Caicó se transforma na terra do Momo

Não é de hoje que Caicó faz carnaval. Mas nos últimos anos, aquela que é a terra de Santana – cuja festa atrai gente de todos os cantos – tem se tornado a terra de Momo. A imponente cidade seridoense disputa, sem sombra de dúvida, o título de maior dos carnavais. Pelo menos é opinião de quem já passou por lá e voltou, inexoravelmente, apaixonado pelo carnaval de Caicó.

 O investimento é pesado e até uma empresa privada foi licitada para a organização do carnaval na Ilha de Santana. São dois estilos de carnaval bem definidos. Antigos carnavais no centro da cidade, com seus bonecos e suas bandas de frevo e carnaval contemporâneo na ilha, com bandas de estilo baiano que fazem a moçada bonita do Seridó e visitantes pularem feito pipoca. 

E para o lado de carnaval o povo de Caicó é agoniado. A festa começa já na quarta-feira, 30 de janeiro. “É uma espécie de ‘esquenta turbinas’. É o teste final para toda a estrutura de som, luz e organização”, explicou Godofredo Fernandes, dono da empresa contratada pela prefeitura para a organização da festa na Ilha de Santana, que vai contar com dois palcos e camarotes para os foliões.

Para Godofredo, o carnaval de Caicó é o maior do RN, haja visto que, segundo ele, blocos de João Pessoa e Recife vem para a cidade, para os quatro dias de festa. “Ano passado a Rede Globo disse que era o terceiro maior do Nordeste”, justificou. Segundo ele, até esta semana que passou mais de cem casas já haviam sido alugadas por gente de fora, a fim de brincar o carnaval.

“É uma estrutura gigantesca. É preciso um planejamento muito caprichado, para dar tudo certo”, disse Fernandes. Durante todo o dia, os blocos de famílias e amigos, tradicionais na cidade, movimentam-se em suas sedes, até que por volta das 16h, sai às ruas um dos mais tradicionais blocos do RN: o Ala Ursa do Poço de Sant’Ana já virou uma atração turística à parte.

O “Bloco do Magão”, como também é conhecido o Ala Ursa, sai arrastando cerca de 15 mil pessoas, com seus bonecos gigantes e seus metais de frevo. Este ano, o desfile sai da Ilha de Santana, roda toda a cidade, e volta para o ponto de partida já de noite, onde as bandas se apresentarão nos palcos. Várias bandas locais e de outros estados já estão convocadas para comandar a folia, que mais uma vez, certamente, deixará meio mundo apaixonado.
Fonte: Tribuna do Norte

6 respostas

  1. ainda bem q eles mentiram um pouco em relação a algumas coisas como
    as bandas d fora q vem a organização deste ano e outras coisas, isso atrai turistas q ajudam cossa economia mas todos sabem q a realidade naum é essa este ano, há muita desorganização naum vai ter bandas consagradas d fora em fim ta longe d ser aquele carnaval do ano passado
    q foi considerado o terceiro do brasil !
    Mas como qm faz a festa é a gente e o magão
    vai compensar o resto o carnaval irá ser
    D + + + + + + + + ³

  2. Sim concordo o ano passado foi o 3* maior do nordeste porque houve uma grande divulgação nas grandes cidades e capitais do nordeste, enquanto este não nem em Natal foi divulgado.

  3. Sem uma gestão de evento perfeita com profissionalismo, publicidade arrojada e incentivo do poder público, além da participação da iniciativa privada, o carnaval de Caicó sobreviverá por pouco tempo.

  4. ROBSON PEÇA PRA MAGÃO E PREFERIURA BOTAR UM TRIO ELETRICO NO PERCURSO POIS O SOM É´PÉSSIMO, NINGUÉM OUVE NADA..O PESSOAL FICA SÓ ANDANDO ..SUGIRA XERIFE ISSO..AUMENTEM O SOM DO MAGÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias