Governadora e Ministro juntos em Currais Novos

wilma e ministro da culturaA governadora Wilma de Faria participou hoje pela manha,  em Currais Novos, do lançamento da Caravana da Cidadania Cultural,  que vai percorrer 18 cidades do Brasil. O evento está dentro das ações dos programas Mais Cultura e Cultura Viva, do governo federal, e tem como meta fortalecer a memória, a história, a identidade e a diversidade cultural das diversas regiões do país. No evento em Currais Novos, estava presente o ministro da Cultura Juca Ferreira.

“Esse projeto do Ministerio da Cultura vem se somar a inúmeras outras iniciativas do Governo do Estado com o objetivo de resgatar e preservar a cultura do nosso Estado. Implantamos as Casas de Cultura, construímos e reconstruímos teatros, incentivamos festas populares e religiosas de praticamente todos os municípios do Estado, ampliamos a Lei Camara Cascudo, enfim, estamos dando aos nossos artistas a atenção merecida”, declarou a Governadora.

A proposta da Caravana da Cultura é discutir o papel da Cidadania Cultural na sociedade globalizada, envolvendo o poder público nas instâncias estadual e municipal, além de grupos culturais, instituições de ensino e pesquisa, e Pontos de Cultura. Para atender as demandas locais as seis secretarias do Ministério da Cultura se transferiram para Currais Novos, interiorizando as ações e recebendo os pleitos de artistas e gestores de todo o Estado.

Em cada uma das edições do projeto serão realizadas apresentações de grupos locais e nacionais, palestras, exposições e oficinas de arte. Serão percorridas, até março de 2010, 18 cidades em 16 estados do país. As localidades foram previamente selecionadas e receberão, ainda, visitas de técnicos para a elaboração de um levantamento sociocultural com vistas a fortalecer as manifestações artísticas locais, assim como a catalogação para o desenvolvimento de políticas públicas para a área.

A Caravana da Cidadania Cultural irá marcar a história como um dos maiores eventos itinerantes já realizados no país a partir da construção de parcerias, sensibilização de gestores públicos, realização de atividades culturais e educativas, mobilização de artistas e imprensa, documentação cinematográfica e fotográfica sobre as Caravanas realizadas e a publicação de um livro com textos e imagens do projeto.

Microprojetos – O Microprojetos Mais Cultura investirá R$ 13,5 milhões nos 11 estados que integram a região do semiárido – Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo. O objetivo é promover a diversidade cultural por meio do fomento e incentivo aos artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. As iniciativas a serem contempladas deverão beneficiar jovens de 17 a 29 anos residentes na região.

Seis áreas serão atendidas pelo Microprojetos Mais Cultura: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. Cada iniciativa receberá de um a 30 salários mínimos. Os projetos deverão ser realizados e concluídos em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o BNB. Os projetos podem ser enviados até o próximo dia 9 de setembro.

Alem da Governadora e do Ministro estavam presentes em Currais Novos o vice-governadora Ibere Ferreira de Souza, a deputada federal Fatima Bezerra, o deputado estadual Fernando Mineiro e vários prefeitos da região Serido.

Foto: Wilma e Ministro Juca Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

O pesadelo de Antônio Jácome

O maior pesadelo do deputado federal e pré-candidato a senador Antônio Jácome tem nome: Styvenson Valentim. Igualmente, candidato a senador. Sem definir ainda o partido.

Leia Mais