Presidente da Assembleia e deputados debatem abastecimento de água em Macau

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), ao lado dos deputados Hermano Morais (PMDB), Fernando Mineiro (PT) e Souza (PHS), recebeu uma comissão de moradores e três vereadores de Macau para tratar do desabastecimento de água potável na cidade. Na oportunidade Ezequiel Ferreira liderou a proposição de uma reunião com o governador Robinson Faria para a tomada de providências quanto a fiscalização no leito do rio Piranhas/Assú, perfuração de poços nas comunidade rurais e prioridade na obtenção de recursos para a adutora Afonso Bezerra/Macau.

Todos são pleitos da comunidade, segundo Ezequiel Ferreira, já encaminhados por ele mesmo, por solicitação do vice-prefeito Rodrigo Aladim, e, também solicitados por diversos deputados devido a necessidade da normalização do fornecimento de água em Macau. “Estamos no 6º ano seguido de seca. Muitas reuniões foram realizadas. É necessária ação e solução”, disse Ezequiel Ferreira, salientando o agendamento do encontro com o governador, secretários de Estado ligados ao tema e mais o presidente da Caern, para ainda esta semana ou início da próxima.

O deputado Fernando Mineiro conclamou os deputados estaduais, vereadores de Macau, prefeito e vice-prefeito da cidade, bancada federal e o governo do Estado para unir forçar e destravar a adutora Afonso Bezerra/Macau. “Somente com a liberação de recursos federais será possível fazer esta obra”, disse o deputado.

Hermano Morais apresentou a possibilidade de aproveitamento das águas dessalinizadas de Guamaré para Macau. “O prefeito de Guamaré, Hélio Willamy, vem ultimando a instalação de dessalinizadores na cidade e parte deste aquífero poderia servir à comunidade de Macau”, disse Hermano Morais.

Já o deputado Souza apresentou o temor do sistema de abastecimento de água potável entrar em colapso em breve diante da escassez de água na barragem Armando Ribeiro Gonçalves. “Sem chuvas para recompor o aquífero. Urge a tomada de medidas que equacionem a demanda por água”, salientou o depurado Souza.

Os vereadores Ítalo Mendonça, Cláudio Jia e Kekel lideraram a comissão de moradores e refizeram o relato e demanda dos munícipes. “Estivemos na Assembleia Legislativa para cobrar apoio político para nossos pleitos. É preciso que a ANA fiscalize o leito do rio que está sendo usado para irrigação através dos barramentos quando a prioridade é para consumo humano”, disse Cláudio Jia. Por sua vez o vereador Kekel disse ser preciso perfurar poços nas área rurais para abastecer as comunidade e onde não for possível levar carro pipa. Ítalo Mendonça reforçou a necessidade de união política para destravar a adutora Afonso Bezerra/Macau. “Estive lá em Brasília. O projeto está pronto. Tem recursos, mas falta força política para a liberação”, explicou o vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias