Conanda e Secretaria lançam seleção virtual para o Comitê de Participação de Adolescentes – CPA

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), e a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) lançam no dia 09/11 a seleção virtual de adolescentes que comporão o Comitê de Participação de Adolescentes do Conanda (CPA). Dez dos 47 adolescentes, que participarão em caráter consultivo do Conselho, serão selecionados por meio de um game de participação proposto por uma tecnologia desenvolvida, não só para a seleção virtual, mas também para servir de ferramenta de consulta para uso do Comitê após a sua formação.

Outras duas seleções: estaduais e distrital e por edital de chamamento público para a diversidade também serão formas de concorrer às vagas no Comitê Nacional. A iniciativa tem como objetivo, executar a Resolução nº 191 do Conanda, que dispõe sobre a participação de adolescentes no Conselho Nacional, estimulando o protagonismo e a participação social de adolescentes na política da qual eles são os beneficiários.

Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONSEC, Francisco de Assis Santiago Júnior, “é extremamente importante a participação e protagonismo dos adolescentes na construção da política para a infância e adolescência. Ninguém melhor que os próprios adolescentes para exporem suas opiniões, suas carências e suas perspectivas para o avanço na sociedade”, ressaltou.

A Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza, em conjunto com o Conselho, as ações de execução da Resolução nº 191 que, segundo a Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Berenice Giannella, beneficiará as ações da Secretaria que passa a ter também um grupo formado por adolescentes, para colaborar com a construção das políticas públicas para a criança e o adolescente no Brasil.

A seleção virtual acontecerá em duas etapas:

Etapa 1 – Na primeira etapa, crianças e adolescentes que acessarem:
www.participa.direitosdacrianca.gov.br lançarão propostas dentro do tema “Como seria o mundo se os adolescentes participassem e fossem ouvidos”. Cada voto feito em comentários de outros participantes e votos positivos recebidos em seus próprios comentários rende pontos. Os adolescentes terão, nesta primeira etapa, que acumular pontos de engajamento e participação no aplicativo. Os 40 adolescentes com mais pontos passam para a 2ª etapa da seleção.

Etapa 2 – Na segunda etapa, os participantes terão de criar um vídeo debatendo o mesmo tema da primeira fase e poderão publicar em suas próprias redes sociais (Youtube, Instagram, Facebook). Os 10 adolescentes que tiverem vídeos que com mais likes (votos positivos) serão os eleitos para o CPA, seguido por mais 10 participantes que serão suplentes. Já os outros vinte formarão um grupo de comunicadores que poderão ser convidados para alguns dos eventos e debates realizados pelo Conanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias