Quem sabe de mim, sou eu!

— Robson Pires
03/jun/2008

Governo apresenta diferencial do setor cerâmico do Estado. No Seridó a atividade gera emprego e renda


Por Robson Pires, em

O Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico – Sedec, irá apresentar os diferenciais do Estado para atração de empresas de base mineral, especificamente para as indústrias cerâmicas, durante o 52º Congresso Brasileiro de Cerâmica, que acontece de 08 a 11 desse mês, em Florianópolis.

No evento que é considerado o mais importante do setor e um dos mais conceituados no meio internacional, o Rio Grande do Norte será o único estado do Nordeste a apresentar uma palestra somente com as suas potencialidades. Segundo o coordenador de Desenvolvimento Mineral da Sedec e responsável pela palestra, Otacílio Oziel de Carvalho, a apresentação das potencialidades do Estado durante o evento será mais um aliado para ampliar o espaço do Rio Grande do Norte nesse segmento.

“É um privilégio apresentar tudo que o nosso Estado pode oferecer para as empresas do segmento cerâmico em um evento que reúne um público muito seleto de estudiosos e empresários. O Rio Grande do Norte tem um grande diferencial que favorece a instalação de indústrias cerâmicas, pois consegue oferecer matéria-prima abundante e facilidade logística tanto para atender o mercado nacional como para o mercado de exportação?, destaca Otacílio Oziel, coordenador de Desenvolvimento Mineral da Sedec.

Segundo avaliações da Sedec, o Rio Grande do Norte é hoje o melhor lugar para produzir cerâmica no Brasil. Uma empresa instalada no Estado consegue atingir as principais cidades do Nordeste, além de poder exportar toda a sua produção através do Porto de Natal que tem estrutura com capacidade para atender ao segmento.

Atualmente quatro grandes empresas nacionais do segmento de revestimentos cerâmicos já estão em processo de conclusão de instalações nos Distritos Industriais de Mossoró e Macaíba. Quando as empresas estiverem funcionando com toda a sua capacidade mais de 1.000 empregos diretos serão gerados nessas regiões.

Na região do Seridó a atividade no segmento da cerâmica vem dando bons resultados com a gereção de emprego e renda. Os municípios de Parelhas, Carnaúba dos Dantas e Parelhas se destacam na produção do nosso Estado.


2 Comentários

  1. PABLO DE LOS MARES disse:

    A atividade de Ceramica Vermelha que é amplamente explorada no serido através de olarias e pequenas industrias de ceramica vermelha necessita urgentemente de investimentos que visam a modernização da base tecnologica da produção, pois no estado de arte atual, a atividade ceramica do serido tem produzido um impacto ambiental consideravel, em cima dos recursos naturais tais como argila e lenha extraidos da região, com prespectiva futura de esgotamento e explotação, aliado a investimentos para formação de tecnicos em ceramica ( ver CEFETS e SENAI) e qualificar mão-de-obra para suprir os postos de trabalho criados à nível de Chão de Fabrica, se tais esforços não forem atendidos, a atividade ceramica no serido tenderá a atingir a lei dos retornos decrescentes, com os custos sociais crescentes, vez que as inversões em modernização de planta se faz urgente.

  2. Carlos disse:

    Isso é paradoxal, se tirarem as cerâmicas o deserto, o buraco é maior ainda. Nada de comparações com outros ecossistemas, basicamente o que tem de ser feito são projetos que realmente funcionem de reflorestamentos, para amenizar os impactos, essa conversa bonita, e até concordo com os números, mas a realidade é bastante diferente. O IDH do município de Carnaúba dos Dantas, cidade com 6.836 habitantes quando não é o terceiro é o quarto do estado, e o responsável por isso é o polo cerâmico, essa hipocrisia é velha, e os impostos altíssimos pagos pelos ceramistas, será que tem algum retorno?

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Quinta, 23 de Novembro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930