Quem sabe de mim sou eu!
Robson Pires
06/mar/2009
ás 20:08
Publicado por Robson Pires na categoria

Polêmica: Arcebispo excomunga médico que fez aborto em criança de 9 anos estuprada pelo padastro

O arcebispo de Recife e Olinda, dom José Cardoso Sobrinho (foto), excomungou um médico e a mãe da menina de 9 anos que foi estuprada pelo padrasto na cidade de Alagoinha, em Pernambuco.

O médico que fez a cirurgia foi excomungado por ter interrompido a gravidez da menina de 9 anos, que esperava não apenas um filho, mas dois. E a mãe da menina foi também excomungada por ter concordado com o aborto.

O arcebispo disse que o aborto é muito pior do que o estupro.

O sacerdote afirmou ainda que o padrasto não merece ser excomungado.

“Não, absolutamente, o padrasto não deve ser excomungado pela Igreja Católica. Não fui eu que excomunguei as pessoas envolvidas com o aborto. O aborto é um crime que está previsto nas leis da Igreja, no código aprovado pelo papa. Essa é a penalidade da Igreja”, afirmou Sobrinho, em entrevista à imprensa.

O presidente Lula criticou a decisão da Igreja. “Não é possível permitir que uma menina estuprada pelo padrasto tenha dois filhos. Até porque a menina corria risco de morte. Nesse aspecto, a medicina está mais correta que a Igreja”, afirmou hoje o presidente.

Segundo os médicos que atenderam a vítima, a menina poderia morrer caso a gravidez não fosse interrompida.

O médico Rivaldo Mendes de Albuquerque disse que o religioso não foi “misericordioso” com a menina.

“Tenho pena do nosso arcebispo, que não conseguiu ser misericordioso com o sofrimento de uma criança inocente, desnutrida, franzina, em risco de vida, que sofre violência desde os seus seis anos”, afirmou o médico responsável pela cirurgia.

A excomunhão é a penalidade máxima prevista Igreja Católica. Com ela, os penalizados ficam impedidos de participar de qualquer sacramento, como receber eucaristia e o casamento, por exemplo. Contudo, o excomungado não está banido de participar de celebrações da Igreja, como missas.

O que vocês acham do assunto polêmico? Opinem…


29 Comentários

  1. A AUTORIDADE disse:

    Sheriff,

    Que Deus tenha misericórdia do arcebispo de Recife/Olinda…com a absoluta certeza, o Todo-Poderoso, na sua infinita bondade e benevolência, de fato,já deu o perdão a todos aqueles que foram excomungados.
    Tem gente que faz muito pior, inclusive Padres da igreja católica, mas continuam ai…o que prevalece é a justiça Divina.

    Abração e bom FDS!

  2. Gedyn Santos disse:

    Xerife, difícil mesmo é saber onde estava a cabeça deste Arcebispo quando excomungou o Médico e a Mãe, e relatou não ter motivos pra Excomungar o Criminoso. Então interromper a Vida Infantil de uma Criança, Impedir ela de ter uma vida normal, frequentar a escola integralmente, e fazer com que ela pule de Criança para ma MÃE, e mais de dois filhos.
    Como dizem: ” Onde vamos parar ?”
    O Fato é que o ato de Excomungar num foi o Ascebispo que inventou, mas as vezes é preciso deixar a Justiça dos Homens falar.
    Pelo menos essa é a minha Opinião.
    Falo aqui como um lêigo no assunto, só disse o que eu achei ao saber do acontecido.
    Desde ja Parabéns pelo trabalho exercido no Blog.
    É de 1ª Qualidade.
    Sucesso !

  3. Somente num País com o nosso ainda se vê algo tão absurdo! De onde a Igreja tira tampo poder assim? Se esse “DEUS” Arcebispo tivesse uma netinha de 9 anos de idade e esta fosse abusada sexualmente, vindo a engravidar de gêmeos!!!, será que ele excomungaria um médico que livrasse a menina da morte? DUVIDO! É pura demagogia e insensatez de uns poucos fundamentalistas e arcáicos religiosos que vêem na Igreja um veículo de retrocesso e de conservadorismo imbecil. Se eu fosse o médico que operou a menina, já tinha escomungado esse Bispo. E tenho dito!

  4. Ray disse:

    Esse Bispo é muito severo para falar isso.
    Nome meu ponto de vista pessoal, ele deveria condenar por palavras o padastro. Esse sim que amolesou uma inocente. Agora vem o Bispo condenar o médico que só fez o bem para esta inocente.

    Fez tudo certo. O Deus estar vendo´isso, e só ele tem o poder de julgar.

    Ray

  5. mario disse:

    Sérá que a igreja ia cria esta criança.

  6. mario disse:

    pior faz os politicos.

  7. cristina aquila disse:

    esse arcebispo vive na idade média é?? isso é inconcebível!! manda o padrasto da criança estuprar ele tb todo dia por 3 anos pra vê se ele não é a favor da pena de morte… aliás, eu acho q ele mataria o sujeito com as próprias mãos…

  8. Momosaaaao disse:

    ai ele ainda diz q nao tem motivos para excomungar o estuprador….
    vai entender.

  9. Thunder disse:

    Ele devia estudar um pouco anatomia, ver que o desenvolvimento do corpo desta criança de 9 anos não está completo e que levar essa gravidez a frente pode matar a mãe e os embrioes ou fetos dependendo do tempo de gravidez. O arcebispo excomungou o médico que salvou a vida da criança de 9 anos, realizando o aborto legal, previsto em lei, porque ele nao excomunga o tampo que fez isso com a criança, porque ele nao excomunga os que cometem crimes barbáros?

  10. Karol disse:

    Por isso que a igreja catolica está cada vez mais perdendo seus fieis!

  11. Vai doer!!! disse:

    Se o proprio Deus mandou-nos dominar o mundo , então está na hora de bispos retrógrados como este se recolherem em algum retiro ou se aposetarem do seu poder maléfico ao desenvolvimento humano. Sou católico e sei que isto parte de uma minoria da igreja , não se corta um pé de manga só por ele produzir uma fruta podre. Mas se por acaso a cúpula da igreja resolver apoiar o bispo paciencia , eu mesmo irei me escomungar.

  12. Andressa Santos disse:

    Acredito em DEUS!! A justiça divina não falha!

  13. Geildo Dantas disse:

    Caro Robson, o que esse arcebispo fez é um absurdo, quer dizer que em salvar a vida de uma criança de 9 anos que tava correndo risco de vida, é motivo pra ser excumungado, mas fazer uma atrocidade que é estrupar uma criança desde seus seis anos, e ainda mais, ela sendo a entiada dele não é motivo? Como a “Karol” disse anteriormente, é por isso que a igreja nao para de perder fieis!!

  14. Celma Sena disse:

    Todo o Brasil está revoltado com essa atitude injusta do arcebispo que não pensou na vida da crianca. Para ele os bebes eram mais importantes do que a vida da crianca. O médico fez o dever e não deveria jamais receber este tipo de atitude em troca. Espero que o arcebispo repense sobre seus atos, que por sinal provocou um manifestacao em todoo Brasil.

  15. Marcia Mota disse:

    Quer dizer que o bispo queria que morresse os tres, mãe e filhos. Me poupe!

  16. Jaelson - Barra do Garças - MT disse:

    O problema é que as pessoas acham que ter uma religião é ser hipócrita e não ter compromisso com a Igj a qual pertence. Querem só “oba oba”… Não quero julgar ninguém, mas um erro não justifica outro. SIM a vida e Não a MORTE.

  17. A Coisa disse:

    O Estado brasileiro é lacio!

  18. A Coisa disse:

    O Estado brasileiro é lacio! A criança foi tratada como cidadã e teve seu direito a vida resguardado conforme a constituição e o estatuto da criança e do adolescente. Se o presidente Lula tem que procurar um Teologo pra poder opinar sobre a questão, isso segundo o Arcebismo excomogologo de plantão, esse por sua vez deveria consultar um especialista em direitos humanos.

  19. VERGONHA DE MIM disse:

    Desse jeito ela foi estuprada 2 vezes….
    Pelo criminoso e pela Igreja.

  20. conterrâneo disse:

    Caros,
    não vamos julgar o arcebispo, o médico, tampouco as vítimas da situação. O religioso falou, conforme “as regras da igreja”, a qual ele pertence. O médico e a justiça, fizeram o que lhes cabiam, o que foi muito bem feito. O errado de toda a história, é o padrasto, mas pergunto: ele merece ou não o perdão? Muito questionável, pois existe uma passagem na bíblia que diz que quando uma parte nossa não serve, deveremos eliminá-la. Isso em outras palavras.

  21. Helton disse:

    Em primeiro lugar não temos como medir a dor da criança e sua família. Só Deus pode dar o consolo. O ideal é que o estupro jamais tivesse acontecido!
    Agora há uma confusão em torno dos direitos da Igreja. Qualquer instituição religiosa é livre, num Estado Laico, de expressar sua crença. Quem não concorda é livre para mudar de religião ou não crer em religião nenhuma.
    O Estado, sendo laico, por sua vez é livre para agir dentro de suas leis.
    A excomunhão é ato da Igreja cujos efeitos se dão somente dentro da Igreja.
    Dentro de seu âmbito o Arcebispo está livre para agir de acordo com as normas eclesiásticas.
    Não sou defensor de arbitrariedades, mas acho que o Governo não tem que dizer o que a Igreja deve fazer.
    Sou católico e não queria jamais ter que decidir de alguma forma uma situação destas, mas existe no cristianismo uma visão do sofrimento, da “cruz”, não procurada mas aceita, que temos, aqui me incluo, dificuldade de compreender nos dias de hoje.

  22. cristina aquila disse:

    o q ele fez foi o q maquiavel faria: os fins justificam os meios!!! ou seja, para aparecer e divulgar a campanha da igreja contra o aborto, ele se ridicularizou numa situação totalmente imprópria. agora o bom era que ele levasse a criança pra dentro do quarto dele e cuidasse dela até depois de parir, inclusive fizesse o parto dela e visse todo o martírio que ela ia sofrer. e depois se ela morresse ou ficasse sequelada ele sentisse na pele a sua culpa. sim, e mais uma coisa, nenhuma hora ele iria ter auxílio médico… q ele se virasse!!!!

  23. Eles são assim mesmo disse:

    A excomunhão não muda nada na vida de ninguém, é um risco n’água. Senão vejamos: até Odair José (aquele cantor do “Pare de Tomar as Pílulas”)já foi excomungado, conforme afirmou recentemente no programa do Jô. Infelizmente, a igreja católica, na qual fui batizado e batizei os meus filhos, parece não sair da idade média. É celibato para os Padres que não podem casar, mas podem ser pedófilos e homossexuais (casos estes sempre acobertados pela igreja); é contra o aborto até em anencéfalos (admitido pelo STF) e como no caso absurdo aqui discutido(consentido pelo Código Penal)é contra até as mulheres casadas tomar anticoncepcionais e usar a camisinha para previnir filhos e doenças sexuais. Só falta mesmo, e parece que está em discussão, voltar a realizar a missa em latim, para perder os fiéis que ainda lhe restam.

  24. Professorinha disse:

    A missa em latim não falta mais… Só falta generalizar!!! Um padre em Natal já está celebrando missa em latim, e de costas para os fiéis!! A Tv Cabugi mostrou uma reportagem à respeito. Absurdo!! O que tá faltando mesmo, é a fogueira para queimar as bruxas!!!Vou logo pegar minha vassoura e sair voando por aí!!!! rsrsrs…Honorável hora que me desliguei de tudo o que refere-se à religião e a esse ser invisível chamado Deus!

