Encontro discutirá Turismo e Cultura do litoral sul nesta quarta (27)

Nesta quarta-feira (27), Dia Mundial do Turismo, a Prefeitura de Parnamirim vai realizar o 2º Encontro Nacional de Turismo e Cultura do Litoral Sul, a partir das 08h30, no Hotel Village do Sol, em Pirangi do Norte.

Trazendo como tema o “Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, o evento pretende fortalecer a discussão entre todos os representantes da cadeia produtiva de Turismo e da Cultura, sobre as potencialidades e políticas voltadas para o setor na região, por meio das diretrizes do Ministério do Turismo para o Polo Costa das Dunas.

“Pretendemos estruturar, qualificar e diversificar nossa oferta turística, elevando o potencial que temos em nosso município”, disse o prefeito Rosano Taveira. Parnamirim foi elevada à categoria C dentro do programa federal de regionalização do turismo, passando a atender as condições para receber investimentos do governo federal e fomentar atividades turísticas no estado.

Esse novo mapeamento turístico da regionalização do turismo e a nova categorização dos municípios do Rio Grande do Norte será apresentado durante a realização do 2º Encontro Nacional de Turismo e Cultura do Litoral Sul .

Nesta nova categorização, o município de Parnamirim integra, junto a 17 municípios, o polo Costa das Dunas, nome turístico dado à região leste do estado que baseia seu turismo nas atividades de sol e praia, envolvendo a rota das dunas, falésias, lagoas e maior cajueiro do mundo.

Atualmente, a Barreira do Inferno recebe uma média de cem mil visitantes anualmente. Já o maior cajueiro do mundo recebe aproximadamente 2,3 milhões de visitantes/ano. Números altos, que pedem um diagnóstico mais preciso para classificação do movimento de turistas, classificando-os por faixa etária e classe social, por exemplo, para o fomento de um melhor atendimento.

Aproveitando essa necessidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC irá apresentar no evento, um case de sucesso da Alemanha sobre como criar um diagnóstico da cadeia produtiva para fomentar atividades turísticas.

“Parnamirim foi escolhida pelo SENAC para a implantação deste modelo de diagnóstico, o que irá valorizar sua potencialidade turística. Iremos aproveitar para anunciar a criação de uma segunda rota turística, envolvendo o maior cajueiro do mundo e as lagoas do Polo Costa das Dunas”, disse Paulo Lopes, assessor especial da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer – SETEL.

A Prefeitura de Parnamirim, com o apoio do seu Grupo de Ciência e Tecnologia – GCTI também planeja a criação de uma plataforma virtual de georreferência turística de Parnamirim. “O aplicativo para smartphones irá indicar rotas gastronômicas e de hotelaria, oferecendo facilidade para comparar preços e serviços do setor”, disse o assessor de turismo da SETEL, Paulo Lopes.

PROGRAMAÇÃO

08h00 – Apresentação cultural com grupo de Xaxado da Fundação Parnamirim de Cultura – FUNPAC.

08h30 – abertura com o Prefeito Rosano Taveira

09h00 – Apresentação do plano de marketing para a região sul do Polo Costa das Dunas – Representante do setor privado – ABIH – Fecomércio.

09h15 – Fala do Superintendente do Banco do Nordeste – BNB /RN, sobre as linhas de financiamento para o setor de turismo, Fabrízio Feitosa.

09h45 – Apresentação do CASE de sucesso de diagnóstico do turismo na Alemanha – pelo SENAC.

10h15 – Apresentação do “Plataforma Geo Parnamirim”, como ferramenta de gestão de Turismo – Secretário de Tecnologia de Parnamirim.

10h45 – Programa Municipal de Cultura – presidente da Fundação Parnamirim de Cultura, Dario Medeiros.

11h15 – Apresentação dos mecanismos de implantação da “Rota turística do maior cajueiro e das lagoas” – SEBRAE/RN

12h30 – Encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

A incompatibilidade da Rosa

A senadora e candidata ao governo do Estado Rosalba Ciarlini (DEM) foi protagonistas das manchetes de blogs, sites e jornais durante esta semana. Para alguns

Leia Mais