Dom Antonio Carlos distribui mensagem sobre a Festa de Santana

dom_cruzQueridos irmãos e irmãs, chegou mais uma festa de Sant´Ana. Esta festa se reveste de um colorido maior, pois estamos celebrando o Jubileu de Brilhante (75 anos) da criação da nossa Diocese de Caicó.

Nosso jubileu começou no dia 25 de novembro passado, quando celebramos 75 anos da sua criação e irá até 26 de julho do próximo ano, quando celebraremos 75 anos da posse do nosso primeiro bispo diocesano, Dom José de Medeiros Delgado.

No próximo dia 28/07, dentro da festa de Sant´Ana, celebraremos 75 anos da instalação canônica da Diocese.  No próximo dia 8/12 a Igreja Católica celebrará 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, um novo Pentecostes na Igreja. É com essa inspiração que refletiremos sobre esse evento durante a nossa novena de Sant´Ana deste ano, a partir dos documentos deste Concílio. Nossa Diocese tinha acabado de celebrar o seu jubileu de prata quando o Vaticano II se encerrava.

Teremos como pregadores os nossos bispos que já trabalharam nesta diocese e outros que estão diretamente vinculados à nossa vida.

Nossa caminhada ao longo desses 75 anos em direção aos braços do Pai, com certeza, é precedida pelo Ressuscitado, movida pelo Espírito e seguida por uma nuvem de testemunhas: a Virgem Maria, Sant´Ana e S. Joaquim, Dom Delgado, Dom Adelino, Dom Manoel Tavares e tantas pessoas que deram a vida pela nossa Diocese. Que eles nos ensinem a rezar, sobretudo com o coração, a oração do nosso jubileu:

Pai Querido, Filho Amado, Espírito Consolador, celebrando os 75 anos da nossa Diocese de Caicó, nosso jubileu de brilhante:

Queremos vos agradecer por tantos homens e mulheres: bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas que deram e continuam dando a sua vida e o seu testemunho para que a Alegria do Evangelho se expanda nessas terras do Seridó.

Queremos vos pedir perdão pelas nossas infidelidades, pelas vezes que não fomos uma Igreja de portas abertas, uma Igreja em saída, sobretudo em direção às periferias geográficas e existenciais.

Queremos vos pedir para que assim como o brilhante é o diamante mais belamente lapidado, que nós, a exemplo da Senhora Sant’Ana, sejamos uma concha que carrega a pérola, que é Maria, apontando para o tesouro do Reino, que é Jesus.

Somos muito gratos porque transformastes as nossas poucas folhagens e poucas sombras em barragens, poços e cisternas de esperança, fazendo-nos passar da dor para a alegria, subindo os nossos serrotes em direção a vós, cristalizando este diamante sob altas pressões e temperaturas da religiosidade e da fé.

Queremos vos pedir para sejamos lapidados pela vossa graça e nossa diocese seja cada vez mais a família dos filhos de Deus, propiciando a cultura do encontro.

Derrama sobre nós a chuva tão desejada do vosso amor para que umedecendo o sertão do nosso coração, faça renascer a caatinga do amor, da fé e da esperança.

Não a nós, Senhor, mas a vós damos a glória pelas bodas de brilhante de nossa querida diocese de Caicó, esta casa fraterna, onde não estamos sós no sertão do Seridó.

Boas festas, boas festas eu te desejo de todo coração!

De peito aberto…

Antonio Carlos Cruz Santos, msc

Bispo Diocesano de Caicó

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias