamento do presidente até o fim da apuração de todas as irregularidades e penalidades dos culpados.

José Sarney se encontrou nesta sexta-feira com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva por quase uma hora e meia quando este manifestou apoio ao senador peemedebista para se manter no cargo. Na ocasião, Sarney disse a Lula que não pretendia se licenciar nem renunciar à presidência do Senado. A possibilidade de o senador deixar o cargo começou a ser defendida por alguns partidos, incluindo o DEM que ajudou a eleger Sarney, devido às denúncias de irregularidades como os atos secretos para nomeação de parentes.

A reunião entre Sarney e Lula ocorreu logo depois da bancada do PT no Senado pedir o licenciamento temporário do peemedebista da presidência da Casa. Incomodado com a falta de apoio do PT, Sarney deu um ultimato e ameaçou renunciar. Lula entrou na negociação e avisou ao PT que a renúncia de Sarney provocaria instabilidade política ao país. Com isso, o PT mudou de discurso e agora apóia a permanência do peemedebista no cargo.

Fonte: Jornal de Hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias