Quem sabe de mim, sou eu!

— Robson Pires
07/dez/2010

Leitor contesta uso de cores vermelhas no andor de Nossa Senhora em Jardim do Seridó


Por Robson Pires, em

Neste final de semana, especificamente nos dias 03, 04 e 05 de dezembro, estive participando dos festejos alusivos a Nossa Senhora da Conceição, excelsa padroeira da cidade de Jardim do Seridó-RN. Por sinal, este ano a festa tem crescido bastante, sobretudo, na parte sócio-cultural, havendo uma vasta programação ao longo da semana; coisa inexistente nas festas anteriores, cujos eventos sociais, ficavam restritos ao pavilhão na véspera da festa.

Nos dias 03 e 05 houve duas procissões conduzindo em andor a venerável imagem da padroeira pelas ruas da cidade; uma pelos motoristas, motoqueiros e ciclistas e outra pelos agricultores. Vale acrescentar que estas duas movimentações foram muito participadas, mostrando a integração de toda a população, seja na parte religiosa, seja na social.

No entanto, achei extremamente estranho a decoração do andor da Senhora da Conceição, virgem, pura, imaculada, concebida sem pecado original, sem mácula da culpa primeira. O referido andor foi ornado de flores encarnadas [ver foto], liturgicamente impróprio para aquela que foi preservada deste o seio materno para ser a mãe do nosso salvador.

As cores na tradição católica, apostólica, romana tem significado importante no cerimonial religioso, sendo que “as diferentes cores litúrgicas visam manifestar externamente o caráter dos mistérios celebrados, e também a consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do ano litúrgico”. São quatro as cores litúrgicas mais utilizadas no cerimonial: verde, branco, roxo e vermelho. O verde é utilizado no Tempo Comum e nos dias da semana, significando esperança e crescimento. O branco é usado na páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, nas Festas de Nossa Senhora e dos Santos, exceto dos mártires. Simboliza alegria, ressurreição, vitória, pureza e alegria. O roxo é usado no advento e na quaresma. É símbolo da penitência e da serenidade. Também pode ser usado nas missas dos defuntos e na confissão, enquanto que o vermelho lembra o fogo do Espírito Santo. Por isso é a cor de Pentecostes. Lembra também o sangue. É a cor dos mártires e da sexta-feira da Paixão.

Neste sentido, utilizar o vermelho nas festas de Nossa Senhora é extremamente errado, segundo a liturgia católica, um erro contra tudo aquilo que nós aprendemos desde a infância quando participamos das aulas de catecismo. Por que macular com a cor que lembra sangue aquela que é pura, virgem e imaculada? Quero acreditar que a explicação seja a inexistência de flores nas tonalidades suaves, como: brancas, rosas, azuis e amarelas no comércio local e /ou na região, pois nem a tradição, nem a história conseguirão explicar o aludido fato.

Em tempo: As duas igrejas existentes na cidade de Jardim do Seridó são dedicadas a Nossa Senhora da Conceição e ao Sagrado Coração de Jesus. Cujas festas têm como cor litúrgica é o branco. Ver catecismo da Igreja Católica.

Por Diego Marinho de Gois

O blog pergunta: Qual a sua opinião? O assunto é polêmico.


23 Comentários

  1. asdfgh disse:

    Muita falta do que fazer hein?

  2. O verdadeiro disse:

    Tudo não passa de babaquice de quem não tem o que fazer, desde que eu me entendo como gente que vejo nos andores dos imagens varias cores e inclusive o VERMELHO, mas, como o ser humano tem o abito de colocar a porra da politicagem em tudo, coloca-se aqui tam. homi, vão procurar uma lavagem de roupas, que porra.
    de polemico num tem porra nenhuma ta Robon

  3. Anônimo disse:

    Meu amigo Robson, eu não gostei da materia, pois estão misturando coisa de Religião com Politica… Onde não era para existir nada disso… As rosas vermelhas deve-se a homenagem do CEFE (Centro Educacional Felinto Elisio) aos 150 anos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, por isso, 150 rosas vermelhas foram dadas nessa homenagem.

  4. Intojado disse:

    E o Kiko?

  5. jardinense disse:

    isso no minimo é um bacural misturando politica com religião!homi vá procurar uma lavagem de roupa!!!!e procure ser bem informado!!!!

  6. Observador... disse:

    Entendo a explicação litúrgica e romana desse nobre historiador. Já li alguns escritos do mesmo e sempre percebo as suas boas intenções quanto a sua escrita acadêmica. Mas, no entanto, esta que o mesmo escreveu aqui, não faz sentido. O nobre escritor fez parte da atual gestão municipal de Jardim do Seridó como Coordenador de Cultura, que tem como prefeito o ex-padre, Jocimar Dantas, cuja cor partidária é verde. O Vermelho é a cor partidária do ex-prefeito Edmar Medeiros e, portanto, o que ocorre naquela cidade, é apenas uma Espécie de Guerra Fria da politicagem. O Jovem rapaz fez referência a outra festa da Cidade: Coração de Jesus. Participando da festa desse ano, percebi que as cores da Igreja estavam mais voltadas para cores rosadas, ou seja, para quem conhece a politicagem daquela cidade, certamente os adébitos dos chamados “bicudos” cuja cor partidária é vermelha, não gostaram nenhum pouco, pois seria a cor da atual governadora eleita Rosalba Ciarlini, candidata apoiada pelo prefeito. Mais em Jardim do Seridó esse clima não vai terminar nem tão cedo. O atual sistema que governa a cidade faz questão de impor a cor verde em todos os atos que promove, inclusive foi chamado atenção pelo ministério público municipal, ao pintar todos os prédios públicos do município. O sistema de oposição também não faz deiferente. Eles não conseguiram ainda fazer uma oposição séria, que faça com que o município cresça com ela. Porque não é toda a administração que está um caos, tem suas coisa sérias. Então, se esse clima está por toda a cidade, e, dentro da igreja, que não está fora da cidade, é um dos locais que mais se enxerga isso. Porque as pessoas sempre ficam com aquela expectativa, querendo saber para onde o padre vai pender politicamente. Não acho correto essas especulações de cores dentro da igreja, afinal, flores, existem de todas as cores e, dessa forma, embelezam do mesmo jeito, sejam elas da cor que forem. O atual prefeito e o sistema de oposição cometem um grande erro quando incentivam essa prática de politicagem na cidade. A maior autoridade do município (o prefeito), torna-se, assim, uma pessoa qualquer, que não tem uma proposta concreta nem de vida nem de governo. É uma pena que uma cidade como Jardim do Seridó, que já foi tão importante, tanto economicamente, quando politicamente, para o nosso estado, esteja correndo como que um trem desgovernado. Esta é a visão de quem está de fora de qualquer partido e não usa da politicagem baixa para censurar ou criticar certos aspectos da vida jardinense.

    Se quiser publicar como matéria esse cometário fique a vontade.

    Antônio Martins Neto
    Parelhas – RN

  7. Anônimo disse:

    Amigo Robson, boa tarde, sou de Jardim do Seridó, leitor assíduo de seu respeitado blog. Me envergonho da porcaria desta cidade chamada “lama do seridó” e não “Jardim do Seridó”, aqui é o único lugar do mundo que pessoas vão para a Igreja não para adorar o Senhor Jesus Cristo, venerar e louvar Maria Santíssima, como é o caso da Festa que vivemos. Infelizmente ainda existem perfeitos idiotas, como este que escreveu para o seu blog, fazendo menção a politicagen. diego é um jovem que se diz tão inteligente, como ele pode se prender a uma babaquice desta qualidade, só sendo um completo babaca. Se nós formos nos prender a este assunto de politicagem, ninguém fez referência ao altar do Santuario do Sagrado Coração de Jesus em sua festa lá no mês de setembro que ficou parecido com um circo, inclusive enfeitado com rosas, mas Diego não disse nada, até porque o altar do Sagrado Coração de Jesus foi arrumado por Zé Renato, Secretário de Cultura aqui de Jardim do Seridó, inclusive só faltou tirar o crucifixo da parede e colocar uma foto de Rosalba Ciarlini. E diego não falou nada, porque está falando agora? Vá procurar o que fazer Diego!!!!!!!!! E lembre-se, já que é tão inteligente, que Igreja nós vamos para adorar ao Deus, Pai de Jesus Cristo, não ficar dando trela a estas idiotices, que só fazem desunir as pessoas. Lembre-se que um dia você morrerá e terá que prestar contas a Deus de tudo isso que você mesmo escreveu no blog. Incluir Nossa Senhora num assunto tão enfadonho e debaixo escalão como este é pecado mortal.

  8. Coisa Feia! disse:

    Pense numa besteira grande!

  9. Iara disse:

    Essa materia vai darpano… uns misturando alho com bugalho outros fazendo uma apologia politico/religiosa. Sem contar do texto de matusalem com essa linguagem fora de uso.
    Nossa Senhora, tenha piedade dessa tribo! Amem!

  10. jardinense disse:

    O assunto é polemico sim e deve ser levado a sério, pois como está colocado nos comentarios abaixo, estão levando as cores partidarias para o altar do senhor e isto não deve acontecer.

  11. carla disse:

    Não é nada assustador! Pois bem, na festa do coração de jesus no mês de setembro, por exemplo. Em meados dos anos 90, era aluna do cefe e todas as rosas da decoração foram feitas por nós alunos da época e de que cor? Vermelha. Na época quem era o responsável era o então tual secretário de Cultura e professor que decorava a igreja. Hoje as cores são salmon que está lá na então igreja. Qto a Mtriz de nossa senhora da conceição as flores tb foram feitas por nós alunos tb. Tipo de flor, copos de leite, cor branca. Essa imagem da foto nunca foi do altar da matriz, é do bairro. Pois cada bairro tem a sua. Eu acho que foi inocencia da pessoa que arrumou, sinceramente. Sem maldade nenhuma. A maldade veio de um historiador que pintou o sobrado todo colorido e ainda deixou desabar. Aí sim é um assunto p/ se descutir.

  12. 1313 disse:

    NADA HAVER MISTURAR POLITICA COM RELIGIAO… NA FESTA DO SAGRADO CORAÇAO DE JESUS O PROGAMA DA FESTA ERA VERDE E NINGUEM RECLAMOU…. isso é coisa de um bacural que nao tem o que fazer… humi va reclamar da sujeira que nossa cidade se encontra e nao das coisas da igreja…

  13. carla disse:

    É fim de ano, Natal chegando. Vamos Diego comemorar o nascimento de Jesus, em paz sem bandeira. É tempo de doar , de se dar, compartilhar. Infelizmente ganho apenas um salário mínimo, mas o pouco que tenho faço caridade. Mando entregar compras de supermercado, dou brinquedos, roupas sem as pessoa nunca saber que sou eu que mando. Gente acorde !!!!! Não vamos dar ouvidos a essa hipocrisia,essa fraqueza, essa falta do que fazer… Enfim Robson agradeço pelo espaço.

  14. jardinense disse:

    Então si foi doadas pelo CEFE pq não deram outra cor?

  15. Frescura Pura... disse:

    Triste da nossa querida e amiga Jardim do Seridó com “alguns” desses seus “filhos” que são responsáveis pelo atraso e retrocesso que assola esse município há várias décadas.

    Tantas coisas importantes que deveriam estar em pauta. Mas, ao contrário, alguns continuam a adotarem a carrasca postura de carceireiros dando ênfase a assuntos e comentários de “interesse duvidoso.”

    Meu caro Xerife, enquanto houverem pessoas de “interesse duvidoso” em Jardim do Seridó o que eu posso fazer é dizer: “Descanse em Paz minha querida Jardim, pois alguns dos teus filhos parecem não lhe querer bem.”

  16. Diego goies e antonio neto são bacuraus que misturam as coisas em jardim. Ninguem reclamou quando na festa do sagrado coração de jesus ( em plena campanha politica) o secretario de cultura enfeitou o andor do sagrado coração de jesus de rosas rosa, as cores da candidata do prefeito. Pergunto: pq esses dosi bacuraus incopetentes não viram e reclamaram? só faltava agora eles quererem mandar na igreja.
    Maria da Guia

  17. Milica's disse:

    Diego, deixe de ser alienado, rapaz! Como é que você se presta a usar ou deixar usar o seu nome num post desses. Suportar e aceitar sua opinião política é uma coisa, porém aceitar você descaradamente e ingnorantemente falar de Nossa Senhora é outra coisa. Desculpe, mais você se QUEIMOU AGORA RAPAZ. DEIXE A IGREJA DE FORA DESSA LAMA BACURAL E BICUDA…

  18. jardinense disse:

    Ninguém faz nada da forma inocente, ao decorar o andor de rosas vermelhas estavam fazendo conscientemente uma apologia politico / partidaria ao sistema de oposição. pois tada jardim sabe a politicagem que tem dentro da igreja, liderados pelo conselho paroquial.

