Pesquisa na PB resulta em sorvete a base de inhame, sem glúten e sem lactose

Sorvete a base de inhame. A expressão parece estranha, afinal, o tubérculo não tem nenhuma relação com o leite, ingrediente geralmente utilizado na receita. No entanto, a ideia desenvolvida por uma estudante e por uma professora do curso de Tecnologia de Alimentos, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), resultou em um produto livre de lactose e de glúten, além de ser uma boa fonte de proteínas, ter baixo valor calórico e, segundo as inventoras, ser saboroso.

Após realizarem projetos em pequenas comunidades de agricultores, no município do Conde, elas perceberam que o inhame era um produto subutilizado e que, por isso, seu cultivo não rendia tantos lucros. Com alto valor nutricional e rico em cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do complexo B, esse produto é consumido, principalmente, cozinhado, sem passar por processos de industrialização.

Além disso, as propriedades espessante, estabilizante e emulsificante do produto chamaram a atenção da professora Kettelin Arbos, já que essas características o colocam como um possível substituto para fontes de gordura e demais ingredientes em muitos preparos. “Foi aí que surgiu a vontade de desenvolver produtos a base de inhame. Considerando que o nosso clima é próprio para o consumo de sorvetes e, ainda, que há uma apelo e uma demanda crescente por produtos isentos de lactose e glúten e com alto valor proteico”, destacou a professora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias