Emparn prevê chuva acima da média neste final de semana para o Seridó e bom período chuvoso até o mês de maio

Se depender das previsões da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN, o final de semana vai ser de muita chuva na região do Seridó. Em alguns municípios, como Jucurutu, São Fernando e Jardim de Piranhas, as chuvas podem ser acima da média, se repetindo fenômenos como aconteceu em outubro, quando em Jardim do Seridó foi registrada chuva acumulada de mais de 150 milímetros. A previsão é de Gilmar Bristot (na foto), meteorologista da Emparn, em entrevista à Rádio Caicó AM, nesta manhã de sexta-feira (10).

Qual a previsão do tempo da Emparn para este final de semana?

Gilmar Bristot – Nós estamos com previsão de pancada de chuvas em todo o Estado para este final de semana. A presença de uma frente fria associada com a circulação em alto nível de umidade oceânica e o vento ajudando, está trazendo esta instabilidade que poderão terminar com chuvas, e em algumas áreas até serem um pouquinho forte, dependendo da região e das condições meteorológicas. Nós acreditamos que neste final de semana tenhamos boas chuvas, principalmente na região do Seridó.

Isso representa a chegada do inverno ou ainda é cedo pra falar sobre isso?

Ainda é cedo pra falar sobre a chegada do inverno, até porque os sistemas meteorológicos que fazem chover, que é a Zona de Convergência, ainda não estão associados a essas chuvas. Essas são nebulosidades advindas da frente fria que está atuando sobre a região Norte, o Estado da Bahia e o Sul do Piauí. Isso já é um bom sinal para que dezembro, janeiro e fevereiro, tenham boas chuvas no Seridó. E para o período chuvoso de 2011 nós já estamos observando a presença do fenômeno “Lã Nina”, isso é uma boa noticia para o sertanejo, porque com esse fenômeno é associado um período chuvoso com chuvas de normal a acima do normal. Nós teremos nos próximos dias 16 e 17 em João Pessoa (PB), a primeira reunião que indicará o primeiro prognostico pra chuva em 2011.

Esse Lã Nina associado ao inverno quer dizer que poderemos ter um prolongamento do período chuvoso na região?

Eu não diria prolongamento, mas um bom período chuvoso, com boas chuvas em janeiro, fevereiro, março, abril e maio. Chuvas acima do normal, e que poderiam causar alguns transtornos em algumas áreas como Vale do Açu e Chapada do Apodi.

O céu fechou em Caicó nesta manhã de sexta-feira. Poderemos ter fortes chuvas neste final de semana?

Em alguns setores da região do Seridó, teremos sim. Principalmente nas áreas mais próximas do Rio Piranhas (Jardim de Piranhas, São Fernando e Jucurutu), e no pé da Serra de Santana nós podemos ter pancadas de chuvas mais fortes. Porque está muito quente, tem muita umidade e instabilidade. Então podemos ter em algumas áreas, situações como aconteceu em outubro, onde tivemos em Jardim do Seridó, chuvas acumuladas superando os 150 milímetros. Nós olhamos as imagens de satélite e os modelos de previsão e eles colocam muitas instabilidades aqui pro Nordeste, desde Salvador, subindo para o interior da Paraíba e chegando até o interior do Ceará, pegando o interior do Rio Grande do Norte.

Quais são os cuidados que o homem do campo precisa ter com o inicio dessas chuvas?

Se quiser plantar agora, é bom escolher uma área próxima de um vazante, porque não tem garantia de que as chuvas vão cair regularmente, durante dezembro, janeiro e fevereiro. Então, essa seria uma condição de armazenamento de água boa e dar condições de vida pra planta. Não dá pra também fazer grandes plantios, porque não dá pra garantir estas chuvas nestes meses. Agora, pra fevereiro, março, abril e maio, nós teremos uma previsão de bom inverno. Mas nós daremos uma futura orientação juntamente com a secretaria de agricultura, pra que se aproveita melhor as condições de 2011 para a produção agrícola, já que em 2010 tivemos uma perda bem significativa, ultrapassando os 80%.

Blog de Marcos Dantas

Uma resposta

  1. Robson,

    Já pensou o carnaval com um clima bem agradável ae na cidade…

    Estaremos ae novamente, mas com o triplo de pessoas desse ano!

    Bjus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

Aí tá certo!

Em Maceió (AL), a prefeitura continua inovando. Agora criou postos de vacinação 24 horas que, a partir das 16h deste sábado (10) vão vacinar pessoas

Leia Mais