  25. ze lisboa disse:

    Esse caba tá envergonhando dom helder, que de lá do ceu deve ta dizendo…Meus Deus, olhe so o troço que colocaste em meu lugar…… olinda e recife merecem coisa melhor

  26. Camilo de Lelis disse:

    Caro Xerife e demais leitores. É importante fazer alguns esclarecimentos acerca do acontecido em Pernambuco. Primeiro: Deus é amor e, mais que qualquer pessoa, deseja a felicidade plena de seus filhos.
    Segundo: o Catecismo da Igreja Católica, que MUITOS DESCONHECEM, diz que o pecado do ABORTO, quando voluntariamente consentido e praticado, incorre em EXCOMUNHÃO LAETAE SENTENTIAE, o que quer dizer que a pena é automática, independentemente do pronunciamento do Bispo.
    Terceiro: Para a Igreja Católica, e para todos os CATÓLICOS, permanece ABSOLUTAMENTE válido o mandamento divino “NÃO MATARÁS”.
    Quarto: O que o Bispo de Recife fez foi apenas confirmar o que já tinha ocorrido automaticamente.
    Diante dessas considerações e dos comentários dos leitores, quero dizer que Deus é misericórdia e certamente perdoará os assassinos e o estuprador, caso se arrependam verdadeiramente de seus crimes e trilhem um caminho baseado no AMOR e repeito à vida. Não podemos admitir, jamais e sob qualquer hipótese, o assassínio de crianças inocentes que não tiveram nem o direito de se defender.
    Assim como os médicos supuseram que a menina de 9 anos poderia morrer, caso levasse a termo a gravidez, eu também posso supor e perguntar: será que Deus -que de todo mal tira um bem maior – não teria traçado um plano de AMOR para as vítimas desta chacina, inclusive para a mãe da criança? Nós, seres humanos mortais, que não enxergamos um palmo à nossa frente, estamos querendo fazer o papel de Deus, e cremos piamente que temos o poder e o direito de tirar a vida das pessoas segundo as nossas “teorias” e suposições. ABORTO é eufemismo para ASSASSINATO DE INOCENTES. Não nos enganemos, a Igreja sempre será fiel ao mandamento de Deus e quer que os seus filhos também o sejam. Não se trata de um moralismo arcaico e ultrapassado. A vida será sempre uma bandeira defendida pela Igreja e pelos verdadeiros católicos, pois Jesus já nos disse que “estreita é a porta que leva à salvação e larga a que leva à perdição”.

  27. Zé Ninguém disse:

    CAMILO DE LELIS, pelo visto o sr e aquele arcebispo TOMARAM A PORTA MAIS LARGA…. A DA IGNORÂNCIA, DA MALDADE, DA TORTURA DAS CRIANÇAS (MÃE-MENINA E A QUE NAO VAI NASCER), DA CEGUEIRA, DO ATRASO (A MISSA MUDOU DO LATIM PRA LÍNGUA PÁTRIA… ENTÃO REVISE SEUS CONCEITOS)….

    DEUS (AQUELE NO QUAL VC AINDA ACRDITA – SERÁ QUE ACREDITA?) TENHA PENA DE VOCÊS DOIS…..

  28. Camilo de Lelis disse:

    De fato, ignoro muitas coisas. Como escreveu Shakespeare, “há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia”. Contudo, MALDADE é matar duas crianças a sangue-frio sem lhes dar, ao menos uma justificativa decente. Quem já teve o desprazer de assistir algum vídeo sobre aborto, percebe a TORTURA a que são submetidos os fetos. É provável que eu seja CEGO, pois não consigo enxergar nehuma legalidade nesta prática brutal que, graças ao egoísmo que cresce a cada dia, está se tornando banal. Certamente posso ser taxado de ATRASADO se com essa palavra designar-se alguém que orienta sua vida por textos escritos há mais de 2000 anos. Mas a verdade é que eu sou ALGUÉM que não foi abortado, que pôde experimentar a grande alegria de viver e de conhecer o DEUS VIVO que é amor.

  29. luana disse:

    sou sempre a favor da vida duas crianças inocentes tinham o direito de sobreviver sou catolica e soua favor da vida concordo com o acerbispo

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Terça, 17 de Outubro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031