PEC dos vereadores: volta tudo de novo e suplentes de Caicó poderão ser empossados

Juizes eleitorais poderão diplomar suplentes sem interferência do TRE.

Os juízes das zonas eleitorais serão os responsáveis por decidirem a diplomação ou não dos suplentes de vereadores que podem ser beneficiados com a aprovação da PEC dos Vereadores, aprovada no Congresso. O TRE do estado repassou, nesta terça-feira (29), às câmaras municipais, juizes e chefes de cartórios eleitorais ofício com o posicionamento do TSE, que defende o aumento do número de vereadores apenas em 2012. No entanto, como as eleições foram municipais, não haverá interferência do TRE.

O Tribunal Superior Eleitoral encaminhou, na segunda-feira (28), o ofício com a posição da Corte, de que seria necessária a aprovação da alteração da lei até junho de 2008 para que a PEC tivesse validade para as atuais legislaturas municipais. O documento está sendo encaminhado pelo TRE também para os prefeitos e presidentes de câmaras municipais.

“Posicionamento do TSE é que não se aplica nesta legislatura atual, a Emenda Constitucional 58, que amplia o número de vereadores. Assim como no ofício do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Britto, em seu comunicado não interferiu na esfera da autonomia interpretativa dos tribunais regionais, o TRE do Rio Grande do Norte também respeitará a autonomia dos juízes eleitorais”, explicou o presidente da Corte potiguar, desembargador Expedito Ferreira, através da assessoria de imprensa.

No caso de Caicó a Câmara Municipal deverá aumentar de 10 para 15 o número de vereadores. Resta saber quem serão os novos vereadores por causa do coeficiente eleitoral. A princípio os nomes seriam: José Teixeira, Paulo Roque, Alysson Gurgel, Sargento James e Pastor Elias. Porém, existem dúvidas.

Ô novela!

2 respostas

  1. Xerife e Prezados leitores deste conceituado blog, ainda não vi, li ou ouvi um comentário sequer, seja nos meios de comunicação ou em conversas com amigos, favorável a esta matéria.
    Cabe, então, a pergunta: A DEMOCRACIA É OU NÃO O GOVERNO DO POVO, PELO POVO E PARA O POVO?
    Amigos, esta DEMOCRACIA que temos aí, não nos serve…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias