Quem sabe de mim, sou eu!

— Robson Pires
24/mar/2008

Com a sangria do açude Dourado acabou o grave problema de abastecimento de Currais Novos


Por Robson Pires, em

acude-dourado.jpgO açude Dourado, reservatório que abastece o município de Currais Novos, amanheceu sangrando, como costumamos dizer aqui no interior.

Há quase 13 anos o reservatório, que tem capacidade para 10 milhões de m³, não transbordava, chegando a secar no fim do ano passado.

Desde o início da semana passada, a população já dava plantão na parede do açude, aguardando por este momento.

Segundo informações da CAERN, o bombeamento deverá reiniciar já nos próximos dias, pondo fim ao grave problema de abastecimento que o município vem sofrendo desde que o reservatório chegou ao seu estágio ‘morto’, no fim do ano passado.

A expectativa agora é que o Gargalheiras, que recebe as águas do Dourado, através do Rio São Bento, possa receber um volume ainda maior e venha a sangrar até o final do período de chuvas.

Em Currais Novos, a precipitação pluviométrica de janeiro até agora, chegou a 216,5 mm.

Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura de Currais Novos.

Foto: Mazilton Galvão


4 Comentários

  1. João A. Araújo disse:

    RÓBSON, veja q maravilha! Acabamos de saber aqui em SJ, que o açude Sto. Antonio falta apenas 90 cm para atingir a lâmina de sangria….. a expectativa aumenta a cada instante, pois nosso rio está de “barreira à barreira” e agora está muito bonito para chover. Ô FELICIDADE GRANDE!!!!!!!!!!!!!!
    * Torcemos e acreditamos ver o nosso querido ITANS tbm recebendo muita água e sangrando. É O NOSSO DESEJO! Obrigado!

  2. João A. Araújo disse:

    SJ significa: SÃO JOÃO DO SABUGI. Desculpe-me!

  3. Xerife (a você a minha admiração, sempre), o Rio São Bento é o mesmo que recebe os esgotos in natura de Currais Novos. Ou seja, Gargalheira mais uma vez estará recebendo águas sujas. Se algo tivesse sido feito, estaríamos mangando do tempo, bom amigo. Mas… Do jeito que ficou, é sair água podre para a jusante e entrar água com esgoto novamente. Como dizemos por aqui: é como cagar e limpar-se com a merda. Fico estarrecido com o abandono do problema pela classe política. Agradeço o espaço.

  4. Robson; Fiquei muito feliz ao saber que o açude de Currais Novos transborda, mesmo não sendo do municipio mas conheço as dificuldades enfrentadas ali, pois trabalhei no Hospital Padre João Maria mais ou menos 4 anos e naquela cidade tenho amigos e familiares.Mas graças a DEUS o açude Santo Antonio e barragem das carnaúbas da minha querida cidade SÃO JOÃO DO SABUGI, também já receberam um grande volume de água só nos resta agradecer a DEUS e torcer para o homem do campo plantar e ter uma grande colheita.

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Quinta, 23 de Novembro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930