Quem sabe de mim, sou eu!

— Robson Pires
23/mar/2009

Em decisão polêmica, Bispo seridoense pune padre por desvios de funções


Por Robson Pires, em

dom-lucena-hoje-um1O bispo da Diocese de Guarabira, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena (na foto), esclareceu na tarde de hoje que a punição aplicada ao padre Nilson Nunes, da Paróquia de Cacimba de Dentro, no Brejo da Paraíba, não tem abrangência mundial, como a imprensa está noticiando. Segundo ele, o sacerdote não pode exercer o ministério sacerdotal em qualquer parte do Brasil.

Dom Lucena afirmou que não há possibilidade de reconsiderar a punição aplicada ao Padre Nilson, alegando que ele desviou-se das suas funções sacerdotais ao assumir a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Governo do Estado. “Enquanto estiver secretário ele não exercerá o seu ministério sacerdotal”, afirmou.

O bispo explicou que outros sacerdotes da Igreja Católica exercem funções alheias ao seu ofício na Igreja porque, no passado, foram feitas concessões, como a Luiz Couto, Frei Anastácio, Frei Marcelino, Padre Levy. A rigor, portanto, a Igreja não permite que um sacerdote assuma qualquer outra função a não ser a que a ele foi destinada pela Igreja.

Explicou o bispo: “O padre se ordena e recebe a sua missão evangélica, celebrando, tomando conta de uma comunidade”. Qualquer atividade fora do que lhe é atribuido pela Igreja configura-se desfio de função sacerdotal, o que não é permitido pela igreja.

Dom Lucena tornou-se bispo no ano passado após atuar como padre, na região Seridó e ter sido administrador diocesano em Caicó, com a transferência de Dom Jaime Rocha para Campina Grande.
Fonte: DN online


5 Comentários

  1. lucas disse:

    Que bom,se DOM LUCENA fosse nosso bispo. Em JARDIM DO SERIDÓ o problema é maior. PADRE x POLÍTICA.

  2. lucas disse:

    DOM LUCENA,nosso orgulho.

  3. MARIA disse:

    Se DOM LUCENA fosse nosso bispo, não concordaria com a atitude tomada pelo padre-prefeito de JARDIM DO SERIDÓ.

  4. carla disse:

    esse padre de jardim só faz besteira, melhor que ele volte para a igreja

  5. André Bezerra disse:

    SAUDAÇÕES CARO ROBSON

    SOU SERRANEGRENSE, E INUMERAS VEZES TENHO PARTICIPADO DE CELEBRAÇÕES NA DIOCESE DE GUARABIRA-PB, INCLUSIVE ALGUMAS NA PARÓQUIA DO PE. NILSON. ANTES GOSTARIA DE FAZER UM ESCLARECIMENTO: O PE. NILSON ( MEU AMIGO PARTICULAR ) É PÁROCO SEDIADO EM ARARUNA-PB, QUE COINCIDENTEMENTE TEM COMO PREFEITA A SRA. WILMA MARANHÃO, IRMÃ DO ENTÃO GOVERNADOR DA PARAÍBA “ZÉ”. O PADRE POSSUIA UM TRABALHO PAROQUIAL DE MUITO ZELO POR SUA COMUNIDADE E DE MUITA LABUTA. MAS NÃO DEIXO DE DISCORDAR EM HIPOTESE ALGUMA A DECISÃO DE DOM LUCENA, POIS ARARUNA É UMA CIDADE DE FORTES DISPUTAS POLÍTICAS E O FATO DO VIGÁRIO LOCAL TOMAR UM PARTIDO, AGREGA TAMBÉM A IMAGEM DA IGREJA E COMUNIDADE CATÓLICA. SE O PADRE CUMPRE O CELIBATO, POR ENTENDER O VATICANO QUE O MESMO NÃO CUMPRIRIA A TAREFA SACERDOTAL AGREGADO A ESPOSA E FILHOS, TAMBÉM NÃO CUMPRIRIA O SACERDOTE QUE ASSUMISSE TAREFAS ORIUNDAS DE UMA SECRETARIA ESTADUAL. ENTRE O PADRE MEU AMIGO E O BISPO MEU CONTERRANEO… ESCOLHO A DECISÃO DO BISPO !
    DETALHE = ARARUNA-PB TAMBÉM É A CIDADE NATAL DO GOVERNADOR DA PARAÍBA, ZÉ MARANHÃO

    ABRAÇOS ROBSON E BOA SORTE EM INFORMAR O PUBLICO SERIDOENSE

    ANDRÉ BEZERRA

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Sexta, 22 de Junho de 2018


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter



Calendário

junho 2018
D S T Q Q S S
« maio    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930