Neste sábado (30), será assinado o convênio do Edital de Leite e Derivados em Currais Novos

O queijo artesanal do RN é referência no Nordeste e em todo país. Mas, nem todas as queijeiras do Estado estão de acordo com a legislação sanitária vigente, o que gera uma insegurança em relação a comercialização dessas iguarias, bem como os riscos relacionados a higiene destes alimentos.

Por isso, o Edital de Leite e Derivados foi lançado pelo Governo do RN, numa inciativa da Secretaria de Agricultura e do Governo Cidadão – com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial – visando adequá-las, tirando essas queijeiras da informalidade.

Ação que faz parte do Projeto de Fortalecimento da Pecuária Leiteira no RN e que teve um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões (via Governo Cidadão), em produção de feno, ampliação da área de produção de Palma Forrageira, incentivo a conservação de forragem,  melhoria da qualidade do leite,  melhoramento genético do rebanho bovino e caprino leiteiro. Iniciativas que refletem substancialmente na produção das queijeiras.

Neste sábado (30), será assinado o convêniopara que sejam disponibilizados os recursos na ordem de R$ 23 milhões para beneficiar organizações produtivas, na Câmara Municipal de Currais Novos.

Especificamente para o Território do Seridó, com a assinatura do convênio, o edital fará a estruturação das agroindústrias (queijeiras), de propriedade de agricultores familiares ligados a uma cooperativa da agricultura familiar, com vistas à regularização junto aos órgãos de inspeção sanitária, obtendo o selo de inspeção sanitária, junto ao Serviço de Inspeção Municipal, ao Instituto de Defesa e Inspeção Sanitária – IDIARN ou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, através da adequação da estrutura física do empreendimento, aquisição de máquinas e equipamentos, logística de transporte, comercialização e capacitação.

Serão atendidas oito organizações entre fábricas de laticínios e queijeiras, pertencentes a organizações da agricultura familiar que impactará num total 380 agricultores familiares e suas famílias, bem como os produtores de leite de leite no entorno de cada uma das unidades.

No Seridó serão atendidas duas cooperativas num total de 39 (trinta e nove) queijeiras na região, com grande impacto na produção desta região.

Ainda serão investidos em subprojetos dos quatro territórios: Açu-Mossoró, Agreste Litoral Sul, Sertão Central Litoral Norte e Sertão do Apodi.

LEI DO QUEIJO POTIGUAR

A lei Nivardo Mello – Lei do Queijos e Manteigas Artesanais no Rio Grande do Norte –  pioneira no Brasil no que concerne a regulamentação, foi sancionada pelo governador Robinson Faria em agosto de 2017, para contemplar mais de 300 queijeiras do estado – que produzem o queijo de forma artesanal, e vão poder comercializar o produto dentro das normas vigentes –  impulsionando o trabalho dos pequenos produtores e consequentemente a economia como um todo.

De acordo com esta lei, é reconhecido por queijo artesanal, aquele produzido com leite cru, coalho e sal marinho, respeitados os métodos tradicionais, culturais e regionais. Já a manteiga da terra ou de garrafa, é reconhecida aquela produzida com nata e sal.

O projeto de autoria do deputado estadual Hermano Morais (PMDB) foi aprovado por unanimidade, sem vetos.

RECONHECIMENTO

Essa legislação é reconhecida pela Rede InternacionalSlow Food, uma organização global de base, fundada em 1989 com o objetivo de impedir o desaparecimento das tradições e das culturas alimentares locais, contrastar o ritmo frenético de vida e a diminuição do interesse das pessoas por sua comida e a origem da mesma, e divulgar como as nossas escolhas alimentares podem afetar o resto do mundo.

Slow Food legislação reconhece a lei potiguar como incentivadora a outros estados a produzirem leis específicas de acordo com suas realidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias

Alerta amarelo de chuva para o RN

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta amarelo de chuvas intensas no Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. O alerta amarelo significa

Leia Mais