Quem sabe de mim, sou eu!

— Robson Pires
25/dez/2010

Efeito Tiririca: projetos tentam mudar regras sobre candidatos analfabetos


Por Robson Pires, em

A eleição de Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o palhaço Tiririca, deputado federal mais votado neste ano, com mais de 1,3 milhão de votos, levantou uma polêmica que deverá ser discutida nos próximos dois anos, ao fim dos quais os brasileiros voltarão às urnas para eleger os novos representantes municipais:

Os analfabetos têm direito de se candidatar? Dois projetos de lei divergentes tramitam no Senado e na Câmara dos Deputados. A proposta mais antiga, do deputado federal Manoel Júnior (PSB/PB), proíbe o analfabeto funcional – que tem menos de quatro anos de estudos – de disputar eleições. Na contramão, o projeto do senador Magno Malta (PR-ES), inspirado no caso Tiririca, prevê a elegibilidade para os analfabetos.


4 Comentários

  1. MARCOS disse:

    ESTA MAIS DO QUE PROVADO QUE NAO E O ESTUDO QUE QUALIFICA O HOMEM, O CIDADAO, E SIM O CARATER. PRECISAMOS E TER RESPONSABILIDADE COM OS CHAMADOS VOTOS DE PROTESTO, PARA NÃO ESTARMOS SENDO OS VERDADEIROS PALHAÇOS NA HORA DO VOTO. NAO VOTAR EM CANDIDATOS QUE ASSUMEM NA IMPRENSSA LOCAL QUE SE O DEPUTADO FULANO OU O DEPUTADO SICLANO MANDAR VOTAR OU NAO EM TAL MATERIA, O VEREADOR LIGADO A ESSE POLITICO COM CERTESA VOTARIA OU NAO,INDEPENDENTE DA MATERIA OU DO POVO QUE O ELEGEU COMO REPRESDENTANTE E LEGISLADOR.ISSO E QUE TEM QUE SER ENTENDIDO PELO ELEITOR.

  2. : FELA disse:

    É MÁ FÉ…

    Estampa-se a má fé! Como pode alguém querer fazer leis se nem se quer sabe ler e escrever?

  3. Fatima Santos disse:

    O resultado bem sucedido do Tiririca no ingresso na política, é fruto de uma questão existente no Brasil, em que o povo não sabe mais quem presta ou quem é canalha dentro do Congresso Nacional. Não só o analfabeto votou no Tiririca, São Paulo é um Estado de gente bem mais esclarecida que o interiorzão do Brasil, entende-se que pelo montante de votos nele depositado, deve ter recebido muitos voto de protestos, o que lhe beneficiou, é lógico. Mas, se a coisa por lá no Congresso já funciona do jeito que vemos, imaginem se liberar geral para se eleger qualquer analfabeto.
    Eta!!!! Brasil vei!!!! Acabou-se….

  4. Roberto disse:

    Engana-se quem pensa que o problema da política brasileira está nos analfabetos , o problema está nos sabidos demais! guardando as devidas proporções , muito se criticou se Lula seria um bom presidente pois não tinha estudo , veio da margem popular, não sabia falar outra lingua…e ao final de oito anos de governo não só elegeu a sua candidata como terminou com uma aprovação recorde; enquanto muito se fala em Tiririca , o Maluf recebe inocentado , não tive oportunidade de votar em Tiririca , mas se me botam para escolher entre um palhaço e um ladrão , não tenho dúvida e voto no palhaço , melhor rí das coisas que ele possa vir a fazer do que chorar das que os corruptos à muito vem fazendo!

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Segunda, 25 de Junho de 2018


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter



Calendário

junho 2018
D S T Q Q S S
« maio    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930