Quem sabe de mim, sou eu!

— Robson Pires
25/jun/2008

Dom Delson sobre a decisão do Pe. Jocimar: Ou a política ou o sacerdócio


Por Robson Pires, em

O Blog conversou agora a pouco, por telefone, com o Bispo Diocesano de Caicó, Dom Manoel Delson, que está retornando de Natal, onde cumpriu uma agenda de compromissos.

Dom Delson disse ao Blog que já recebeu o comunicado do Padre Alcimar Dantas, pároco de São José do Seridó, que afirmou sua decisão de sair candidato a prefeito de Jardim do Seridó nas eleições municipais deste ano.

O Bispo contou que ficou agendada uma audiência para esta quarta feira, dia 25 de junho, à noite, na residência Episcopal Betefagé, às 19 horas.

Não conversamos ainda sobre o assunto detalhadamente. Apenas o Pe. Jocimar contou do seu desejo em disputar a eleição em Jardim do Seridó. Ele já sabe das conseqüências. Não dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo: política e sacerdócio. Ele terá que se afastar do ministério e irá cuidar da política, finalizou Dom Delson.

É…

O Bispo está apenas ratificando o que anunciou com bastante antecedência. Não vai deixar transformar o altar de igreja em palanque eleitoral. Ou a política ou o sacerdócio.

E ponto final!

Foto: Dom Delson


15 Comentários

  1. Renata disse:

    Parabens Dom Delson. Padre não tem que está envolvido com política e principalmente politicagem. se ele entrar na política será apenas pra servir de marionete na mão de quem está por trás dessa idéia.

  2. Anna Terra disse:

    Parabéns Dom Delson! Acho que padre que se preze, não se envolve em política partidária. É por causa de atitudes como esta do padre-candidato, que a Igreja Católica está tão desacreditada!Para este sacerdote, a fé religiosa foi suplantada pela sedução do poder!!!

  3. Silvan Batista Teixeira disse:

    Boa Tarde XERIFE, apenas pensando pelo lado certo do que tudo deve e pode acontecer, vejo um pouco diferente, a exemplo de Monsenhor Walfredo Gurgel que foi político e com muita honra. O padre tem tempo pra evangelizar, lecionar, dirigir uma escola, porque não dá um expediente em uma pequena prefeitura. Todos (padres) devem ser políticos sociais, porque não ser do executivo se o mesmo tem esse dom.

  4. Bruno Dias disse:

    ===========================================
    Pois é, para um Padre se eleger ele precisa se corromper, pois só se elege quem se corrompe.

    CORROMPER (Apodrecer, estragar-se; adulterar-se; perverter-se, depravar-se).

    Alguém conhece um candidato que se elegeu sem se apoiar em outro político? Com certeza “não”! Pois bem, ao se apoiar em outro político esse candidato está se corrompendo, tendo em vista que o político que lhe apoiou é corrompido, pois todos assim são.

    Mas há a possibilidade dele se eleger e depois que estiver no poder, dá um pé na bunda daqueles corrompidos que o apoiaram. O problema é que ele não se elegerá mais, pois na próxima campanha vão fazer tudo para sujá-lo.
    ===========================================

  5. O POVO TEM DIREITO DE fALAR disse:

    MUITO BEM XERIFE: MONSENHOR WALFREDO GURGEL, PADRE FILHO DE MÃE QUININHA DE CAICÓ-RN, SEDE DA DIOCESE DE CAICÓ, FOI UM DOS MAIORES GOVERNADORES QUE O RN J? TEVE!!! ERA PADRE QUE NEM TIRAVA A BATINA, SER? QUE D. DELSON J? SOUBE DISSO?
    NA NOSSA MESMA DIOCESE TIVEMOS O GRANDE DEPUTADO ESTADUAL PADRE CORTES DE ACARI E CURRAIS NOVOS.

    TIVEMOS O GRANDE POL?TICO PADRE GUERRA…

    E QUANTO AO INESQUEC?VEL MONSENHOR WALFREDO GURGEL QUE ERA UM HOMEM QUE PREGAVA A IGUALDADE SOCIAL COMO D. HELDER CÂMARA… NA CAMPANHA DE MONSENHOR A GOVERNADOR DO RN, AS OPOSIÇÕES DIZIAM NUMA MÚSICA ASSIM:

    “QUEM FOI QUE DISSE,
    QUE DEUS MANDOU.
    HOMEM DE SAIA,
    PRA SER GOVERNADOR (bis, bis)

    POIS É XERIFE, DOM DELSON TEM QUE ESTUDAR AS ESTÓRIAS PASSADAS DOS NOSSOS PADRES QUE OCUPARAM ESPAÇOS POL?TICOS, COMO POR EXEMPLO PADRE NUNES QUE OCUPA CARGOS POL?TICOS DIRETO EM NATAL TANTO DA GOVERNADORA VILMA MAIA , QUANTO DO PREFEITO CARLOS EDUARDO ALVES.

    TEM QUE SER CANDIDATO O JOVEM PADRE JOCIMAR DANTAS.

  6. Carlinhos disse:

    Não dá para entender a posição da igreja. Exige correção por parte dos políticos e não aceita que um sacerdote seja político. Afinal os bons devem ter direito a entrar na política, pois pelo menos teria a chance de tentar mudar os vício da política de hoje. Com a palavra o sr. bispo…

  7. O Poeta da Vila disse:

    Parabéns a Silvan Batista (será um dos gêmeos de Biririu?) pelo tirocínio.
    o Padre Jocimar pode muito bem continuar servindo à comunidade como Prefeito. E pode e deve continuar celebrando, não vejo nada demais. Aliás, sendo ele um bom adminsitrar vai até engrandecer o nome da Igreja.
    Eu até entendo a preocupação da Igreja de possível desgaste da imagem do Padre, o que poderia respingar na Igreja. Isso não vai acontecer, fique calmo D. Delson.
    O Senhor, como Bispo e Homem de Deus, desensolve um excelente trabalho socio-religioso na nossa Diocesse; pois continue assim e reze a Deus para que o Padre Jocimar seja um bom prefeito.
    Concordo com Carlinhos, devemos procurar oxigenar a nossa política, elegendo pessoas de bom caráter.
    SUCESSO, Pe Jocimar,
    Queremos vê-lo brilhar. (Ih, rimou!)

  8. XUXUXUXAXAXA disse:

    Acho o Bispo muito certo, como também o padre Josimar, pois ele tem o seu direito de ser um politico.Ele tem seu direito. Então acho que deve se afastar de igreja, pois padre e médico não combina com política.Vá em frente Josimar vou torcer por você.

  9. Tamos de Olho disse:

    Esse bispo baiano tem que conhecer o Seridó e ver que padres sempre adentraram a nossa história política, desde o Padre Brito Guerra, passando por Mons. Walfredo Gurgel, Pe. José Dantas Cortez, etc. O X da questão não é misturar igreja com política, mas sim entrar nela sem se deixar corromper.

  10. GG disse:

    Amigo Xerife,sabemos que no decorrer da nossa história do RN,Padres brilhantes foram políticos e não se corromperam,Como exemplo temos o Monsenhor Walfredo Gurgel(grande Orador) ,Diretor,Professor,Deputado federal,Vice-governador,Senador e Governador do RN.O mesmo deixou a vida pública de mãos limpas,mesmo exercendo a política,celebrava diariamente missas,batizados e casamentos na Igreja de São Pedro em Natal.Foi Monsenhor enquanto Governador,celebrante da missa no funeral do EX-Presidente Castelo Branco no RJ.Naquela ocasião engrandeceu o RN e a Igreja Católica,lembro-me ainda quando jovem no período da Festa de Santana de Caicó,o Governador Monsenhor,passava os últimos dias da Festa em caicó onde o mesmo celebrana missa as 6:30 da manhã na capela do Santa Teresinha,Sou a favor de Padre entrar na vida pública já que nos representam perante Deus porque não representam os interesses do povo???E que todos sigam a mesma trilha brilhante do Monsenhor Walfredo Gurgel.

  11. Bira Viegas disse:

    Caro Robson Pires.
    Por falar no grande monsenhor Walfredo Gurgel -caicoense da gema- que se vivo fosse estaria comemorando no próximo dia 02 de dezembro, 100 anos de vida, “cadê” as devidas homenagens já prestadas por parte dos poderes publicos tanta da esfera estadual e principalmente, da esfera municipal, pelo transcurso de tão significativa data?
    Até o presente momento, nada.
    Eita… bocado de hereges!!!
    Vão queimar pretinho nas profundas do inferno por tamanho descaso e injustiça contra tão importante ser humano, sacerdote, educador e político.
    Um abraço,
    Bira Viegas
    http://www.biraviegas.blogspot.com

  12. Maria Teresa disse:

    Hehehe parece-me que fui censurada!!! Xerife pensava que vc fosse realmete defensor da sensura livre?

  13. A AUTORIDADE disse:

    Congratulações Dom Delson pela sábia decisão, obviamente que foi inspirada pelo Espírito Santo.

    O Padre terá que escolher, apenas isso!!

  14. Francisco Brito disse:

    Com todo respeito a Vossa Excelência Reverendíssima, sabemos que esta sua posição não é própria, e sim, uma orientação da CNBB. Exaltamos Vossa importante missão, no entanto, rendo meus sinceros parabéns ao Padre Alcimar Dantas por sua decisão que, não tenho dúvidas, foi muito pensada, refletida e, talvez até dolorida, no entanto, provavelmente entendeu que Deus lhe reservou, também, um importante papel na vida política partidária quão a do seu sacerdócio, que Deus abençoe sua opção e ilumine suas decisões.

  15. Rocas Quintas disse:

    Valeu, Bira Viegas, o Monsenhor Walfredo Gurgel merece e toda Caico, certamente, orgulha-se de tão grande e ilustre filho.
    Ah, se nossos políticos se espelhassem um pouqinho só, no Monsenhor.
    Monsenhor Walfredo engrandeceu a Política.

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Segunda, 20 de Novembro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930