Quem sabe de mim, sou eu!

— Robson Pires
26/out/2009

Leitor do blog condena presença de políticos no altar das igrejas. Leia com atenção


Por Robson Pires, em

bibliaPolíticos de todo o Estado têm se aproveitado das festas religiosas na região do Seridó para conquistar o voto do eleitor usando o altar das igrejas. Principalmente, em ano que antecede uma eleição. Atento ao que se passa um leitor do blog mandou os seguintes esclarecimentos que, acredito, merece a atenção de todos:

Quero aqui prestar alguns esclarecimentos, em relação a esta festa de políticos no altar, à luz da Instrução Redemptionis Sacramentum; que foi um documento expedido pela Santa Sé ante os graves abusos litúrgicos ocorridos durante a missa, como estes relatados na presente notícia.

Irei citar o artigo do documento (Instrução Redemptionis Sacramentum) e, logo em seguida, transcreverei uma interpretação resumida do que ele quis dizer.

O Art. 78 diz, em resumo, que: Não se pode relacionar a celebração da Missa com acontecimentos políticos ou profanos, esvaziando-se seu significado autêntico (Ver nº 78 da Instrução Redemptionis Sacramentum).

O Art. 67 diz, em resumo, que: A homilia deve fundamentar-se nos mistérios da salvação e não pode ser esvaziada tratando só de política ou temas profanos (Ver nº 67 da Instrução Redemptionis Sacramentum).

O Art. 11 diz, em resumo, que: A Liturgia seja preservada de elementos de discórdia e de deformação, que causam incerteza na doutrina, dúvida, escândalo e repugnância (Ver nº 11 da Instrução Redemptionis Sacramentum).

O Art. 184 mostra a solução, ao dizer, em resumo: Que deve ser formulada uma queixa por um abuso litúrgico, ante ao Bispo diocesano e ao Ordinário competente ou ante à Santa Sé

Depois de tudo isso, poderíamos perguntar: Estaria a igreja respeitando as suas próprias normas e os seus próprios fiéis???

Leiam atentamente façam as suas próprias conclusões!

Lembro-me, ainda, da palavra de Deus, que denuncia: “Minha casa é uma casa de oração, mas vós fizestes dela um covil de ladrões’”! (Mateus 21,12-13).

Pra não dizerem que distorci a verdade, acessem o site do Vaticano em: http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccdds/documents/rc_con_ccdds_doc_20040423_redemptionis-sacramentum_po.html

Por Rashid Pires


12 Comentários

  1. Marco Aurélio disse:

    Bastaria um Católico consciente para fazer a denúncia à Santa Sé, conforme o Art. 184 do documento citado.

    Mas diante da notoriedade do caso, já não é mais preciso nem denunciar!

  2. João Alfredo disse:

    Será que o povo estudou este documento?

    Ou ao menos leu?

    Só gostei mesmo do versículo:

    “Minha casa é uma casa de oração, mas vós fizestes dela um covil de ladrões’”! (Mateus 21,12-13).

  3. Augusto disse:

    esse caba mata a cobra e ainda mostra o pau.

    deve ser quase um pade pra saber disso tudo

  4. É isso mesmo politica e igreja não podem e nem devem se misturar!
    Mas a ALOPRADA que pensa em ser dona do RN ela não tem nemhum ESCRUPULOS pensa ela por ser governadora deve fazer o que quiser nos altar das igrejas do RN, aqui em Currais Novos ela queria casar e batizar, pegou CARONA até em SANTANA e prometeu que o problema da falta de àgua ela resolveria ( VILMA DE FARIAS) ela enganou até a nossa padroeira, imagine o povo! so não subiu em caicó nós aqui podemos vé a ultima novena da festa em caicó e o bispo don delson soube separar as coisas, parabens a ele.

  5. Analista disse:

    Valeu Joao Alfredo

    tambem gostei da palavra

    “Minha casa é uma casa de oração, mas vós fizestes dela um covil de ladrões’”! (Mateus 21,12-13).

  6. ANA disse:

    ISSO É UMA VERGONHA, MAIS INFEZLISMENTE A IGREJA ESTA DE ACORDO.
    SABER PQ SENAO OS POLITICOS NAO AJUDAM AS FESTAS DE PADROEIRAS. ISSO É O FIM DO MUNDO. TODOS ESTAO COMPROMETIDOS

  7. xerife, aconteceu um caso aqui em Caicó, não sei como a imprensa, não tomou conhecimento. Um casal daqui que convive há vários anos, inclusive , já tem netos, mais, não são casados na igreja, pois o Padre Antenor não deu a comunhão. E pq ele dá a vilma maria que é amasiada?

  8. Ivanberg Moreira disse:

    Parabéns pelo esclarecimento Rashid!

    E realmente, os católicos, nós não conhecemos as nossas doutrinas, por isso que nós somos tão criticados.

    Temos a Bíblia e o Catecismo da Igreja Católica (o original, não aquele resumo que recebemos qdo vamos estudar para fazer a primeira comunhão) que deveríamos ler, e seguir… assim como nossa Constituição.

    Vamos ver no quê isso vai dar!

  9. Raimundo Silvino- Caicó RN disse:

    Como reclamar ao Bispo? Eu não acredito que na Diocese de Caicó, uma das menores territorialmente no Brasil, o Senhor Bispo não tenha conhecimento daquilo que acontece sob a sua jurisdição. Acontece quê, em nome dum tal relacionamento institucional (lê-se contribuição financeira) os políticos que usam dinheiro público para as “festas religiosas” teem deitado e rolado nos templos que JESUS imaginou estarem livres dos vendelhões.

  10. Francisco Brito disse:

    Caro Rachid;
    Pelo visto o Doutor é especialista em direito canônico! Parabéns.
    Quanto aos políticos resumo meus comentários, são mercadores de promessas e buscam em qualquer palanque, ou espaço, mesmo impróprio ao mercantilismo apregoarem suas mercadorias. Entendo que quem deveria atentar para o “Redemptionis Sacramentum” seria as autoridades eclesiásticas que permitem estas heresias, sabe-se lá com quais intenções, e ainda lhes reservam as primeiras fileiras da igreja. Aqueles mercenários do poder, sequer, respeitam as Leis eleitorais que eles mesmo editam!

  11. Damião disse:

    Seu comentário está aguardando aprovação. Obrigado!
    Não vejo nada de errado Fariseus frequentarem a igreja, desde que abstenham-se de fazer discurso, ademais onde fica o direito de ir e vir? Questionamento no mínimo hipócrita, não vejo nada de mais político-fariseus frequentarem as igrejas, nada de errado. Sabe o que é errado? Usar dinheiro do povo para viajar para o exterior e levar a família junto, aí sim é desperdício de dinheiro…nosso por sinal e alguns dos senhores votaram nestes políticos infiltrados dentro de igrejas! É redundante falar da importância dos blogues, embora tem político na região do Seridó que não dê credibilade…Deixe os cristãos-batizados fazerem sua profissão de “fé” é fédemais, não perdem uma procissão, fretam helicópteros, avião e sempre chegam na hora exata…

  12. Rashid Pires disse:

    Agradeço a todos os irmãos Católicos que, através dos seus comentários, foram solidários aos esclarecimentos por mim prestados.

    Saibam que toda a minha explicação só teve um cuidado: a salvação das almas e a preservação da nossa Igreja, que é por origem Santa, vez que o fundador é Jesus Cristo.

    Peço oração de todos em favor da conversão do clero!

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Sábado, 25 de Novembro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930