Quem sabe de mim sou eu!
Robson Pires
19/set/2008
ás 20:47
Publicado por Robson Pires na categoria

Lula e Wilma Inauguraram a Termoaçu que vai produzir mais da metade da energia do Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a governadora Wilma de Faria inauguraram nesta sexta-feira (19), através de videoconferência em solenidade ocorrida na Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), em Mossoró, a usina termelétrica Termoaçu. Com a inauguração, o Rio Grande do Norte deu o passo decisivo para se tornar auto-suficiente na geração de energia elétrica. A usina tem capacidade de produzir 320 megawatts de energia elétrica, mais da metade da necessidade de consumo do Estado, que é de 600 megawatts. Ao se somar com as novas usinas eólicas que estão sendo implantadas no litoral potiguar, o Estado passará a exportar o excedente de energia e se libertará da condição de importador.

Ao encontrar a obra da Termoaçu paralisada, no início da sua primeira gestão, a governadora Wilma de Faria intercedeu junto ao governo federal para que o empreendimento tivesse continuidade. Agora a obra se concretiza, representando um investimento de R$ 735 milhões da Petrobras e do grupo Iberdrola. A eletricidade gerada atenderá aos clientes da Cosern e da Companhia Elétrica da Bahia (Coelba), além da própria Petrobras, já que o vapor será utilizado para a injeção contínua em poços de extração de petróleo, possibilitando o aumento na produção de petróleo em 12.000 barris por dia.

De acordo com a Petrobras, na construção da usina, durante o período de pico, foram gerados 2.300 postos de trabalhos diretos, dos quais 1.100 ocupados por trabalhadores do Vale do Açu e de outras regiões do Estado. A termelétrica está autorizada a operar comercialmente desde o dia 10 de setembro. Inicialmente a usina produzirá energia a partir do gás natural extraído no Rio Grande do Norte e no Ceará, que produzem atualmente 1,3 milhão de metros cúbicos/dia. A partir de dezembro, a usina poderá ser abastecida também de Gás Natural Liquefeito (GNL).

“A exploração de petróleo e gás, como já ocorre em nosso território, insere o Rio Grande do Norte no seleto grupo de estados brasileiros produtores de energia?, lembra a governadora Wilma de Faria, ressaltando que a Termoaçu e as usinas eólicas, juntas, irão produzir 600 megawatts de energia elétrica. Ela lembrou ainda que a garantia de que há produção estável e energia disponível no Rio Grande do Norte dará confiabilidade aos investidores que desejem expandir seus negócios, pois elimina o risco de apagões.

Acompanharam o presidente Lula e a governadora Wilma de Faria na solenidade, os ministros Fernando Haddad (Educação) e Edison Lobão (Minas e Energia), além do presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli e da governadora Wilma de Faria. Participaram ainda da solenidade o presidente do Congresso Nacional, Garibaldi Alves, os deputados federais Sandra Rosado, Henrique Eduardo Alves, Betinho Rosado, secretários de Estado, dirigentes da Petrobras, o reitor Milton Marques, funcionários e alunos da Ufersa.


3 Comentários

  1. MURICI disse:

    O Lula da Silva, inaugurou o Muro da UFERSA, pois a Universidade já havia sido inaugurada ha 40 anos atrás pelo finado Dix-hit Rosado tendo na presidencia o General Figueiredo.

  2. Alguém que gosta de observar disse:

    Engraçado né Xerife, ninguém fez comentários a respeito da refinaria e da inauguração da Termoaçu. Só sabem criticar o governo de Vilma e de Lula, mas na hora de reconhecer um beneficio trazido para nós ninguém se manifesta. Parabéns ao RN por essa conquista.

  3. Ana Clara disse:

    E verdade. Que bom seria se as pessoas observassem e falassem das coisas boas que são construidas. E uma pena que esse tipo de reportagem dá pouco ibope. Isso mostra o quanto precisamos crescer em educação, em cultura bem como nas questões voltadas a valorização das pessoas e na melhoria da qualidade de vida. É fácil criticar, atirar pedras… principalmente em quem é lider, é gestor… mas enaltecer.?
    Por isso, parabéns ao nosso Estado, a governadora Wilma, ao nosso Presidente, s todos norte-riograndenses e, ao seu blog, que também tem espaço para informar e divulgar as noticias de forma imparcial.
    Abraços!

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Domingo, 22 de Outubro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031