30/dez/2010

Dilma convida ex-companheiras de prisão para posse


Por Robson Pires, em

Um grupo de 11 antigas militantes de esquerda e ex-companheiras de cela de Dilma Rousseff na ditadura militar está entre os convidados especiais da presidente eleita e acompanhará sua posse no sábado, no Palácio do Planalto.

Juntas com Dilma, elas estiveram presas na década de 70 na Torre das Donzelas, como era chamado o conjunto de celas femininas no alto do Presídio Tiradentes, em São Paulo. Para o local eram levados os presos políticos, depois de passarem por órgãos da repressão como o Dops e o DOI-Codi.

Entre as convidadas, que também estarão no coquetel no Itamaraty, está a economista Maria Lúcia Urban, que, na época, chegou grávida ao presídio e recebeu todos os cuidados de Dilma.

– A Maria Lúcia e a Dilma tinham uma relação muito forte, que se manteve – disse a socióloga Lenira Machado, outra integrante do grupo e responsável pelo convite da posse às outras colegas do Tiradentes.

Maria Lúcia hoje é diretora do Centro de Formação Estatística do Paraná. Lenira trabalha com projetos e programas do Ministério do Turismo.

Dilma ficou presa, foi condenada e passou três anos na cadeia. Antes de seguir para o Tiradentes, foi torturada durante 22 dias seguidos.

A chegada da companheira à Presidência da República é motivo de orgulho para as colegas de militância política, ainda que atuassem em grupos de esquerda distintos e com pensamentos diferentes sobre como enfrentar o regime militar.


6 Comentários

  1. Pedro disse:

    Essas mulheres são verdadeiras heroínas!!!

  2. O JUSTO disse:

    Muito bonito, já começou mal…

    Gente alienada, atenção: Esse povo não foi preso porque queria instaurar uma democracia não!

    Foram presos porque eram terroristas, que queriam vencer o regime através de assaltos, sequestros, roubous e mortes.

    Alguns destes eram financiados por regimes comunistas como CHINA e CUBA.

    O que estes bandidos(as) queriam era tomar o poder e instaurar um comunismo aqui no brasil.

    Áté quando ficaremos louvando bandidos? Acorda meu povo.

    A ditadura militar foi ruim? Pior seria se os comunistas e terroristas tomassem o poder.

    Meu Deus, como vivemos em inversão de valores. Agora vamos ter que aturar a exaltação de terroristas prisioneiros que queriam fazer do Brasil uma grande CUBA.

    Sério mesmo: DEIXEM DE SER BURROS E LEIAM MAIS… SAIAM DA ALIENAÇÃO E PARALISIA MENTAL.

    Essa turma é toda de bandidos!

  3. O JUSTO disse:

    NA CALADA DO ÚLTIMO DIA:

    Hoje Lula aprova o mínimo de R$ 540, abaixo da inflação anual, arrochando 45 milhões de brasileiros, especialmente os aposentados, que dependem deste reajuste e libera o terrorista assassino italiano Cesare Battisti para viver entre nós, com as suas mãos sujas do sangue de quatro inocentes. As duas medidas serão assinadas em silêncio, na última hora. Para isso, Lula não vai reunir a mídia e fazer paródias imbecis no seu discurso. Chegamos, finalmente, ao último dia.

  4. Gaiato Gomes disse:

    Mulheres corajosas e de fibra. Lutaram contra os inimigos do povo me da democracia, usaram as armas e os ideais que estavam ao alcance naqueles tempos difíceis, se o Brasil vivesse uma democracia não teriam que ter sacrificado a juventude para lutar contra seus algozes. Quem as condena ou conhece pouco a história ou estava do lado dos tiranos ditadores, inimigos da democracia. Viva a democracia! Viva o Brasil! Dilma Presidenta de todos brasileiros!

  5. MARCOS disse:

    PARABÉNS PRESIDENTA, NÃO ABANDONOU QUEM ESTAVA AO SEU LADO, NA EPOCA EM QUE PODERIA APENAS TER SE CONFORMADO COM A SUA SITUAÇÃO DE FILHA DA CLASSE MÉDIA ALTA, E JUNTOU-SE A UM GRUPO DE PESSOAS COM O GRANDE IDEAL DA VERDADEIRA DEMOCRACIA, SEM HIPOCRISIA DE TANTOS OUTROS, E LUTARAM PARA QUE O DIA DE HOJE CHEGA-SE PARA TODOS, NÃO SO PARA OS FILHOS DO PODER.

  6. Adriano disse:

    Dilma ficou na luta, já Serra , fugiu pro chile e abandonou todos os amigos.

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Quarta, 26 de Setembro de 2018


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter



Calendário

setembro 2018
D S T Q Q S S
« ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30