Eclosão recorde de ovos

eclosão

A Estação Experimental Mundo Novo, em Caicó, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), vai registrar nesta quarta-feira, 7, uma eclosão recorde de ovos do Projeto Ave Caipira. O pesquisador Newton Auto de Souza, que coordena o projeto, revela que nos quatro aviários e no incubatório a capacidade total instalada será de 33 mil aves/mês.

A produção semanal ficava em torno de quatro mil pintos, mas depois da produção recorde prevista para quarta-feira, esse número deverá subir para seis mil aves, em média. Essa evolução só foi possível com a chegada de novas matrizes, número que agora gira em torno de 1900 unidades das raças pescoço pelado e tricolor, adquiridas de uma empresa com tecnologia francesa. A unidade de pesquisa, segundo Newton de Souza, tem foco na produção de ovos e carne, buscando sempre aumentar o rendimento.

A EMPARN está há mais de 20 anos produzindo pintos caipiras em seu incubatório em Caicó. Durante esse período, vários investimentos já foram efetuados na estrutura física do núcleo de produção. A empresa de pesquisa direciona os recursos repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para o incremento desse projeto. Ainda serão feitos investimentos na logística do transporte de pintos, abatedouro, divulgação da atividade, biossegurança, aquisição de novos lotes de matrizes e ração, por exemplo.

O processo de incubação, acompanhado por pesquisadores e técnicos da EMPARN especialistas em produção animal, possibilita aumentar a produtividade e os controles sanitários. As linhagens produzidas pela empresa são de dupla aptidão, ou seja, indicadas para produção de ovos e carne. Durante todo o ano, os pedidos são atendidos na Estação Experimental de Caicó e, em outras estações, como a da sede da empresa, no Jiqui, em Parnamirim. Os pintos são entregues semanalmente, sempre às quintas-feiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias