Quem sabe de mim sou eu!
Robson Pires
16/jul/2009
ás 13:45
Publicado por Robson Pires na categoria

Governo investe R$ 24 milhões de reais para construção de adutora do Seridó

wilma-com-cara-de-birita1O Governo do Estado iniciou o processo licitatório para a construção da Adutora do Seridó, no município de Acari. A obra é uma parceria entre os governos estadual e federal e terá um investimento da ordem de R$ 24 milhões, beneficiando uma população de 66 mil pessoas. O sistema Adutor do Seridó garantirá o abastecimento dos municípios de Acari e Currais Novos, além de quatro comunidades rurais: Gargalheiras, Bulhões, Barra Verde e Brejui.

A obra terá 28 km de extensão e captará os recursos hídricos da Barragem Marechal Dutra, mais conhecida como Gargalheiras. A obra deverá ser iniciada ainda em 2009 e tem prazo de conclusão de um ano. Para o vice-governador e secretário estadual dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, a construção da Adutora do Seridó será fundamental não apenas no aumento da oferta de água, mas principalmente na distribuição do recurso.

Ainda na pasta do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o Governo do Estado irá construir um aterro sanitário em Currais Novos e outro em Caicó, com o objetivo de tratar o lixo de mais de 30 municípios. Outra obra importante é a barragem de Oiticica, em Jucurutu, que vai dar sustentabilidade hídrica para toda a região. A Semarh também está construindo a terceira etapa da Adutora Serra de Santana, que levará água de boa qualidade para 10 comunidades rurais dos municípios de Santana do Matos e São Rafael.

Na área da infra-estrutura hídrica, o Governo irá construir poços e ampliar a rede de dessalinizadores no Seridó. Outra importante ação será a construção de 40 barragens subterrâneas na microbacia do Rio Cobra, em Parelhas, onde haverá ainda a recuperação de 20,12 km de mata ciliar, através do Programa Semi Árido Potiguar. O Governo vai recuperar ainda os 13 açudes na região com capacidade de armazenamento superior a 5 milhões de metros cúbicos.

Bacias Hidrográficas – O Governo do Estado também lançou, neste primeiro semestre, o Programa de Recuperação de Bacias Hidrográficas. A primeira ação do programa será a recuperação da bacia do rio Cobra, localizada no município de Parelhas. Em parceria com a Emparn e a Emater, o programa coordenado pela Semarh irá iniciar a recuperação de 20,12 km de mata ciliar na região da micro bacia do Rio Cobra. O projeto, inédito no Rio Grande do Norte, é uma importante iniciativa no combate à desertificação no RN, estado que possui 97% de seu território suscetível a esse processo, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.

Fonte: Assecom


3 Comentários

  1. Essa história ta mal contada, pois coinsidentemente andei hoje nesta bendita adultora ,que oano passado foi substituido toda tubulação p uma com diametro bem maior , e q na epoca disseram q essa adultora iria ser interligada com uma outra vindo do açude boqueirão de Parelhas. Pois bem, essa obra ta parecida com a recuperação das comportas do Gargalheiras q pintaram umas torneiras e fizeram uma festa de reinauguração e levaram um milhão e qutrocentos mil reais de verba segundo o diretor do denocs Elias Ferndes. Mais é isso mesmo , o povo gosta é de festa. Isso é Brasil.

  2. Carnaubense revoltada disse:

    É impressionante como Carnaúba dos Dantas é a última cidade a ser atendida pelos políticos, pois já votamos em muita gente pra governador e até agora nada de adutora para o nosso município. Lembro bem que a adutora pra Carnaúba já foi prometida por Garibaldi, Fernando Bezerra, Vilma e José Agripino (um grande açude) enfim, todos até agora só fizeram enganação, mas as chuvas dos 2 últimos anos tem deixado nossa população conformada e sem se preocupar com o problema da falta d’água sempre iminente. Acho que enquanto não for resolvido o problema do mundo inteiro a nossa gente vai continuar sempre de pires na mão e isso é muito revoltante.

  3. ARRE DIABO KI TANTAS TAXAS disse:

    Governadora!pergunte aos chefes do DETRAN DO RN,cadê a dinheirama que agente paga?pois não temos retorno de nada.as estradas daqui do seridó!é a maior falta de VERGONHA que pode haver no seu governo!quando vem um tapa buraco,é feito com material de ultima qualidade,tapa numa semana com um mês já se acabou……..

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Sábado, 21 de Outubro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031