“Henrique está preso injustamente”, diz Garibaldi Alves

garibaldi_ccj

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) acredita que, no decorrer do processo jurídico, o ex-deputado e ex-ministro Henrique Eduardo Alves “haverá de provar sua inocência”. O primo e aliado político do senador está preso em Natal desde o dia 6 de junho, quando foi um dos alvos da Manus, operação deflagrada pela Polícia Federal que apura possíveis crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

 Na avaliação de Garibaldi, Henrique foi detido “injustamente”. “Isso já foi demonstrado pelos seus advogados, que vão recorrer da decisão”, complementa o senador, sem especificar os motivos para essa avaliação.

 A prisão de Henrique Alves, comandante estadual do partido, transformou o cenário interno do PMDB em um ambiente conturbado. Mediante as indefinições quanto ao futuro da legenda e os projetos para as eleições de 2018, após reuniões e debates, os membros da sigla resolveram nomear o deputado federal Walter Alves como presidente interino.

“Como vice-presidente, o deputado Walter Alves vai assumir interinamente [a presidência estadual do partido]. O ex-deputado Henrique, inclusive, colaborou para isso”, relata Garibaldi.

 ELEIÇÕES 2018

Questionado sobre o pleito do ano que vem, Garibaldi revela que o que se tem de concreto em termos de articulação política na cúpula do PMDB potiguar até o momento é o debate em torno da possível candidatura do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) ao Governo do Estado em 2018.

 “Se o prefeito, que tem uma aliança conosco, aceitar a candidatura, entendemos que ele é a nossa primeira opção. E a melhor opção para o Rio Grande do Norte”, declara o senador. “Até porque o vice dele é do PMDB [Álvaro Dias]. Mas não apenas por isso, dado o êxito que ele teve até agora em quatro mandatos de prefeito de Natal”, completa.

 De acordo com Garibaldi, a análise sobre a opção do partido para a disputa de governador é a única pauta das discussões. “Política tem muita conversa e tem momentos que não tem decisão”, explica.

 Segundo ele, a partir da definição sobre o nome que será apoiado pela legenda na corrida pela sucessão do governador Robinson Faria é que haverá decisões quanto aos outros cargos. Porém, ele antecipa que planeja se candidatar à reeleição. “Eu pretendo disputar. Se eu continuar a contar com a confiança do povo do Rio Grande do Norte, eu novamente serei candidato”, frisa.

 A dedicação à política estadual, inclusive, foi o motivo elencado por Garibaldi para ter descartado a possibilidade de assumir a liderança do PMDB no Senado Federal, após a saída de Renan Calheiros do posto.

 “Foi muito cogitado e eu fiquei lisonjeado, mas disse a eles [integrantes da bancada] que não era o meu momento de assumir a liderança. A gente tem que assumir determinadas tarefas, seja no Parlamento ou no Executivo, bem à vontade. E eu não me sinto à vontade para exercer a liderança neste momento. Eu preciso voltar as atenções para o meu estado e isso não dá para conciliar com as obrigações que o líder tem em Brasília”, finaliza.

Agora RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias

No cargo

A posse do promotor de Justiça Eudo Rodrigues Leite no cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte será na

Leia Mais

Somente pra ‘enfeite’

Contam da cidade de São Miguel (RN) que há quase meses não nasceu sequer uma criança no hospital ou na maternidade da cidade. Desde que

Leia Mais