Governo leva água a mais de 22 mil pessoas do semiárido potiguar

O Governo do Estado não mede esforços para levar água potável até populações rurais que convivem com a falta do recurso. Por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e através de Programas que visam estabelecer política de acesso à água, como o “Água Doce” (PAD) e o “Água Para Todos” (PAT), mais de 22 mil pessoa estão sendo beneficiadas pelas obras já implantadas.

A Semarh prossegue com o calendário de liberação do uso das tecnologias. Esta semana, O Assentamento Alto do Oriente, em São Bento do Norte, e Patrício, em Tenente Laurentino Cruz inauguraram um dessalinizador e um sistema simplificado de abastecimento de água, respectivamente.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior, participou das entregas e liberou o uso das tecnologias, nos dois municípios, acompanhado dos prefeitos, lideranças comunitárias, vereadores e secretários municipais.

O sistema de dessalinização entregue, no Alto do Oriente, vai atender mais de 400 pessoas. A dona de casa, Isabel Targino, de 69 anos, nem acredita que agora não precisa mais andar 12 Km para pegar água numa localidade vizinha. “Antes a gente conseguia 40 L para passar uma semana, agora com a benfeitoria, a gente recebe essa quantidade por dia e quase na porta de casa” comemora ela. Em São Bento do Norte, a comunidade Santa Vitória também já recebeu o mesmo benefício. São mais de 800 pessoas alcançadas com um investimento de R$ 260 mil, no município.

Em Tenente Laurentino Cruz, o sistema simplificado de abastecimento de água entregue, ontem (21), no aglomerado Sítio Patrício/Muniz, vai abastecer mais de 50 famílias, além de agricultores do entorno. O secretário Ivan Júnior explica que a tecnologia entregue funciona como uma mini adutora composta por 5 chafarizes, espalhados em pontos estratégicos da comunidade, para facilitar a retirada de água pela população. No mesmo município, a Semarh já implantou um sistema semelhante e está finalizando outro, totalizando um investimento de quase meio milhão de reais.

“Essas ações vêm ao encontro da ideia do Governador Robinson faria de universalizar o acesso à água no RN e mudar a realidade das famílias que são atingidas pela estiagem prolongada” ressalta Ivan.

Através da primeira etapa do convênio com o PAD, foram construídos dessalinizadores em 68 comunidades. O Convênio com o PAT se encontra em andamento. Até agora já foram implantados 52 sistemas simplificados de abastecimento de água e 21 barreiros, que são pequenas contenções para captação de água de chuva para o homem do campo desenvolver suas atividades agropecuárias.

Amanhã (23), a comunidade Saquinho do Padre, em Jucurutu, vai receber a autorização de uso do sistema simplificado de abastecimento de água implantado pela Semarh. Na próxima quarta-feira (28), o ato de entrega acontecerá na comunidade Pau D’arco, em São Vicente, e no dia 02 de março, no aglomerado Sítio Riacho/Vila São José, em Taipú.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias