Infectologista afirma: “Quem controla a dengue é a população, o poder público apenas incentiva”

rodolfo dantas

A declaração é do infectologista Rodolfo Dantas, que atende a população caicoense as terças e quintas no Hospital Tiago Dias. Para ele, as pessoas devem ter vários cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e o avanço da doença na cidade de Caicó. “A nossa grande esperança para o controle da doença é uma vacina, que já está em fase de teste e deve ser comercializada a partir de 2016. No entanto, até lá, temos que controlar os mosquitos e, para isso, as pessoas devem fazer esse controle. O poder público tem que incentivar, mas quem controla a dengue é a população”, disse o médico.

Na opinião dele, cada pessoa deve ficar atenta aos vários locais que o mosquito pode depositar os ovos dentro de uma casa. “Ninguém acha que o mosquito está em casa, as pessoas sem preferem dizer que vem do vizinho, quando na maioria das vezes a Dengue está na nossa própria casa. As vezes são focos que a gente não sabe onde está, mas devemos ficar de olho”, orientou.

O mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.

“Aqui em Caicó circula o mosquito Culex, que é a famosa muriçoca, e o Aedes Aegypti. A muriçoca é maior, mais clara e voa mais alto que o mosquito da Dengue. Ela predomina só à noite. O mosquito da Dengue é mais escuro, tem as pernas pintadas e circula mais no começo da manhã e final da tarde. Ele voa baixo e as pessoas dificilmente conseguem ver, já que ele se livra com facilidade das pessoas”, explicou o infectologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias