Deputados discutem ampliação de faixas exclusivas para ciclistas em Natal

deputados_faixas

A Assembleia Legislativa discutiu, na tarde desta quarta-feira (23), a importância e plano de expansão das ciclovias em Natal. Na audiência pública, proposta pelo deputado Kelps Lima (SDD), representantes do Poder Público e ciclistas debateram sobre a necessidade de ampliação de faixas, mas também sobre a conscientização da população. “Nosso maior problema, infelizmente, é cultural. É entender que viver em sociedade é respeitar os espaços e cumprir os próprios deveres enquanto cidadãos”, disse o deputado Kelps Lima.

Tratando sobre as vias já viabilizadas, o secretário adjunto de Mobilidade Urbana de Natal, Walter Pedro da Silva, explicou que o plano de ampliação das ciclovias vem sendo discutido há anos, mas é necessária a atualização constante devido às mudanças no trânsito da cidade decorrente em alterações nos transportes públicos e aumento do fluxo de carros. As faixas semi-exclusivas implantadas na Prudente de Morais, para ele, dependem da consciência da população. “Os estudos mostram que a sinalização e orientação diminuem os riscos de acidentes, e é isso que estamos fazendo, mostrando que há ciclistas e eles têm o direito de estar ali. É obrigação da população respeitar isso”, explicou.

Pensamento semelhante tem o represente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na audiência, o inspetor Fernando Carneiro. Para ele, é preciso que as pessoas zelem pela vida, antes de qualquer coisa. “As pessoas têm que olhar os ciclistas como vidas, vidas insubstituíveis. É isso que temos que levar à sociedade. Não temos que respeitar os veículos, e sim as pessoas que estão neles, seja qual for o veículo”, disse.

O deputado Hermano Morais (PMDB), também presente à audiência, acredita que é necessária a discussão constante entre as prefeituras de Natal e Parnamirim para que desenvolvam um plano conjunto voltado aos ciclistas. “É uma forma de fazer a melhor utilização da Rota do Sol, com mais sinalizçaão, conservação, delimitação dos espaços, para que possamos estimular o uso da bicicleta como meio de transporte”, acredita o deputado.

Para Kelps Lima, que avaliou positivamente a discussão na Assembleia, é preciso que os próprios ciclistas estejam mais engajados na discussão sobre ações voltadas ao desenvolvimento de ciclovias e incentivo ao uso de bicicletas na Região Metropolitana. “Não se pode esperar somente que o Poder Público tente agir. É preciso que a sociedade participe, colabore e faça a sua parte para que tenhamos um trânsito mais seguro e democrático”, finalizou o deputado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias