Mais de 30 mil agricultores no estado devem aos bancos

“A anistia das dívidas rurais é a única alternativa para que os agricultores do RN voltem a produzir”.

A afirmação é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte, José Álvares Vieira, concordando com a proposta apresentada pela senadora Rosalba Ciarlini na tribuna do Senado e reiterada na reunião da bancada do Nordeste com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), nesta quarta-feira.

Segundo Álvares, os débitos estão deixando os trabalhadores desassossegados. “O produtor precisa ter condições financeiras e psicológicas para produzir”, ressalta, dizendo que embora os bancos não informem o montante da dívida, mais de 30 mil agricultores tomaram empréstimo e não estão conseguindo pagá-lo, somente no Rio Grande do Norte.

Para Rosalba, além do perdão das dívidas, o governo deve suspender, imediatamente, as execuções judiciais. “Muitos agricultores estão perdendo suas pequenas propriedades porque não estão pagando o financiamento aos bancos”, reforça, citando como exemplo das dificuldades enfrentadas pelos produtores, as enchentes no Vale do Açu nos últimos cinco anos.

Durante a reunião que ocorreu na Câmara dos Deputados, a senadora também conversou com o vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Fábio Meireles Filho, colocando-se à disposição da entidade para as buscas de soluções para o setor.

Nos últimos 20 anos, os nordestinos atravessaram nove secas e três grandes enchentes. Só na região do semi-árido estão 33% dos brasileiros, sendo que nove milhões moram na zona rural.

Foto: Vice-presidente da CNA, Fabio Meireles, presidente da Federação da Agricultura RN, José Álvares, e a senadora Rosalba Ciarlini

Uma resposta

  1. Sempre foi dessa forma, devem e não pagam. O pior é que o pequeno produtor rural sofre muito para conseguir crédito (aval/garantia/documentação). O.s que devem mesmo são aqueles que tem
    propriedades rurais(empresários/comerciantes) só para pegar dinheiro barato e investir noutros negócios ou simplesmente agiotar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias