Quem sabe de mim sou eu!
Robson Pires
29/jan/2009
ás 13:52
Publicado por Robson Pires na categoria

Governo do Estado inicia trabalhos para Cadastro e Regularização Fundiária na Bacia dos Rios Assu-Piranhas e Apodi. 16.500 imóveis serão mapeados por satélite

Utilizando-se de tecnologia de ponta, envolvendo até mesmo a utilização de satélites, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretária de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA), vai mapear, cadastrar e regularizar, através da emissão de títulos de posse, todas as propriedades rurais dos vinte e um municípios que compõem a bacia hidrográfica dos rios Assu-Piranhas e Apodi.

A ação, que só é possível graças à parceria entre os governos federal e estadual (INCRA-SEARA), será deflagrada a partir de audiência pública que acontece em Assu na manhã do próximo dia 03 de fevereiro, em local a ser definido.

Para tratar dos trâmites pré-audiência em Assu, estão no município hoje (29/01), Carolina Targino e Mônica Guimarães, respectivamente coordenadora de Cadastro e Cartografia e Assistente Técnica da SEARA. Elas pretendem tratar do assunto com a prefeitura, sindicato rural e demais organizações e associações civis.

“É um projeto muito importante de resgate da cidadania. Através do Cadastro Georreferenciado e da Regularização Fundiária que realizaremos, milhares de trabalhadores rurais da região que hoje se encontram em situação documental irregular vão passar a ser reconhecidos como donos legítimos de suas terras. Com isso passarão a ter acesso às políticas públicas, dentre outros benefícios”, explica Mônica.

A SEARA estima que mais de 16.500 imóveis rurais deverão ser regularizados. Ante a importância da ação a presença da população faz-se necessária. “Viemos à região contatar parceiros importantes para esse processo, como Prefeituras, Câmaras de Vereadores e a sociedade civil como um todo, para que apóiem e participem das audiências públicas. O objetivo dessas reuniões é tirar toda e qualquer dúvida sobre o processo”, destaca a técnica.


2 Comentários

  1. vitor disse:

    Caro xerife, você só faltou falar uma coisa, que o secretário de reforma agrária do RN é Canindé de França, que também é presidente da ANOTER (associação nacional dos orgãos estaduais da terra), aquele mesmo que Caicó não elegeu pa vereador certa vez.
    A SEARA, teve por 4 anos e dois seguidos, o seu programa de crédito fundiário o melhor progrma do Brasil e já beneficiou mais de 5.000 famílias. Além do projeto arca das letras que leva bibliotecas para a zona rural.
    Fonte: Ta no google e http://www.seara.rn.gov.br/

    Aí em Caicó podem até não valorizar, mas aqui em Natal e no Vale do Assu muita gente reconhece a competência de Canindé!

  2. vitor disse:

    A parabéns no ultimo paragrafo da reportagem fala a quantidade de imóveis regularizados, Mais de 16.500 imóveis regularizados né?
    Imagine então deve ser mais de 5.000 familias beneficiadas concerteza!
    É o Pc do B aí…
    Roberto Estadual e Canindé Federal é a dobradinha! huahuaahua

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Segunda, 23 de Outubro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031