Quem sabe de mim, sou eu!

— Robson Pires
02/out/2008

Instituto Agorasei presta esclarecimento sobre proibição de pesquisa em Caicó


Por Robson Pires, em

Caro Robson Pires,

Sobre o pedido de liminar acatado pela Juíza Rossana Maria Andrade de Paiva, que impede a divulgação de pesquisa eleitoral do Instituto Agorasei, em Caicó, gostaria do espaço para um esclarecimento aos leitores.

A coligação “Frente Popular Avança Caicó? alega em sua representação, e acatada pela juíza, que no pedido de registro feito pelo Agosasei é ausente do plano amostral a menção ao número de entrevistados por bairros e quantas pessoas seriam visitadas nas zonas urbana e rural do município.

Para espanto de qualquer conhecedor da Resolução 22.623, do Tribunal Superior Eleitoral, que dispões sobre pesquisas eleitorais, esse foi o motivo da proibição da divulgação da pesquisa.

Para que o leitor entenda a aberração, veja o que diz o inciso IV, do artigo 1º da referida Resolução sobre o que pede no plano amostral na hora de registrar uma pesquisa:

“IV – plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; área física de realização do trabalho, intervalo de confiança e margem de erro;?

Leia bem, caro leitor. Onde está escrito que na área física da realização do trabalho é obrigatório informar o número de pessoas entrevistadas por bairro? Onde é possível ler que também é obrigatório especificar o número de pessoas entrevistadas nas zonas urbana e rural?

Agora, caro leitor, leia o que diz o parágrafo 2º, inciso X, artigo 1º da mesma Resolução:

“§ 2º Até 24 horas contadas da divulgação do respectivo resultado, o pedido de registro será complementado pela entrega dos dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa?.

Entendeu, caro leitor, somente 24 horas após a divulgação do resultado é que todo instituto de pesquisa é obrigado a enviar os dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Ou seja, numa pesquisa municipal como a de Caicó, seria somente pelos bairros. Assim sendo, se a pesquisa do Agorasei fosse divulgada no próximo sábado (4), somente no domingo é que enviaríamos as informações à Justiça Eleitoral.

O Instituto Agorasei já fez registro de pesquisa em cerca de 20 municípios norte-rio-grandenses e paraibanos nos últimos dias. Até o momento, nenhuma pesquisa nossa foi impugnada pela Justiça Eleitoral. Nossos pedidos de registro têm sido elogiados por alguns magistrados diante da transparência e do envio extra de informações.

Diante de sentença tão contraditória à Legislação Eleitoral, estamos tomando as providências cabíveis.

Atenciosamente,

Josenildo Carlos

Agorasei Pesquisa & Consultoria


Nenhum Comentário Até o Momento, Seja o Primeiro a Comentar!

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Segunda, 18 de Junho de 2018


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter



Calendário

junho 2018
D S T Q Q S S
« maio    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930