Quem sabe de mim, sou eu!

— Robson Pires
14/maio/2008

Crime ambiental praticado todos os dias em Caicó


Por Robson Pires, em

Um crime ambiental que ninguém adota providência alguma: A podadura (podação) de árvores em Caicó!

 

É aceito com naturalidade pela Polícia Ambiental, IDEMA, IBAMA o desmatamento urbano que vem sendo feito na cidade.

 

Os podadores de árvores cortam os galhos das plantas e deixam só o tronco.

 

A mando de quem? Afinal, para que serve plantar uma árvore nessa cidade? Para que são feitas as campanhas de arborização?

 

Em colégios e prédios públicos a prática é comum. Na Escola Estadual Joaquim Apolinar, EEJA, deixaram as plantas só no tronco.

 

Olha só o que fizeram com as plantas que davam sombra para as pessoas em frente à Central do Cidadão. Um crime!

 

Chamem a Polícia!!!


17 Comentários

  1. Este é um crime comum em quase todas as cidades do Estado, aqui mesmo em Natal, a COSERN, chega e mete o machado e corta as arvores que foram plantadas e mantidas pelos moradores. Deveriam pelo menos comunicar aos pessoas das casas que plantaram e cuidaram delas. Ficam só o tronco. Tenho muitas saudades, quando da minha adolescência, eu saia da Praça da Matriz onde morava e ia até o Centro pela Av. Seridó, era coberta de arvores, ser ia na sombra dos ficus até ao cruzamento com a Coronel Martiniano. Com a chegada da energia de Paulo Afonso, as arvores foram impiedosamente cortadas. A cidade que já era quente, elevou ainda mais a temperatura.

  2. George Stephenson Batista disse:

    Robson, a competência das podas de árvores é exclusivamente da Prefeitura Municipal, porém muitas vêzes estas mutilações que ocorrem nas plantas é praticado pela Cosern para proteger a rêde elétrica.

  3. Tibério Graco Lins Diniz disse:

    Trata-se de um absurdo, de um ato imperdoável. A culpa é do administrador da cidade, já que esse problema é recorrente, acontece há tempos, conforme informa Sr. Hieronildes. Bastaria ao Prefeito ordenar ao seu Secretário que tivesse cuidado com esse problema. Essa poda que praticamente destrói as àrvores é algo realizado por pessoas totalmente despreparadas para esse trabalho. Numa cidade quente como Caicó… é imprescindível que haja árvores, muitas, e quanto mais frondosas, melhor. A desculpa de que a Cosern precisa podar, por causa da rede de energia, não justifica a poda como vem sendo feita. Há, sim, como podar (sem deixar só o tronco) e manter a rede elétrica em ordem. O problema é mesmo de alguém mandar pessoas competentes para realizar o trabalho de poda. Absurdo isso que vem ocorrendo! Para que ninguém tire conclusões políticas indevidas sobre o que aqui digo, ressalto que, na gestão de Roberto Germano como prefeito, a situação era a mesma.

  4. POR MIM disse:

    Caro Robson, vc chama crime ambiental, mas vc gostaria de estacionar seu carro na sombra desta algaroba para resolver algum problema na central e quando voltar ela ter caido em cima dele, pois bem questão de minuto isto não aconteceu com um usuario da Central, estes algaroba sao muito velho como caiu um a tendencia era q o outro tambem caia, e para prevenir a prefeitura achou por bem corta e depois plata outra arvore.

  5. O verdadeiro disse:

    Cadê a secretaria do meio ambiente? Não está vendo este absurdo pq anda procurando viabilizar a candidatura do marido para vice de BIBI. Só pensam nisso agora, em mais nada, as árvores que cresçam de novo.

  6. Qwerty de Souza disse:

    Xerife, lendo esse comentário do meu ex-colega de CDS, George, vejo que não adiantou nada eu dar cola a ele nas provas, lá nos anos 60, porque ele teima em escrever “vêzes” e “rêde” com acento circunflexo. Este acento dito diferencial foi extinto pela lei 5765 de 18/12/1971. Meu primo George, parece que você é do Sítio Encampinado?

  7. Cristina disse:

    bom se a arvore corre risco de cair, isso é um detalhe, agora eles fazem isso com qualquer arvore aqui em caicó. Sabe o que é isso?? falta de gente que pense e faça o serviço direito, esse povo que tá a frente desses serviços são ignorantes demais.

  8. Paulo Gilberto Morais dos Santos - João Pessoa (PB) disse:

    Gostei da intervenção desse senhor que tem nome de teclado. Nome, não, prenome, né Qwerty? Sinceramente, admiro a pessoa que conhece o nosso idioma. Só não precisava entregar o primo como “colador” passivo (risos).

  9. Nego Véio disse:

    Verdadeiro, tenha fé em Deus! Que política de meio ambiente existem em Caicó?

  10. cici disse:

    Voce como sempre com razão, a poda das árvores deveria ser orientada por uma pessoa especializada. com certeza os funcionários responsáveis pela poda vão ao campo sem orientação, e o que eles fazem com certeza é garantir que a próxima poda “demore”. é lamentável que o trabalho não seja feito com um propósito de fazer o certo. e sim fazer o mais fácil.

  11. Indignada disse:

    Estou de acordo com o Sr.Tibério Graco Lins Diniz comentou.
    Pessoal a proteção pelo o meio ambiente é MUNDIAL. Precisamos ter consciência de tudo isso. Este assunto é DEBATIDO sempre, Estas pessoas que não querem enxergar deve ser da cúpula do LULA que não VÊ nada e nunca sabe de nada!!!!!!! E não querem enxergar estes crimes. Arvores caindo em cima de carros existe solução!!!!!!!!!!!!!!!! O que não é correto por causa de tanta ignorância acabar com as arvores. Vc ja parou e se perguntou como será da qui ha alguns anos se continuar assim.

  12. Gostaria de acrescentar uma pequena informação a Tibério Diniz, os ficus existentes na Praça da Matriz, não foram derrubados na época da destruição dos outros, e a instalação da Rede da Cosern, devido a interferência de Pedro Gurgel Diniz e Francisco Pereira. Mesmo assim foi colocado abaixo um que tinha no canteiro da praça, ao lado direito no sentido Av. Seridó Catedral, tendo fica o toco do mesmo. Esse toco, deu origem a um bloco carnavalesco das meninas da praça e que se denominava de toco. Socorro Diniz era uma das organizadoras do Bloco. Na época, quiseram derrubar a Tamarineira que fica em frente a casa de Mãe Quininha, tendo sido impedido pelos mesmos defensores dos outros ficus. Graças a interferência de Seu Pedro e Francisco Pereira, muitas reuniões de calçadas foram feitas em frente a casa de Seu Pedro e protegidas pelas sombras dos ficus. Aquela época, Caicó era uma cidade bem arborizada e que amenizada o calor do sol escaldante. Hoje são raras as arvores.

  13. Tácito Zaildo de Morais Santos (campina grande pb) disse:

    Caro Robson, com certeza as autoridades “responsáveis” pelo meio ambiente em Caicó devem ter algo mais importante para se preocupar do que com essas podas que vem sendo feitas,ou então devem estar achando nossa Caicó uma cidade de clima agradabilíssimo,principalmente nos meses de setembro a janeiro!!Não sabem elas que: apesar de não conseguir alterar as condições climáticas da nossa região as árvores mesmo algarobas, e algumas não frutíferas contribuem de certa forma para amenizar o calor em Caicó, agora; o que não adianta e não entra na minha cabeça é ver que a cada dia se extirpam mais árvores em Caicó, e como forma de remediar o mal que vem sendo causado plantam-se árvores que demoram um século para crescer e formar sombras, cito isso a exemplo da Cel. Martiniano, acredito que muitas pessoas tenham lembrança de como era e de como é hoje!!!!!E faço mais uma pergunta,o que fazem os biólogos formados de Caicó?? Só ensinam biologia???….Uma lástima!!

  14. Márcio disse:

    BOA TARDE, AO LADO DA CAIXA ECONOMICA ESTA DO MESMO JEITO, E TEVE UM SUJEITO AI QUE DISSE QUE SE NÃO PODAR VAI CAIR, O QUE OCORRE É QUE NÃO SÃO PODADAS E SIM ARRANCADAS, NÃO SEI COMO É QUE PREFEITURA INCNTIVA PLANTAR, SE EU PLANTEI UMA ARVORE NA MINHA CASA, CUIDEI, E QUANDO ELA ESTAVA LA BEM BONITINHA FAZENDO SOMBRA, AI VEM UM FILHO D. P… DA PREFEITURA E “TORA TUDO”!

  15. Joao Rufino disse:

    Ah ja seii…

    o sao joao ta chegando…

    tao cortando para fazer fogueira…

    e crime mesmoo

  16. João Paulo Diniz disse:

    Absurdo é pouco para que andam fazendo com o planeta. Aqui em Natal não é diferente dai de Caicó,árvores são cortadas sem nenhum critério técnico e sem consulta a um órgão competente.E acho que Caicó já deveria ter uma Secretaria especializada em meio ambiente e urbanismo,já deveria ter um Plano Diretor,é Lei Federal.Políticos,está na hora de abrir mais os olhos e enxergar Caicó de modo diferente, uma cidade que muda rapidamente, está crescendo, e infelizmente sem ordenamento. Coitada de nossas crianças.

  17. Pacato Cidadão disse:

    Já existe Lei Municipal prevendo multa de R$ 150,00 para quem podar árvores de forma indevida. Resta saber se algum cidadão entrará com ação popular ou se o Ministério Público irá agir por conta própria.

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Quinta, 23 de Novembro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930