  19. jardinense disse:

    quem doaram as flores foi o CEFE, quem é o diretor do cefe? esta rspondido o motivo da decoração, kkkkkk

  20. BV disse:

    Me permita uma sugestão.

    Na próxima festa, que tal FLORES VERDE-ROSA.

    Se as “encarnadas” não agradaram a minoria , umas flores VERDE e ROSA com certeza fará a festa dos descontentes,
    e a alegria da maioria.

    Aí vai ser D+

  21. Maria de Jesus disse:

    Meu DEUS,nunca em minha vida vi isso em Jardim do Seridó, N.S. DA CONCEIÇÃO, ser ornamentada de vermelho, tudo bem, se fosse o Coração de Jesus, eu ficaria calada, mas N.Senhora? não tem nada a ver. Sabe o que é isso Robson? é a politicagem que está existindo em nossa paróquia com esse padre que aí está é um puro politiqueiro, diziam que o padre Joaquim era politiqueiro, nunca, mas esse aí sim, soltador de piadinhas, baixo, etc.só para vc ver, ele não quis celebrar a missa que tinha todos os anos lá na casa do prefeito para a festa do rosário, mas celebrou aniversário de Dr. Edimar dentro do HMDRM que lá é um Hospital politiqueiro, e agora vai celebrar de novo dia 26 de dezembro mais uma missa lá. Ele está indo só nas conversinhas desses bicudos babãos do ECC de Jardim do Seridó. DEIXE QUEM ESTÁ PERDENDO É ELE, QUE OS BACURAUS ESTÃO DEIXANDO ATÉ DE PAGAr o DÍZIMO. QUEREMOS ESSE PADRE FOOOOOOOOOORA DE JARDIM. VÁ COM DEUS, E VENHA MAIS UM QUE NÃO SE ENVOLVA NEM COM A NEM COM B, ATENDA A TODOS COM IGUALDADE.

  22. feiticeira disse:

    Ah povo besta! Coisa de quem não tem o que fazer.

  23. Funcionário do estado. disse:

    e tenho pena destas pessoas ignorantes que não sabem o que é ser igreja e só procura semear o ódio entre as pessoas de fé. Em relção as flores não foi spo alunos do CEFE que ofertaram e sim as próprias diretoras das escolas municipais também ofertaram ramalhetes de flores vermelhas a nossa senhora, pois o que ela quer de cada um de seus filhos é o coração para amar e perdoar. Infelizmente nós somos humanos e vez por outra agimos por impussos e acabamos por ferir e Deus e a sua ireja, como foi o ato talvez inconsciente deste rapaz. Em relação ao último comentário esta nossa irmã MARIA DE JESUS, de Maria ela não tem nada e de Jesus muito menos. Minha filha Maria é nossa intercessora e Jesus é nosso Salvador. Use este nome para dar testemunho de sua fé e não seja uma agitadora. Vá a igreja e pague o dízimo, não pelo Padre, mas porque você precisa como cristão. Se vc não conhece a doutrina de sua igreja não converse besterira.Em relação ao retardado que falou das reuniões do conselho da paróquia, participe de uma reunião para você saber que os assuntos não são fuchicos políticos como vocês estão fazendo para destruir a Igreja, esta igreja que já tem mais de dois mil anos e que vai triunfar até o dia em que o seu criador resolver vir até nós para pessoas com este comportamento alienado possam prestar contas diante do tribunal maior. Vamos rezar pela paz de nossa cidade, já que um padre usou a igreja não pregar o que aprendeu de bom que é o MAOR AO PROXIMO, mas semear a discórdia e intriga partidária.Louvemos a Deus pedindo perdão por nossas faltas.

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Quarta, 21 de Fevereiro de 2018


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter



Calendário

fevereiro 2018
D S T Q Q S S
« jan    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728