Crescimento do Turismo no RN é resultado dos incentivos e investimentos do Governo

turisnmo

Enquanto a crise assola todo o país, o Rio Grande do Norte busca alternativas para o crescimento. E já está obtendo resultados. Graças a investimentos feitos no Turismo, o setor registrou um crescimento, em 2016, de 12% na captação de turistas estrangeiros enquanto todo o Nordeste teve queda de 7,25% e, no Brasil, esse índice cresceu apenas 4%, em relação ao ano de 2015.

Esse foi somente um ponto dos números positivos elencados no final da manhã desta segunda-feira (15), quando o secretário de Estado do Turismo Ruy Gaspar e sua equipe apresentaram, no auditório da governadoria, um balanço dos investimentos aplicados no Turismo pelo Governo do RN, via programa Governo Cidadão.

Esses valores ultrapassam os R$ 60 milhões, totalmente investidos na divulgação do Rio Grande do Norte em feiras nacionais e internacionais, campanhas, material gráfico, eventos, estudos e obras. Foi por meio dessa verba, por exemplo, que o RN participou, com um estande, da feira internacional de turismo TTG Incontri 2015, considerada a principal feira de turismo da Itália. Também com esse investimento, o RN participou, em Portugal, da Feira de Viagens Mundo Abreu e da BTL Lisboa, entre os anos de 2015 e 2017, colaborando para a captação de turistas para o nosso estado.

“É muito gratificante saber que nosso esforço em investir no Turismo, em isentar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o querosene de aviação (QAV) para voos charters foram o gatilho para o incremento no setor. O que atesta que o nosso Governo foi o primeiro a investir, de fato, na cadeia turística. Vamos além da oferta de sol e mar, oferecendo muita cultura aos potiguares e turistas com a revitalização das praças históricas e de patrimônios que fazem a história do RN e Brasil”, disse o governador Robinson Faria.

Ações de Governo incrementam o setor

A solenidade que foi voltada ao trade turístico potiguar e aos agentes do turismo, mostrou ainda que a ação do Governo, ainda em 2015, em conceder a redução de 12% e 9% de imposto do querosene de aviação, nos voos nacionais e internacionais também aqueceu o setor.

“Graças ao governador que acreditou na força do Turismo e a incentivos como esse, tivemos aumento no número de operações das empresas aéreas nacionais e internacionais. Em 2016, foram contabilizados 30.425 turistas estrangeiros e esta procura é também o resultado de um trabalho de divulgação e promoção como não se via há pelo menos 12 anos. O que nos fez conquistar desde voos internacionais partindo direto de Natal, à divulgação dos polos e maior ocupação hoteleira no interior do estado”, ressaltou Ruy Gaspar, agradecendo o empenho de Robinson.

O secretário extraordinário de Gestão de Projetos, Vagner Araújo, esclareceu que além do valor empregado por meio do Banco Mundial, o Governo está investindo ainda, cerca de R$ 30 milhões na revitalização, crescimento e expansão do Turismo potiguar, com verba própria e vinda da União.

“A partir do momento que revitalizamos patrimônios como teatros, museus como Câmara Cascudo, A Rampa, a Fortaleza dos Reis Magos, estamos oferecendo opções para o turista permanecer mais tempo, de maneira a consumir mais, o que aquecerá sobremaneira a economia do estado”, Finalizou Vagner, parabenizando o trabalho de toda equipe da Setur.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias