Os encantos de Baía Formosa na 9ª edição do Festival Gastronômico

No último fim de semana, entre os dias 12 e 14, aconteceu em Baía Formosa o Festival Gastronômico do município. A 9ª edição contou com oficinas culinárias na Cozinha Show apresentados por chefs de todo Brasil, além de atrações musicais e a feira de artesanato que movimentou os três dias de programação.

O Festival Gastronômico atraiu moradores, turistas e comerciantes, como seu Ademar Galvão (58), que tem um quiosque há vinte anos próximo ao mirante da praia. “Um evento como esse nos ajuda a sair da estagnação econômica, além de divulgar nossa cidade para o mundo”, ressalta.

Os chefs Thiago Gomes e Joseane Paixão trouxeram para a apresentação alguns mitos e verdades sobre os alimentos. Já a chef Simone Grazy, formada pela Faculdade Internacional da Paraíba, em sua primeira vez na praia de Baía Formosa se diz “encantada com o lugar” e trouxe o prato Fettuccine Del Mare, inspirado na atividade pesqueira local.

Nesse ano, o Festival se uniu aos artesãos que puderam expor peças variadas como roupas de crochê, utensílios para a casa ou pinturas nos estandes da feirinha.

Dina Paiva (67), artista plástica desde os 6 anos e há trinta residente no RN, pela primeira vez exibiu suas obras na feirinha de artesanato do Festival. A gaúcha enfatiza a importância de enaltecer a arte local: “Existem grandes artistas em Baía Formosa, tem muita gente boa trabalhando aqui e precisamos divulgar esses talentos”.

“O Festival incentiva o turismo, a gastronomia local e valoriza o que o Rio Grande de Norte tem de melhor que é seu povo. Um evento como esse auxilia na economia e engrandece nosso Estado”, destaca o secretário de Turismo, Ruy Gaspar.

Para Vagner Araújo, Secretário da Sethas e Coordenador do Governo Cidadão, apoiar eventos que disseminam a cultura popular é importante não só para o turismo, mas para geração de emprego. “Baía Formosa é um destino ainda pouco desbravado e a gastronomia é um aliado que está incrementando o turismo da região”, disse.

O evento é uma realização da Secretaria do Turismo do Rio Grande do Norte (Setur) e prefeitura de Baía Formosa, com recursos do Projeto Governo Cidadão via Acordo de Empréstimo com Banco Mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias