Ceres Caicó promove aprendizagem entre surdos e ouvintes

O Departamento de Educação do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó, implantou nesta semana o projeto de ensino Teletandem Libras/Português: Aprendizagem Colaborativa de Línguas, que inclui o aprendizado de alunos surdos à língua portuguesa.

De acordo com o professor Ronny Diogenes de Menezes, coordenador da ação, o projeto consiste na interação entre alunos falantes da língua portuguesa e participantes surdos. Inicialmente o projeto busca envolver alunos de Libras, Matemática, Geografia, História e Pedagogia, e acontecem por videoconferência com duração de uma hora e ajuda de um mediador. O projeto segue até dezembro e, tem como objetivo, também encontros presenciais.

Na primeira meia hora, o diálogo é em Libras, quando o participante surdo auxilia o ouvinte a aprimorar a sua sinalização. Na segunda meia hora, o diálogo é na modalidade escrita da língua portuguesa, nesse momento o ouvinte auxilia o surdo a escrever melhor em português. Entenda melhor neste vídeo de apresentação.

Ainda segundo Ronny Diogenes, o assunto é escolhido com base nas preferências dos envolvidos como por exemplo, educação, filmes, política ou religião. Ao final da interação, os participantes registram o que aprenderam, para que ao fim do projeto possam se auto avaliar.

Um outro projeto sendo de extensão denominado Teletandem: novas formas de aprender e ensinar libras e português está aberto no Sigaa e busca envolver, também, alunos da UFRN, IFPE e IFPB. “O projeto de extensão será aberto ao público, contudo o número de participantes vai depender de conseguirmos uma quantidade par de ouvintes e surdos”, comenta o professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias