Quem sabe de mim sou eu!
Robson Pires
10/mar/2009
ás 22:23
Publicado por Robson Pires na categoria

Nenhum açude do Seridó monitorado pelo DNOCS ainda sangrou

Os açudes do Seridó superaram 50% de sua capacidade de armazenamento ainda em fevereiro. No entanto, nenhum açude da região Seridó sangrou. Os dados são do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) vinculado ao Ministério da Integração Nacional. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) registrou a sangria de sete açudes no Rio Grande do Norte. Nenhum deles no Seridó.

O açude Cruzeta está com 58% de sua capacidade. Atualmente armazena cerca de 20 milhões de metros cúbicos e possui capacidade de 35 milhões. Com volume atual de 56 milhões de metros cúbicos e capacidade máxima de 81 milhões, o açude Itans em Caicó (na foto) atingiu 68% de sua capacidade. Enquanto o Gargalheiras, açude localizado em Acari, está com 70% de sua capacidade. O volume atual armazenado é de 28 milhões e a capacidade de armanezamento é de 40 milhões de metros cúbicos. Localizado no município de São João do Sabugi, o açude Sabugi com capacidade de armazenar 66 milhões atingiu cerca de 66% de sua capacidade máxima com volume atual de 43 milhões de metros cúbicos.

O reservatório Zangalheiras, localizado em Jardim do Seridó, possui capacidade máxima de 7 milhões de metros cúbicos. O volume atual do açude é de apenas 4 milhões de metros cúbicos. O zangalheiras atingiu 61% de sua capacidade máxima de armazenamento. Enquanto, o açude Mundo Novo em Caicó atingiu apenas 56% de sua capacidade. O açude possui capacidade máxima de 3 milhões de metros cúbicos e armazenava até a última quinta-feira (05/03) cerca de 2 milhões de metros cúbicos.

O açude Currais Novos com capacidade máxima de três milhões de metros cúbicos, armazenava até a última quinta-feira (05/03) cerca de dois milhões de metros cúbicos e atingiu 57% de sua capacidade. O açude Dourado localizado também em Currais Novos e com capacidade de armazenar dez milhões de metros cúbicos atingiu 80% da capacidade máxima de armazenamento. Até a última quinta-feira, o reservatório armazenava cerca de nove milhões. De acordo com o engenheiro de monitoramento do DNOCS Aldo José, falta apenas 70 centímetros para que o reservatório comece a sangrar.

O aumento do volume dos reservatórios do Seridó não representa nem 3% em relação a última análise. O aumento reduzido no volume dos reservatórios se deve as chuvas de pouca intensidade em todo Rio Grande do Norte. Segundo dados da Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN), o final de semana foi de pouca chuva em todo o estado. Choveu apenas em seis municípios. As chuvas fortes que caíram no início de março deram lugar às pancadas de chuvas em alguns municípios do estado.

A previsão de chuvas para o inverno de 2009 no semiárido do Rio Grande do Norte é de normal a acima da média. A Emparn divulgou que entre os meses de janeiro a março de 2009, a média de chuvas seria em torno de 600 milimetros. Média que corresponde aos valores históricos registrados no mesmo período em outros anos. No Rio Grande do Norte, o clima semiárido predomina em 92% do território, enquanto 8% equivale à faixa litorânea leste.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) registrou a sangria de sete açudes no estado. A Semarh monitora 46 reservatórios em todo o estado com capacidade acima de cinco milhões de metros cúbicos. Sete deles estão sangrando: Beldroega no município de Paraú, Novo Angicos em Angicos, Riacho da Cruz, no município de Riacho da Cruz, Passagem em Rodolfo Fernandes, Encanto no município de Encanto, Pataxó localizado em Ipanguaçu e Mendubim em Assu. Segundo dados do DNOCS, o açude Pataxó com capacidade máxima de 25 milhões de metros cúbicos está sangrando desde o dia 03 de março. Enquanto, o açude Mendubim que possui capacidade de armazenar até 76 milhões atingiu 100% de sua capacidade máxima de armazenamento.
Fonte: Semarh/Diário de Natal


Nenhum Comentário Até o Momento, Seja o Primeiro a Comentar!

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Terça, 17 de Outubro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031