Quem sabe de mim sou eu!
Robson Pires
07/jan/2009
ás 10:31
Publicado por Robson Pires na categoria

Folião propõe debate sobre o carnaval de Caicó 2009 e troca de idéias

Caro Róbson,

Certo dia disse ao prefeito Bibi Costa que o carnaval de Caicó tinha tomado uma dimensão que não havia mais espaço para improvisação e que o mesmo deveria ser tratado com visão empresarial; trazendo recursos para o comércio local e conseqüentemente para o município. O prefeito achou interessante, mas creio que ainda não teve a oportunidade de implantar medidas que viessem a contemplar a aludida proposta. Pois bem, diante da iminência do carnaval, aproveito a oportunidade para enviar a você, as seguintes idéias que contemplam minha visão sobre o evento. Assim é possível debater o assunto e tornar público. Mas, trata-se apenas de uma contribuição de um cidadão caicoense que gosta do carnaval da cidade, pois não desejo fazer nenhuma ingerência na organização do evento. 

Proposta principal:

Sugiro a formação de uma comissão de organização do carnaval de Caicó, composta de representantes da Prefeitura, Governo do Estado, comércio, sociedade caicoense, imprensa, e principalmente, representantes dos blocos de carnaval.

Propostas secundárias para serem discutidas na comissão:

1 – Propor transformar o “L” – do antigo Hotel Vila do Príncipe até o sinal do centro e indo até a entrada da Ilha de Santana, no “Corredor da Folia”. Para isto, é necessário deixar bem caracterizado com iluminação e enfeites de carnaval todo o trajeto.

2 – Sugerir liberar este corredor a partir das 18:00 (após a passagem das troças) até às 22:hs para as “Torres de Som” descerem a Av. Cel. Martiniano em direção a Ilha, numa espécie de arrastão para a Ilha.

3 – Orientar para que a venda de cerveja, no corredor, seja apenas através de depósitos manuais (isopor), evitando acidente com carros de mão. Obs: os vendedores podem marcar lugares nas calçadas ao longo do corredor, para vender seus produtos.

4 – Propor incentivo a criação de novas troças.

5 – Estudar mecanismos para dar condições de instalações de grandes camarotes, no espaço do carnaval. Sugerir os seguintes camarotes que fazem sucesso no Carnatal para contato: Bob Flash, Atlética, Skol e Dona Dona. 

6 – Contratar profissional com experiência em Lay-out para pensar todo o espaço da Ilha, e dimensionar corretamente o espaço que será utilizado e evitar dissipação dos foliões, no sentido  aproximar os foliões e tornar a Ilha mais aconchegante.

7 – Contratar boas bandas para a Ilha.

8 – Fazer parceria público-privada com o comércio de Caicó, no sentido de incentivar e garantir o patrocínio para as medidas propostas.

9 – Fazer um projeto de divulgação na grande mídia do estado(out-dor por exemplo), das novas medidas adotadas para o carnaval. 

Outros: organização, direção e controle, segurança, trânsito, etc, serão estudados minuciosamente pela comissão. Acredito que o debate no seu Blog, incluindo esses pontos e outros que serão enviados, será de grande valia para o carnaval de Caicó. Lembrar que o carnaval de Jardim de Piranhas de 2008 fez muito sucesso, porque foi pensado dessa forma.

Muito grato,

João Maria Cavalcanti – Engenheiro e folião


33 Comentários

  1. Rafael Esdras disse:

    È Isso Ai,È Dessa Forma Que o Prefeito Deve Fazer O Carnaval De Caicó.

  2. Utópia disse:

    Caro folião, não gostaria de te desanimar, mas…, o Sr Prefeito BIBI não atenderá nem 5% do que o amigo solicita, pois amigo, o Sr Godofredo Fernandes não permitira nunca isso, pois somente ele pode alugar camarotes, palcos ou qualquer outra coisa, “bob flash, dona dona,…“, só lamento, tem se noticias de que até um trio eletrico que nem perto da ilha passará estava sendo boicotado por godô, agora o acerto que ele e BIBI teem???? Caicó necessita averiguar a isso…, então só lamento para o triste fim do cernaval de Caicó, que nunca, mas nunca mesmo evoluirá…!!!!

  3. Marcos Diniz disse:

    Robson,

    Parabenizo a excelente contribuição do Engenheiro João Maria Cavalcanti para melhoria do Carnaval de Caicó. É bom lembrarmos que o Carnaval em Caicó já foi teve altos picos e depois caiu e na admnistração de Roberto Germano houve uma revitalização. Desse modo, é bom que a prefeitura atente para pensar com carinho o carnaval, pois já existem conversas nas cidades da redondeza de que irão boicotar o Carnaval de Caicó se as atraçoes e a estrutura for a mesma do ano passado. Mais uma vez, parabéns João Maria.

  4. rubem bezerra disse:

    Concordo com J.Maria, sobre a organização do carnaval tudo isso é necessario, agora eu presenciei o ano passado coisas que não devia acontecer. Turmas grandes saindo do carnaval de Caicó devido a exigencia da policia não deixando ligar o som em pleno dia, antes muito do Magão sair, temos que botar ordem, agora não deixando o turista brincar é impossivel. inclusive a turma do meu filho tambem veio pra pirangi. Outra coisa tem que ser divulgado aqui em Natal, e todo nordeste, pricipalmente parcerias com as radios locais.

  5. Observatório disse:

    Xerife, quero dar os parabens a você por postar esse assunto de tanto interesse dos jovens seridoenses e principalmente João Maria, que é de Jardim de Piranhas, mas está preocupado com o carnaval de Caicó. É isso mesmo, acho que a sociedade deve debater o carnaval de Caicó que tem um potencial muito grande de crescimento, devido a Ilha. Mas, se continuar como está, corre o risco de se acabar.

  6. Rodrigo disse:

    As proposta são boas, mas o mais importanta além do fato delas serem atendidas ou não é o poder público começar a pensar no carnaval com profissionalismo, o evento ja está muito grande pra deixar nas mão de amadores.
    Só assim todo o potencial q esse evento pode atigir será aproveitado!

  7. carlos disse:

    Temos que saber que para tudo isso acontecer o povo tem que estar unido. Já sabemos que o prefeito Não quer que o carnaval cresça então vamos o povo na rua gritar, exigir do prefeito uma ajuda pra o carnaval, afinal ele estar la botado por nos.As ideias já foram dadas, por sinal grandes ideias.

  8. caicoense disse:

    Caro J. Maria gostaria que o senhor na condição de engenheiro, coloca-se o décimo item e mais importante. A SEGURANÇA DOS FOLIÕES, propostas que são as mais importantes antes de tudo!

  9. Bloco Detonação disse:

    Parabens ao Engenheiro João Maria Cavalcanti, bom saber que alem de nós, existem mais, muito mais gente que quer o melhor sempre, para o carnaval de Caicó!

    Boas idéias, essa do “L” muito boa …

    Bota gente competente prefeito pra trabalhar!!!!!

  10. joaim disse:

    Gostei muito do numero 6 de deixar a ilha mais aconchegante pois a banda é muiiiito longe dos blocos, se o carnaval cresceu foi por causa dos blocos. Por q essa distância do palco… todos nois sabemos q o carnaval esta caindo e esse é um fator dundamental… só é colocar corredires de isopor como fez na praça nos carnavais passados

    o carnaval fica morgado pode ser a banda que for

    6 – Contratar profissional com experiência em Lay-out para pensar todo o espaço da Ilha, e dimensionar corretamente o espaço que será utilizado e evitar dissipação dos foliões, no sentido aproximar os foliões e tornar a Ilha mais aconchegante.

  11. despitaesclarecido disse:

    Xerife a ideia é boa
    o problema é alguem para adminitra a coisa! fato esse que eu não vejo!!!! ora se nem a instalação de banheiros publicos na ilha os caras conseguem fazer com competência!! (vai fazer um ano da morte da mulher e nada foi apurado, onde estão os culpados????)
    Amigo joão Maria eu compartilho algumas de suas ideias, mais é triste ver que nada disso vai ser feito em caicó enquanto certos interesses forem mantidos acima da importância do carnaval de caicó!! uma pena!!!! 3 maior do nordeste???? duvido!!!!
    só no interior da BA deve ter uns 2 maior do que o nosso!!!!rsrsrsrsr sem fala Olinda e Salvador. é muita cara de Pau da organização do carnaval de caicó dizer que é o 3 do nordeste com as atrações que trazem todo ano!!!!!

  12. intojado disse:

    João Maria é engenheiro mas entende de carnaval. Só faltou uma coisa: acabar com o monópolio das bebidas. A prefeitura vende um espaço caríssimo aos ambulantes e aida exige que comercializem bebida marca “a” comprem pão p cachorro quente a “b”, e etc. Além da medida ser ilegal, pois fere o consumidor de serviço ( o ambulante) é desproposital, pois impede a livre concorrência,

  13. leitor disse:

    Isso aí é o que se chama de “organizar” uma festa, em Caicó o carnaval deixou de ser “organizado” passou a ser apenas “realizado”. Tão fazendo por fazer.
    Claro que não é qualquer um que é capaz de colocar em prática essas sugestões, mas em Caicó mesmo existe muita gente competente que poderia fazer isso.
    Tem que haver esforço, e o carnaval já exige que se pense grande.
    Quanto a som, Caicó tem que decidir se quer ser uma “cidade do carnaval” ou não.
    Se sim, deviam liberar pelo menos uma area para que as pessoas pudessem ficar!
    Se não, acaba o carnaval por que aí sim pode se dar sossego as pessoas e evitar que os turistas passem por situações quem em outros locais que existe carnaval não passariam.

  14. Maria Bonita disse:

    Caro Robson, o depoimento de João Maria dando sugestões que podem otimizar o Carnaval é uma coisa louvável e deve ser vista e considerada pelos (des)organizadores do Carnaval de Caicó. Ocorre, porém que o que estar fazendo falta na Prefeitura de Caicó e nos eventos que ela organiza é PLANEJAMENTO a palavra chave para o sucesso de qualquer evento. Já esqueceram as “gambiarras” do ano passado, que ao invés de “luz” trouxeram trevas (morte)? Na última festa de Santana, os caicoenses ausentes e turistas já passseavam pelas ruas e avenidas de nossa cidade e os pintores da prefeitura ainda melavam com cal, as beiras de rua? e a decoração natalina (insignificante) que foi posta nas ruas quando o período natalino quase estava chegando ao fim? Isso tudo é uma pequena demonstração da falta de planejamento. Tudo isto só afasta o turista.

  15. Rhenner disse:

    Eu adoro o carnaval de caico, se essas propostas realmente fizerem parte das festividades desse carnaval maravilhoso, será otimo para todos.
    Que vivam os gays!

  16. Angelica disse:

    Concordo inteiramente com o que foi dito acima. O carnaval de Caicó realmente tem crescido mais rápido do que se imaginava, infelizmente apenas pelo lado dos foliões, já que a prefeitura não quer enxergar isso e não toma nenhuma providência para melhorar o mesmo ou aproveitá-lo da maneira como deveria.

    As propostas apresentadas mostram de maneira resumida o que todos os que curtem o carnaval de Caicó desejam. Um carnaval maior, organizado, valorizado, que pode concorrer com outros e que priorize a diversão e segurança de quem está buscando a cidade.

    Os blocos, tão caracteristicos de nosso carnaval, precisam ganhar um destaque e não serem ignorados como tem ocorrido. A aproximação dos foliões na Ilha, boas bandas que chamem o público, divulgação, tudo isso contribuirá para que as pessoas não troquem o Carnaval de Caicó por pequenos carnavais de praia como tem ocorrido.

  17. Jardinense disse:

    Prezados Debatedores, sabem de quem foi o projeto do carnaval de 2008 do Cap de Jardim? Foi dele mesmo, João Maria. Não foi uma grande mudança, os camarotes e as tendas climatizadas,o estacionamento, etc? Caicó precisa de um projeto que seja compatível com o tamanho do carnaval. Sugiro aos blocos de Caicó que tirem uma comissão e vá ao Prefeito com essas propostas e outras agregadas para falar em nome de todos os foliões de Caicó. O carnaval não pode esperar mais.

  18. Velho Folião disse:

    Ei Joaim. Veja a última proposta: “Outros”. Contempla a seguraça e todos os outros casos omissos. Estes serão debatidos pela comissão que será formada. Foi o que entendi. Há parabéns a Róbson que abriu o debate e ao engenheiro pelas propostas apresentadas.

  19. BLOCO ACORDO DOIDO disse:

    MUITO BEM J. MARIA, ESSAS SUAS IDÉIAS FORAM SUPER BOAS, AGORA É SÓ O PREFEITO ACEITAR PELO MENOS ESSA DO ”L” PQ ESSA É MUITO BOA I VALORIZA MAIS AINDA O CARNAVAL DE CAICÓ I OUTRA QUE VC ESQUECEU, TEM QUE LEMBRAR MUITO DO BLOCO DO MAGÃO NÃO PODEMOS DEIXAR O BLOCO DO MAGÃO SE ACABAR NÉ VERDADE? UM ABRAÇO.

  20. Advogado disse:

    No curso de Direito nas primeiras aulas nós aprendemos que o direito de uma pessoa termina quando o de outra pessoa começa. Pois bem, não há a mínima possibilidade de se fazer um corredor da folia no local informado pelo nobre leitor do blog, pois no respectivo trajeto há uma Igreja Evangélica, a Presbiteriana do Brasil, não havendo, portanto, como ocorrer um corredor da folia em frente a uma igreja centenária, em meio aos cultos que ali ocorrerão.
    Ademais, informo aos leitores que se houver algo desse tipo, ou seja, corredor da folia em frente a igreja, impedindo o direito de livre culto religioso, podem ter certeza que as medidas judiciais cabíveis seram ajuizadas oportunamente.

  21. marisa maia disse:

    Sugestão de profissional, é assim que deveria ser……… mas o Prefeito prefere o mais “barato”. Por isso acontecem as tragédias….. como foi o caso Roseli, se Bibi aceitasse a sugestão do Engenheiro, nosso carnaval só tinha a ganhar, e a cidade também. Vamos pensar grande Bibi!!!!! Caicó merece!!!!!!!!!!!

  22. João Maria Cavalcanti disse:

    Caro Róbson,

    Vejo que alguns leitores, e ou debatedores do seu blog estão preocupados porque não apareceu o Magão nas propostas. Informe, na oportunidade, que as sugestões de propostas apresentadas representam algumas melhorias que podem ser feitas. O Magão é o Magão. Não precisa ser melhorado, apenas receber incentivo financeiro e institucional (do Estado, e ou prefeitura). Ele é sábio e sabe fazer. Pode deixar com ele Acredito que estamos no caminho certo. Vamos aumentar este debate. Vamos puxar pra dentro da associação comercial, pra toda imprensa. Propor um debate ao vivo, no rádio, com representantes de todas as rádios, bloqueiros, jornais, Ministério Público, etc. Ainda há tempo para fazer este trabalho. Não podemos deixar que o carnaval caia na mesmice. O importante é debater para cobrar.

  23. Chico José disse:

    São plausíveis reivindicações, João Maria Cavalcanti, são de total importância. Espero realmente que não só você, mas que TODOS os foliões sejam atendidos por meio delas. E com isso, felizmente e com toda certeza, iremos além do terceiro maior Carnaval do Nordeste.

  24. carlos algusto da silva disse:

    concordo plenamente com o comentario de ¨ENTOJADO¨ temos que acabar com o monopolio da bebida, quem compra um bar na ilha, tem que ter o direito de comprar sua bebida aonde quiser, coisa que a organização do evento não permite, cobrando preços absurdos pelos bares e ainda impondo aquem se compra as bebidas, ficando os donos de bares tendo de repassar os preços pros foliões.

  25. zé roela disse:

    concordo com o ¨LEITOR¨ temos que penssar grande, o turista vem de longe escutar seu som e a policia não deixa, temos que ter um lugar ou uma hora para que se possa se escutar um som em alegria e em paz que é o que todos buscam no carnaval.

  26. GRANDE IRMÃO disse:

    O QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO NÃO FORAM AS SUGESTÕES DO ENGENHEIRO JOÃO MARIA. ESTOU ATÉ AGORA DE QUEIXO CAÍDO COM A LOGOMARCA: O TERCEIRO CARNAVAL DO NORDESTE? QUEM PROMOVEU ESSA ELEIÇÃO? EU CONHEÇO UNS VINTE CARNAVAIS NO NORDESTE MAIOR QUE O DE CAICÓ. ACHO QUE OS ORGANIZADORES DEVERIA DEIXAR A MEGALOMANIA DE LADO E ESTRUTURAR MELHOR A ILHA, PRINCIPALMENTE NA QUESTÃO DA SEGURANÇA, A FIM DE QUE O CARNAVAL DESTE ANO NÃO SEJA PALCO DE MAIS UMA TRAGÉDIA!

  27. prisiaka disse:

    Sonha Dr. Engenheiro, enquanto Godô tiver por trás dessas promoções da prefeitura, só uma via existe; interesses próprios.

  28. Caicoense II disse:

    essa do “L” foi muito boa mesmo… pena que com esse nosso prefeito ficará só no “L” kkkkkkkkk

  29. Vim pra Incomodar disse:

    o “L” só será viável se fizerem mudanças no fluxo da avenida Renato Dantas, por exemplo, tornando-a mão dupla;

    Se quebrarem o calçadão, prolongando a av. Renato Dantas;

    Se sinalizarem muito e bem todo o trajeto de vias que cortam a Av. Cel Martiniano, isolando-a totalmente, além do trecho da Av. Seridó;

    Tudo isso leva tempoa os motoristas locais acostumarem, iamgine os de fora;

    estudos minuciosos? falta pouco mais de 30 dias… acho que a Prefeitura e todos “dormiram no ponto”

  30. Aquino Lins disse:

    ========================================================================

    Sem querer desmerecer as propostas e idéias do nobre engenheiro, isso tudo já deveria ser praxe na organização do carnaval de Caicó, exceto essa questão de liberar o “L” (parte da Av. Cel. Martiniano e parte da Av. Seridó) das 18:00 às 22:00hs. Pelo amor de Deus, o trânsito iria ser escoado por onde?. Temos que fazer festa em locais próprios para o tal, essa questão de interrupção de vias principais, é não pensar no viajante ou trabalhador do volante, que por nescessidade tenha que passar por nossa cidade e ter que amargar trafegar por ruas sem a menor condição de escoar trânsito. Lembro agora como maior absurdo, na realização do caicofest onde a Cel. Martiniano é interrompida na sua quase totalidade.

    ========================================================================

  31. Viviane Sena disse:

    Concordo com O João Maria, acho que i carnaval de Caicó só vai pra frente se o POVO começar a opinar… Pois a minha é que as festividades na Ilha não acabem tão cedo, como no ano passado que, no último dia, antes das 4 da manhã já tinha terminado tudo! Quão feliz foi no ano passado, quando Marquinho Carrera deixou todo mundo louco até umas 7…
    Acho também que deveriam colocar pessoas que tocam FREVO E ANIMAM DE VERDADE pra tocar à noite, com Dodora Cardoso, por exemplo.

  32. ARUA DE BEIRA DE RIO disse:

    Boas propostas, muito boas mesmo. Parabéns ao Engenheiro João Maria.
    Mas quem vai fazer as propostas sair do papel? A Prefeitura? Acho difícil. Mas torçamos para que a Prefeitura se mexa…
    Sr. Prefeito, contrate uma pessoa que entenda de eventos… E não precisa ser um Joãozinho Trinta, não…Quem sabe, o próprio autor das propostas ou o Xerife!!??

  33. sou lindo disse:

    GOSTEI MUITO DO COMENTARIO DO ENGENHEIRO,O ITEN QUE ME CHAMOU MAIS ATENÇAO E A TROCAR DOS CARROS DE MAO PELO O ISOPOR?MEU CARO AMIGO EU TIVE UM AMIGO QUE TEVE SUA PERNA DISLACERRADA{ESMAGADA]POR UMA CARROÇA DE MAO.COMCORDO QUE OPINIAO DEVE SER BEM VISTA.POIS TEM MUITOS VENDEDORES DESPREPARADO..PQ NAO TROCAR OS ORGANIZADORES DO CARNAVAL POR OUTROS?ACHO Q TA NA HORA DE SE ORGANIZAR MELHOR ISSO AI?VAMIOS OUVIR MAIS OS FOLIOES?

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Terça, 24 de Outubro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031