Os perigos da depressão pós-parto alertam para tratamento imediato

A chegada de uma criança reflete em novas responsabilidades que fazem parte da realidade das mulheres gestantes e em fase de puerpério, que é o período após o parto.

‘‘As mudanças relacionadas à gravidez e outras alterações fisiológicas aumentam o risco de recorrência ou de transtornos mentais’’, esclarece Dr João Marcos Meneses, ginecologista obstetra do Hapvida Saúde.

Uma em cada quatro mulheres no Brasil são acometidas pela depressão pós-parto.  Os dados são de uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e publicada na revista científica Journal of Affective Disorders, em abril de 2016.

Os sintomas podem se apresentar de várias maneiras e em diferentes graus, como explica o ginecologista obstetra. ‘‘Os mais comuns são: instabilidade emocional, insônia, choro, depressão, ansiedade, má concentração, irritabilidade, perda de apetite e perda de concentração’’.

A recusa em amamentar e olhar para criança, dificuldade de acompanhar a rotina e negligência nos cuidados também faz parte dos sintomas. O cuidado da família é essencial para que a mulher não sofra mais e evite danos à saúde do bebê.

O tratamento feito com especialistas é necessário, como recomenda o ginecologista. ‘‘O acompanhamento de equipe médica especializada (psiquiatra e psicoterapeuta) é fundamental para o benefício da saúde da mulher e do bebê’’, recomenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias