Quem sabe de mim sou eu!
Robson Pires
03/set/2008
ás 07:13
Publicado por Robson Pires na categoria

Culinária do Seridó é tema de Festival de Gastronômia

No inventário das referências culturais do Seridó Potiguar, a culinária da cidade de Caicó está entre os bens mais preciosos. E é justamente essa riqueza cultural, transmitida por muitas gerações, que vai estar em evidência esta semana, de 4 a 7 de setembro, quando o maior município da região seridoense realiza o 1º Festival Gastronômico e Cultural de Caicó.

Promovido pela Lógica Eventos Culturais em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-RN), e patrocínio do Governo do Estado, o Festival de Caicó integra o Roteiro dos Festivais Gastronômicos e Culturais do Rio Grande do Norte, do qual fazem parte ainda o 2º Festival do Camarão de Natal (de 12 a 16 de novembro), além do Festival de Martins, realizado tradicionalmente no mês de julho. O evento conta com parcerias da Universidade Potiguar (UnP), através do seu curso superior de Gastronomia, Senac-RN, Sebrae-RN, e Prefeitura de Caicó.

O festival será realizado no espaço cultural Ilha de Santana, obra recentemente inaugurada cuja proposta é ser um parque temático para grandes espetáculos e eventos. O local vai receber o grande pavilhão de restaurantes, a tenda gastronômica para oficinas e concurso, e ainda coreto e palco para shows musicais.

Estarão no pavilhão gastronômico os restaurantes de Caicó D’Gust, Coisas da Terra, Ponto Certo, O Sertanejo, Galeteria Brilhante, Tenda do Chef Eugênio Cantídio (de Natal), Giovanne e a Cachaçaria Ombak (de Sagi). Entre os bares, estarão O Galileu, Xique-Xique, Nicó e Salçaí. Os quiosques vão oferecer iguarias da terra, como doces caseiros, queijos de coalho e manteiga, e licores regionais. Haverá ainda quiosques da Slup Sorveteria de Caicó, crepes, showcofrutas e trufas.

As oficinas culinárias que acontecem na grande cozinha-tenda do festival terão um sabor ainda mais especial em Caicó. Juntos, chefs experientes – incluindo profissionais de outros Estados -, culinaristas de Caicó, professores e alunos do curso de Gastronomia da UnP e da Escola do Senac-Barreira Roxa, estarão repassando seus ensinamentos e experiências usando a matéria-prima da região. Portanto, pode-se esperar criações saborosas com os queijos do sertão, manteiga da terra, carne-de-sol, macaxeira e até a groselha – muito cultivada na região.

Fonte: Gazeta do Oeste


Nenhum Comentário Até o Momento, Seja o Primeiro a Comentar!

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Terça, 17 de Outubro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031