Quem sabe de mim, sou eu!

— Robson Pires
18/nov/2008

Parelhas comemora Dia da Consciência Negra


Por Robson Pires, em

No último dia 15 de novembro, os moradores da comunidade quilombola Boa Vista dos Negros, em Parelhas, vivenciaram uma programação especial. A data foi marcada pela comemoração antecipada do Dia da Consciência Negra, nacionalmente festejado no dia 20. Durante todo o dia foram realizadas oficinas, exposições, almoço de confraternização, apresentações, mesa-redonda, palestra e desfiles para a escolha da beleza negra local. O trabalho foi uma realização da Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social- CRAS/Casa das Famílias.

Dentre as apresentações realizadas durante o evento, o grupo de dança composto por homens da comunidade se destacou. O ritmo tradicional conhecido por Espontão, é um estilo passado de pai para filho que mostra vários passos diferentes do habitual.

O grupo de dança ‘quilombinhos’, formado por crianças da comunidade, e grupos de percussão composto por jovens e adultos, também animaram o evento, que no final reuniu garotos e garotas num desfile para a escolha da beleza negra.

Os moradores da comunidade já foram contemplados com diversos cursos através da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o CRAS/Casa das Famílias, dentre eles de corte e costura e informática. O local já possui dois computadores, doados pela Prefeitura e Câmara Municipal, máquinas de costura e recentemente recebeu, através do Ministério da Cultura, novos instrumentos musicais e calçados.

20 de novembro foi o dia escolhido como marco da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 em homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695.

Marisa Trindade

Assessora de Comunicação

Prefeitura Municipal de Parelhas

(84) 9928-1866


2 Comentários

  1. Meu abraço fraterno e parabéns a todos que fazem parte da Comunidade Quilombola Boa Vista.

  2. sou admiradora desse movimento q/ chamamos aqui em Jardim de os negros do rosário.E a presença da comunidade da Boa Vista q/ nos presenteia com sua vinda todo final de ano aqui p/ Jardim só nos enche de alegria e acima de tudo eles trazem toda simplicidade e beleza q/ a cultura negra representa. Sempre me emociono muito ao vê-los dançar.Quero antacipadamente agradecer pele presença q/ tanto nos enche os olhos de tamanha beleza e grandeza cultural q/ se une aos nossos aqui de Jardim,e parabeniza-los pelo povo lindo q/ são.Um abraço a todos e até a festa de Nossa Senhora do Rosário!

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Segunda, 20 de Novembro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930