MP quer acabar com nepotismo na Prefeitura e na Câmara de Serra Negra do Norte

A Promotoria de Justiça da comarca de Serra Negra do Norte solicitou ao prefeito e ao presidente da Câmara de Vereadores que adotem medidas para coibir a prática de nepotismo no município. O pedido faz parte de duas recomendações publicadas nesta quarta-feira (12), nas quais o Ministério Público do Rio Grande do Norte define o prazo de 10 dias úteis para que os gestores municipais exonerem as pessoas que possuam relação familiar ou de parentesco até o terceiro grau com prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, procurador-geral do município, vereadores e qualquer outro cargo comissionado do Poder Executivo ou Legislativo.

Nas recomendações, o promotor de Justiça esclarece que “a investidura de pessoas que detenham vínculo de parentesco, com os mencionados agentes políticos em cargo comissionado ou função gratificada, de estagiário, bolsista, ou empregado terceirizado, revela favorecimento intolerável em razão do princípio da impessoalidade”.

Dessa forma, para evitar “manobras” de favorecimento por meio de contratação de parentes utilizando empresas terceirizadas, o Ministério Público pede também que o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores comuniquem às empresas a necessidade de rescisão imediata de contratos de trabalho com pessoas que apresentem algum grau de parentesco com os gestores municipais, configurando nepotismo. Além disso, devem ser rescindidos contratos, mesmo de caráter temporário, de estagiários e bolsistas.

Para as próximas contratações para cargo comissionado, estagiário, bolsista ou designação para função gratificada fica recomendado, ainda, que os interessados apresentem declaração escrita de que não possuem relação familiar ou de parentesco com os gestores municipais.

Confira aqui as recomendações.

3 respostas

  1. E EM MACAÍBA?
    NESSA CIDADE AS LEIS SÃO DIFERENTES?
    O PREFEITO TEM IRMÃO, IRMÃ, PRIMA… GATOS E CACHORROS EM CARGOS COMISSIONADOS… ISSO SEM FALAR EM NEPOTISMO CRUZADO, ONDE PESSOAS DO JUDICIÁRIO E VEREADORES TEM PARENTES NOMEADOS… EM OUTRAS CIDADES NÃO PODE… EM MACAÍBA, TUDO PODE!?

  2. E tem muito por lá. Fora a perseguição que existe com os servidores efetivos do município. Está um caso SÉRIO. Como eles mesmo falam, agora é outra história. E eu complemento, para muito pior!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias

Paulinho Freire: Não basta ter Nina

Era esperado um desempenho bem melhor do Candidato a Deputado Federal Paulinho Freire nas duas pesquisas divulgadas ontem (16): DataVero e AgoraSei. Paulinho ficou distante

Leia Mais