El Niño atrapalhou a ocorrência de chuvas em praticamente todo o RN

Maio é climatologicamente o último mês do período chuvoso para a região semiárida do Estado. Normalmente, dependendo das condições oceânicas/atmosféricas, a Zona de Convergência Intertropical começa a se deslocar para o Hemisfério Norte, diminuindo as instabilidades atmosféricas sobre a região. Nesse mês, também é comum a ocorrência de chuvas no setor leste do Nordeste, devido às instabilidades de origem oceânica.

No entanto, as análises atmosféricas e o monitoramento pluviométrico mostram que a presença do fenômeno El Niño tem atrapalhado a ocorrência de chuvas em praticamente todo o Estado durante essa primeira quinzena. Na análise dos desvios percentuais foi observada a predominância de desvios negativos superiores a -50%, significando que em grande parte do Estado choveu menos do que a metade da climatologia. Somente em algumas áreas isoladas é que os desvios percentuais ficaram próximos de zero.

Uma resposta

  1. A previsão para o próximo ano é de maia el nino.. é bom os governantes apressarem o que tiver de ser feito, se nao a coisa vai ficar feia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

Upanema (RN) no shopping

Carro do Programa Saúde da Família da prefeitura de Upanema no estacionamento de um Shopping de luxo em Natal na semana passada. Passeando ou a

Leia Mais